Eduarda Guedes

16 de julho de 2021

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Como aumentar minhas vendas com pouco investimento?

7 min de leitura

Aumentar as vendas é algo que todos os empreendedores buscam, mas indiferente de orçamento, sempre existe uma forma bastante rentável e que exige pouco investimento para aumentar suas vendas. 

Se você se interessou pelo assunto, leia o artigo até o final e conheça as melhores dicas para você aumentar as vendas e alcançar mais públicos

Posso aumentar minhas vendas mesmo com um investimento pequeno?

Sim, pode, mas inicialmente você deve avaliar pontos como atendimento, pós venda, solução de conflitos com o cliente e o processo de soluções dentro da sua empresa. Muitas vezes apenas revisando os detalhes desses processos você pode alcançar novos números de vendas. 

Além disso, independentemente das razões, pode ser um desafio ampliar seu faturamento, mantendo seus investimentos em marketing e publicidade sob controle. Por isso, selecionamos 7 maneiras de impulsionar as vendas de lojas virtuais, mesmo que você trabalhe com um orçamento apertado.

1) Crie um relacionamento com seus clientes atuais

Criar um bom relacionamento com o cliente pode ser o segredo não apenas de aumentar a vendas, mas também de permanecer com elas em alta, pois um cliente satisfeito indica o serviço. 

Encarar o processo de compra com os olhos do cliente pode ser o pontapé inicial para o sucesso, então seja empático com ele e foque em trazer a solução para o problema apresentado e não apenas efetivar a venda. 

2) Crie kits de produtos

Com toda certeza você já viu aquelas lojas que produzem kits de produtos, geralmente correlacionados, por exemplo, xampu, condicionador e finalizador da mesma linha. Esse é um método simples de aumentar o número de vendas com pouco investimento

Em casos como esses você já tem os produtos disponíveis e basicamente precisa juntá-los e ao invés de comercializar com o valor de 3 produtos distintos, dar um desconto para quem comprar o kit completo. 

Isso ajuda não apenas no número de vendas, pois o comprador pode se sentir mais confortável e adquirir mais de um kit, mas também no aumento do ticket médio da venda. Desta forma você pode vender mais e com um investimento bem pequeno em uma única venda. 

3) Faça ofertas relâmpago e por tempo limitado

Sabe aquele pop up que aparece no meio da sua tela nas lojas virtuais avisando que este é o melhor valor deste produto, ou que aquele produto está pela metade do preço, e a promoção vai terminar em 2 horas? Essas são as notificações de ofertas, aparecem para o cliente incentivando ele a fechar um bom negócio, enfatizando que esta promoção é por tempo limitado. 

Essa grande estratégia é uma das favoritas quando falamos em vender mais com um orçamento modesto, pois assim, você vai conseguir escoar boa parte do seu estoque, muitas vezes imediatamente, porque se for um produto que o cliente está buscando, ele não irá perder a oportunidade. 

Você também pode fazer uma pesquisa dos produtos mais comprados no último mês e fazer um dia da semana maluco para cada departamento da sua loja. Considerando sempre a necessidade do seu cliente. 

4) Use as redes sociais

Que as redes sociais são um grande canal de divulgação, nós não duvidamos, mas divulgar essas promoções dentro delas e ainda colocar em destaque palavras como: estoque limitado, enquanto durar os estoques, promoção válida apenas para essa semana, etc., podem fazer seu consumidor tomar a decisão de compra mais rápido. 

As mídias sociais vão ajudar muito a aumentar suas vendas, devido ter diferentes pessoas presentes nelas, pessoas que podem indicar o seu trabalho e trazer outras pessoas para mais perto da sua loja. 

5) Ofereça recompensas

Oferecer recompensas para os seus clientes, não exige muito investimento e você pode conquistar muitas vendas e aumentar bem seu ticket médio. Vender mais com pouco investimento é uma forma saudável de arrecadar novos seguidores. 

As recompensas podem funcionar no sistema “compre 2 e leve 3” ou na compra de determinado valor o seu cliente ganha um brinde exclusivo da loja. Isso ajuda muito na divulgação da sua marca, no aumento das vendas e no número de indicações. 

6) Distribua amostras grátis para os seus clientes

Amostras grátis são uma excelente isca para que seus clientes voltem a comprar com você, ainda mais quando falamos de produtos exclusivos. O orçamento menor não será severamente impactado se você dispor de algumas pequenas quantidades. 

Por isso, não pense que o cliente precisa primeiro gastar muito para depois receber um pequeno mimo, foque no fato dele ter optado pela sua loja ao invés da concorrência, e assim, você o presenteá apenas por realizar uma compra. 

7) Reveja seu plano de negócio

O plano de negócios é fundamental para realizar um trabalho completo na sua loja ou no lançamento de um novo produto. Por isso, separamos aqui uma lista de 5 elementos para você verificar no seu plano de negócios e caso necessário, mude!

a) Resumo Executivo

Dar uma atenção especial para o resumo pode fazer mudanças, pois será com ele que o leitor entenderá a sua intenção de mercado e a proposta que está oferecendo. 

b) Descrição de Negócio

A descrição de negócio é tão importante quanto o resumo executivo, nela terá detalhes financeiros da sua loja, missão, visão, valores, desenvolvimento, objetivos a longo prazo, capacidade de produção, faturamento, entre outras coisas que podem impactar no dia a dia da empresa. 

c) Análise de Mercado

Fazer uma análise bem detalhada do mercado que você pretende entrar é muito importante para você saber como conquistar o seu público. Saber como despertar o interesse, curiosidade e em primeiro lugar ser competitivo dentro do seu nicho pode significar boa parte das suas vendas. 

d) Ter uma visão competitiva

Saber os pontos fortes e os pontos fracos do seu concorrente é uma forma de construir essa visão competitiva. Desta forma você saberá como agir dentro da sua área de escolha. Por exemplo, se você busca abrir uma loja virtual de roupas, tentará saber quais são os valores, modelos e cores de produtos que as demais lojas de roupas da sua cidade trabalham, para assim, trazer novidades, melhor qualidade e preços competitivos. 

e) Análise de Metas e Objetivos

Saber estipular metas e objetivos realistas deve fazer parte do seu plano de negócios, principalmente se falamos no aumento de vendas com pouco investimento. Metas e objetivos realistas são vistos como combustíveis para equipe e para você como empreendedor, então, trabalhe com a realidade. 

Todos esses elementos são relevantes quando pensamos em executar um plano de negócios, e para torná-lo realidade você deve ir passo a passo para que ele tenha sucesso, investir pouco não quer dizer ter baixa qualidade, por isso, vender mais com menos é possível. 

Conclusão

Um orçamento restrito não deve ser encarado como um problema, e sim como um desafio para encontrar novas soluções eficazes para o seu negócio. Vender mais com pouco dinheiro para investir em marketing é algo comum para empreendedores iniciantes ou de pequeno porte, ou para aquelas que estão com orçamento apertado.

Não pense que para vender mais você precisa investir milhões em propaganda e em formas de conquistar seu cliente, basta seguir essas dicas que com certeza você vai aumentar seu ticket médio e o número de vendas também.

Sinta-se seguro nas estratégias que escolher e pense que, caso algo não saia como planejado, verificar cada um dos estágios do processo pode ser a solução mais rápida.

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