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Como montar uma loja virtual de moda feminina

11 de dezembro de 2022

16 min

Neste artigo

Se você está pensando em montar uma loja virtual de moda feminina, saiba que está apostando em um mercado lucrativo e em constante crescimento.

O mercado de moda sempre foi um segmento bastante explorado pelos empreendedores por conta da facilidade de compra e revenda das mercadorias e da ampla aderência por parte dos consumidores, especialmente pelo público feminino.

Embora tenha havido um tempo em que as pessoas temiam comprar roupas online por medo das peças não servirem e de não conseguirem trocá-las, hoje o cenário mudou. Isso porque no período da pandemia da Covid-19 esse conceito foi desconstruído.

O receio diminuiu e o consumo online aumentou. De acordo com a pesquisa “Me Envia”, realizada pela plataforma Melhor Envio, o maior número de produtos vendidos entre janeiro e novembro de 2020 foi do segmento de moda, totalizando 1,8 milhão de itens.

Além disso, segundo o índice MCC-ENET, considerando apenas o desempenho das pequenas e médias empresas, apenas em janeiro de 2022, o setor de moda movimentou cerca de R$ 63,7 milhões. Com esses dados, é impossível ter alguma dúvida quanto à possibilidade de crescimento e rentabilidade deste nicho.

Todavia, existe o outro lado da moeda. Por ser uma área complexa e a concorrência ser extremamente acirrada, você precisará ter um conhecimento amplo sobre as tendências de moda, tipos de tecidos, caimentos, combinação de peças, composição de looks completos, produção, venda, logística, marketing digital e, acima de tudo, sobre o seu público-alvo.

De fato, é muita coisa para se inteirar e, por isso, algumas pessoas acabam desistindo de investir no segmento de moda. Mas estamos aqui para simplificar a sua trajetória empreendedora e ajudá-lo a dar o pontapé inicial na criação da sua loja virtual de roupas.

Depois desta leitura, você saberá exatamente o que fazer para montar uma loja virtual de moda feminina que atrai clientes e converte vendas.

Passo a passo para montar sua loja virtual de moda feminina

Sabemos que vender online não é tão simples quanto parece. Você precisa planejar muito bem o seu negócio antes de começar a vender.

É verdade que vender pela internet tem suas facilidades, mas a escolha dos produtos, os métodos de pagamento, as formas de entrega, a personalização do layout e as estratégias de divulgação são coisas que só você pode resolver.

Caso contrário, você correrá o risco de ter que arcar com gastos desnecessários e se perder em meio a uma infinidade de tarefas pendentes. Até porque, a partir do momento em que sua loja estiver ativa, o trabalho terá de ser dobrado. O acúmulo de responsabilidades só prejudicará o seu dia a dia e impactará diretamente as vendas.

Pensando nisso, criamos um passo a passo para você montar uma loja virtual de moda feminina.

1. Defina um nicho

Você sabia que 60% das lojas virtuais que abrem no Brasil fecham em menos de 1 ano? Um dos principais motivos pelo qual isso acontece é a falta de foco.

Quem quer oferecer muitas opções de uma só vez, principalmente no início, acaba gastando muito e vendendo pouco. Por isso, é muito importante ter um objetivo definido e dedicar-se apenas a ele até conseguir um bom resultado.

Depois que tiver uma quantidade considerável de visitantes e clientes e um fluxo estável de vendas, você pode cogitar aumentar a sua cartela de produtos. De preferência, com itens que complementam os que já são vendidos na sua loja virtual de moda feminina.

Como existem muitos nichos atualmente, um bom estudo de mercado o ajudará a escolher a melhor alternativa para você. No entanto, os que estão mais em alta são: genderless (sem gênero), athleisure (peças confortáveis ou de perfomance + modelos sofisiticados), quiet luxury (peças clássicas, sofisticadas e atemporais), streetwear, ecológica ou sustentável, fitness, brechó, plus size, lingeries, praia e evangélica.

2. Acompanhe as tendência de moda

Acompanhar as tendências de moda é fundamental para quem tem uma loja virtual de roupas. Afinal, que mulher gosta de andar fora da moda?

Se não oferecer ao menos algumas alternativas, as chances de você conseguir atingir o seu público-alvo e vender mais serão bem menores.

Nos últimos meses, marcas consagradas, como Versace, Balmain, Balenciaga e Dior, fizeram desfiles para apresentar a sua nova coleção. Eles deram muito o que falar no mundo inteiro. Isso porque foram feitas inúmeras propostas diferentes, que vão desde composições todas pretas e discretas até as mais extravagantes. Acredite se quiser, mas algumas delas até brilhavam no escuro de tão reluzentes.

É claro que nem toda novidade se aplicará ao seu negócio, mas a ideia é se inspirar no que está em alta (desde que faça sentido para você) para criar produtos e conteúdos originais para os seus clientes. Assim, você não terá uma lojinha démodé (fora de moda e sem graça).

3. Conheça bem o seu público-alvo

Cada nicho de moda tem uma tribo. Ou seja, clientes específicos. O mais bacana de trabalhar nesse segmento é que os consumidores jamais serão iguais. Cada um tem um gosto, uma preferência.

Por isso, você precisa conhecê-los muito bem para entender quais produtos vender e como vendê-los.

Portanto, é indispensável a criação de uma persona. O perfil do seu cliente ideal, para quem toda a sua abordagem comunicacional será direcionada.

4. Formalize o seu negócio

Há quem diga que a formalização de uma empresa é mera burocracia. Porém, para que o seu negócio opere com mais segurança, você precisa registrá-lo e estar em dia com as suas obrigações legais.

Ainda que seja mais prático se manter na informalidade, ela limita o seu crescimento em longo prazo e a confiança que clientes, parceiros e fornecedores depositam em você. Se já é difícil conquistar clientes vendendo dentro trâmites legais, imagine fora deles. Ainda mais no ambiente virtual onde as pessoas estão constantemente sujeitas a fraudes.

Se não tiver capital suficiente e pretende abrir uma loja virtual de moda feminina sozinho, você pode abrir um MEI (Microempreendedor Individual). Um tipo de empresa simples que facilita a vida de quem trabalha por conta. Com ele, você pode, por exemplo, emitir notas fiscais e usufruir dos benefícios da Previdência Social.

5. Construa uma marca memorável

Marcas como Amaro e Chilli Beans não fazem tanto sucesso com o público por acaso. Embora apresentem propostas e formas de se comunicar complementamente distintas, elas criaram uma linguagem única para dialogar com os clientes. Sem contar na identidade visual impecável de cada uma delas!

Hoje, pode-se dizer que as duas são love brands, isto é, marcas que rompem as barreiras da relação tradicional entre empresa-cliente, uma vez que elas se importam de verdade com quem consome seus produtos e transmitem seus valores a cada contato. Aliás, mais do que clientes, estas marcas têm fãs que as defendem, se necessário, e promovem os seus produtos sempre que podem.

Assim, se quer que a sua marca fique na boca do povo (de forma positiva, é claro!) e conquiste o coração dos clientes, você precisa definir muito bem os objetivos da sua empresa, criar um nome fácil de memorizar e identificar, elaborar uma identidade visual marcante, desenvolver uma estratégia de comunicação certeira e se certificar de cumprir o que prometeu no início.

Não é raro ver empresas que se dizem “sustentáveis”, por exemplo, e não implementar processos, produtos e ações que sustentem esse posicionamento. Lembre-se de que ações valem mais que palavras e os clientes não se deixam enganar facilmente. Ou, pelo menos, não por muito tempo. Eles vão embora e levam a sua credibilidade com eles.

6. Invista em produtos perpétuos

Um erro muito comum de quem abre uma loja virtual de moda feminina é ir com muita sede ao pote e apostar em uma grande variedade de produtos e coleções logo no início.

O lançamento de coleções de roupas é uma prática que, de fato, funciona, mas para as empresas que já estão consolidadas no mercado.

Quem está começando agora, e está no processo de atração de clientes, precisa investir em produtos perpétuos e em menor diversidade. Ou seja, itens que não sairão de linha e que sejam mais fáceis de repor em pouco tempo, como peças e acessórios básicos.

7. Encontre os fornecedores certos

A escolha dos fornecedores certos ditará se você terá ou não problemas no futuro. Além do mercado da moda exigir uma certa agilidade, os clientes fazem compras online em busca de rapidez e praticidade. Eles não querem esperar os produtos serem produzidos ou o estoque ser reabastecido em cima da hora.

Dessa forma, faça uma pesquisa caprichada para garantir que tudo ocorra conforme o planejado! Compare preços, prazos de entrega, qualidade das peças e, principalmente, a reputação de cada um deles.

8. Escolha uma plataforma de e-commerce

A escolha da plataforma de e-commerce é um dos momentos mais esperados, já que é a hora de tirar o planejamento do papel e colocar as mãos na massa. E, convenhamos, depois de ter percorrido uma longa fase de esquematização é reconfortante saber que o projeto finalmente tomará forma.

Entretanto, é nesta ocasião que você deve conter um pouco a ansiedade e fazer uma análise apurada das opções disponíveis.

Faça-se as seguintes perguntas: A minha plataforma é fácil de mexer? Terei à minha disposição todos os aplicativos e recursos necessários para montar e gerenciar minha loja do jeito que eu quero? A minha loja será responsiva? A plataforma oferece suporte técnico ou otimização para SEO?

Desse jeito, você terá a garantia de que não terá problemas técnicos que prejudiquem a experiência dos seus clientes e, consequentemente, o crescimento do seu negócio.

9. Personalize o layout com a cara da sua marca

Lembra-se das love brands? Parte do sucesso delas se dá por conta da marca forte que construíram com a ajuda da identidade visual.

Então, para que seus clientes se sintam atraídos para entrar na sua loja e não se esqueçam da sua marca, você precisa criar um layout atrativo.

Sabe aquele conceito que você pensou na hora de desenvolver o logotipo e os valores da sua marca? Chegou a hora de aplicá-los na sua loja. Insira cores, fontes, elementos e banners que ornem entre si e sejam capazes de envolver os clientes, de modo que eles se sintam confortáveis para olhar outras páginas além da inicial e, até mesmo, desejo de adquirir os seus produtos.

10. Cadastre os seus produtos

No ambiente digital, diferente de uma loja física, os clientes não conseguem sentir a textura e a maciez do tecido, muito menos experimentar as roupas.

É por isso que você precisa cadastrar os produtos corretamente, com descrições, fotos e vídeos que ajudem os visitantes a conhecer todos os detalhes sobre as peças. Só assim eles se sentirão mais seguros para adquiri-los.

Descrições dos produtos

Se quer convencer os seus clientes a comprar os seus produtos, você não pode simplesmente copiar e colar as informações compartilhadas pelos fornecedores. Seja criativo e construa uma narrativa por trás de cada item.

Uma boa descrição de produtos, precisa ter um apelo comercial (sutil), uma abordagem atraente, o tipo de tecido e textura de cada peça, uma tabela de medidas e uma chamada para ação (CTA) para fechar negócio.

Além disso, é importante ter as palavras-chave certas para que os seus produtos sejam encontrados pelos mecanismos de busca (Google). Quanto mais riqueza e precisão de detalhes, maiores serão as chances dos clientes encontrarem a sua loja virtual.

Veja só o exemplo abaixo:

Fotos e vídeos

Fotos e vídeos fazem toda a diferença em uma loja virtual de moda feminina. Afinal, uma imagem vale mais que mil palavras. E uma sequência de imagens com movimento e som ambiente, mais ainda. Então, ambas precisam ter um bom enquadramento, iluminação e edição.

Querendo ou não, esses são os parâmetros que seus clientes utilizarão para saber como as peças ficam no corpo deles.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a necessidade de fotografar e gravar pessoas reais, com corpos reais. No Brasil, existe uma infinidade de biotipos, bem diferentes daqueles que costumamos ver em algumas revistas de moda mais tradicionais. Logo, é importante fazer com que seus clientes se sintam representados.

Confira a imagem a seguir e veja como a Hope leva a sério todas essas questões.

11. Disponibilize um provador virtual

O provador virtual é um ótimo conversor de vendas e diferencial competitivo para a sua loja virtual. Isso porque ele utiliza inteligência artificial para ajudar os clientes a entender o tamanho ideal de uma peça de acordo com as informações disponibilizadas, como idade, altura, peso e formato do corpo.

Uma das maiores dores de quem compra online é nunca saber o tamanho exato das roupas porque elas variam de acordo com o fabricante, modelo ou tecido.

Logo, se você tiver uma ferramenta como essa na sua loja virtual, você não apenas melhorará a experiência dos seus clientes, como também diminuirá a quantidade de trocas dos produtos vendidos.

12. Ofereça diferentes opções de pagamento

A falta de meios de pagamento afeta a conversão, pois os clientes abandonam o carrinho de compras se não encontrarem a opção de sua preferência.

No Brasil, os consumidores utilizam muito o cartão de crédito, o boleto e o Pix, uma vez que essas modalidades são práticas e facilitam a vida de quem as utiliza.

Por esse motivo, você precisa oferecer diferentes opções de pagamento. No entanto, leve em conta as preferências, as dores e as necessidades da sua Persona neste momento. Não é porque algumas pessoas gostam de pagar com boleto, por exemplo, que você deve implementar esse método na sua loja virtual. As melhores condições de pagamento devem ser aquelas que atendem especificamente o público que você atende.

13. Selecione mais de um meio de envio

O frete representa uma dor enorme para quem compra e quem vende online. Por um lado, o consumidor não quer pagar caro para receber o produto. Por outro, o lojista não tem como arcar com todos os custos para que esse produto chegue até a casa do consumidor, ainda mais se o valor da compra não compensar os esforços de produção e logística.

Dessa maneira, na tentativa de encontrar uma solução que atenda a todas as partes, tanto a sua quanto a dos seus clientes, você precisa oferecer mais de um meio de envio. Transportadoras, Correios, Retiradas na Loja são uma ótima opção.

Você também pode criar promoções imperdíveis, como cupons de desconto e frete grátis para compras acima de um determinado valor, em situações específicas, para agradar os clientes ou incentivá-los a comprar na sua loja virtual.

Logística reversa

Segundo a Lei do E-commerce, os consumidores têm direito de devolver os produtos adquiridos em até sete dias após o recebimento. É por isso que existem as políticas de troca.

Em se tratando de um site de roupas, é normal que as pessoas comprem por engano peças que não sirvam e queiram trocar. Porém, algumas empresas complicam demais esse processo e acabam perdendo clientes.

Portanto, para não correr o mesmo risco, você deve simplificar a vida dos seus clientes. Existe um método de troca simples e prático chamado logística reversa. Por meio dele, o consumidor envia o produto de volta para a sua loja e recebe um novo.

Por mais que você tenha que arcar com mais esse custo, essa facilidade pode render uma bela fidelização.

14. Defina os seus canais de atendimento

Os canais de atendimento são fundamentais para tirar dúvidas e solucionar os problemas dos seus clientes. Assim, não se esqueça de informar na sua loja virtual quais deles você utiliza para se comunicar com eles.

Como, normalmente, mais de um canal é utilizado, você pode utilizar uma ferramenta que integra todos eles. Dessa forma, não será necessário abrir inúmeras abas ou aplicativos para respondê-los. 

No JivoChat, por exemplo, é possível responder mensagens do chat da sua loja virtual, do WhatsApp e do Instagram em tempo real e, ainda, organizar as conversas por status. É uma mão na roda, quem usa adora e a versão básica é totalmente gratuita!

15. Explore as redes sociais: Instagram, Facebook e WhatsApp

As redes sociais mais utilizadas por quem tem uma loja de moda feminina são, sem dúvidas, Instagram, Facebook e WhatsApp.

Os recursos que essas ferramentas oferecem, como Stories, Lives e Listas de Transmissão, ajudam muito na hora apresentar os produtos e manter um bom relacionamento com os clientes.

Mas é preciso utilizá-las com sabedoria. É quase impossível vender nesses canais se você não mantiver um bom relacionamento com os seus seguidores e postar conteúdos de valor.

16. Impulsione os anúncios certos

O crescimento orgânico, isto é, o aumento da visibilidade e das vendas no dia a dia, sem pagar nada por isso, é o sonho de todo lojista. Mas para quem está começando agora e precisa atrair visitantes para sua loja virtual, é crucial investir em tráfego pago.

De forma bem simples, primeiro, você escolhe onde quer anunciar (Google Ads, Instagram e Facebook Ads e Pinterest Ads são excelentes sites de anúncios). Depois, seleciona o objetivo, que nesse caso é atrair visitantes. E, por fim, segmenta o público que receberá esses anúncios com base nos interesses e informações demográficas.

Vale enfatizar que o preço do anúncio dependerá muito da plataforma que você escolher, mas, via de regra, ele contempla o Custo por Clique (CPC) e o Custo por Mil Impressões (CPM). No primeiro, o valor é cobrado a partir do número de cliques, enquanto o segundo é cobrado a partir do número de vezes que o anúncio foi exibido.

Com isso, você tem uma estimativa do valor que pode gastar e consegue limitar o tempo que a campanha ficará disponível.

Uma dica para que você não saia no prejuízo é anunciar os produtos perpétuos. Assim, quando os anúncios começarem a produzir resultados, os visitantes poderão adquirir instantaneamente os itens de que gostaram na sua loja virtual.

Pronto para montar uma loja virtual de moda feminina?

Como pôde perceber ao longo deste conteúdo, o segredo para montar uma loja virtual de moda feminina de sucesso depende da forma que cada etapa é executada.

Por esse motivo, você precisa dedicar um bom tempo para planejar cada detalhe de como o seu negócio funcionará. Nada de fazer as coisas correndo para começar a vender mais depressa, combinado? Nessa hora, cuidado é sinônimo de assertividade!

Se você está em dúvida entre qual plataforma de e-commerce escolher para montar uma loja virtual de moda feminina, que tal testar a Webstore por 10 dias grátis? Crie sua loja e conte com os recursos e aplicativos certos para vender mais.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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