Novo artigo na Webstore, confira!

Blog geral Marketing e vendas

Promoções imperdíveis: a estratégia de ouro para vender mais na Black Friday

8 de outubro de 2022

10 min

Neste artigo

A Black Friday é, sem dúvida, um dos dias mais importantes do ano para o comércio. Muitos negócios se preparam praticamente o ano inteiro para que tudo ocorra conforme o esperado nesta data.

Engana-se quem pensa que todo planejamento e esforço despendidos não são recompensados. Segundo um relatório apresentado pela All In e pela Social Miner, apenas com as vendas dos dias 25 e 26 de novembro, a Black Friday 2021 gerou um faturamento de R$5,41 bilhões.

No entanto, mesmo com o resultado positivo do ano anterior e as projeções otimistas para 2022, alguns lojistas estão com receio de não conseguir vender ou de não lucrar o suficiente se oferecerem muitos descontos, o que é justamente o atrativo do evento.

Pensando nisso, separamos algumas sugestões de promoções imperdíveis para aumentar as vendas da sua loja virtual na Black Friday 2022.

As promoções imperdíveis que mais atraem os consumidores

Quem não gosta de uma boa promoção? Especialmente na Black Friday, evento em que os clientes aguardam ansiosamente para encontrar promoções imperdíveis e ter a chance de adquirir os produtos que sempre quiseram.

Como existem muitas opções, listamos as principais para você implementar na sua loja virtual. Veja só!

Desconto progressivo

O desconto progressivo é uma ótima forma de fazer cross selling (venda cruzada) para atrair mais clientes e aumentar o ticket médio da sua loja virtual. Basicamente, você vai oferecer produtos complementares ao que o cliente escolheu e oferecer descontos maiores à medida que ele inclui mais itens no carrinho de compras. Dessa forma, ele adquire mais produtos por um preço mais baixo.

No entanto, é preciso ter cuidado com esse tipo de desconto. Os produtos oferecidos precisam fazer sentido para o cliente e melhorar a experiência de compra dele. Se ele tivesse selecionado um celular, por exemplo, as sugestões mais viáveis seriam fones de ouvido, cases e carregadores portáteis.

Desconto por categoria

É a oportunidade perfeita para agradar os clientes que compram com frequência produtos de uma determinada categoria e de dar visibilidade para aquela que tem pouca movimentação na sua loja virtual.

Desconto por produto

Sabe aquele produto que você tem uma certa dificuldade em vender? Este tipo de desconto pode ajudar. Aplique um percentual de desconto sobre o produto, que não comprometa sua margem de lucro, e o divulgue ao seu público-alvo.

Desconto na loja toda

É uma ótima ideia para quando você quiser trocar a coleção de uma linha de produtos ou renovar o seu estoque.

Desconto no frete

O preço do frete é vital para fechar negócio. Muitos clientes abandonam o carrinho justamente por conta disso. Assim, é importante criar descontos que facilitem a jornada de compra deles e os estimulem a comprar na sua loja.

Tipos de descontos no frete

  • Frete grátis a partir de X reais: você provavelmente já deve ter visto alguma loja virtual com a promoção “Frete Grátis nas compras a partir de R$ 100,00” ou algo bem próximo a isso. Esse tipo de ação é muito válido, uma vez que incentiva os clientes a comprarem mais produtos da sua loja para atingir o valor mínimo para o frete grátis.
  • Frete grátis por região: dependendo do método e do custo de envio dos seus produtos, você pode criar uma política de frete grátis para regiões específicas. É uma promoção simples e válida para aplicar na sua loja virtual.
  • Frete grátis por valor + região: com base na região dos seus clientes mais fiéis, é possível oferecer frete grátis se eles gastarem um determinado valor. Por exemplo: Frete grátis nas compras a partir de R$ 100,00 para quem mora em São Paulo e R$ 200,00 para quem mora na Bahia.
  • Frete grátis para a loja toda: poucas lojas utilizam esse tipo de promoção porque nem todo mundo tem uma boa margem de lucro para não cobrar pelo frete. Mas o objetivo do frete grátis para a loja toda é não cobrar para entregar os produtos, independentemente da localidade.
  • Desconto no valor do frete: a partir do valor gasto, o cliente pode pagar uma porcentagem do valor do frete e você paga o valor restante.
  • Valor fixo no frete: você define um valor, que esteja dentro do orçamento da sua loja virtual, para que todos os clientes comprem a quantidade de produtos que quiserem e paguem a mesma quantia pelo frete. Por exemplo: frete fixo de R$ 15,99 para toda a loja.

Cupons de desconto

Os clientes simplesmente amam cupons. Logo, eles precisam fazer parte da sua estratégia de vendas. Além de serem fáceis de aplicar na sua loja virtual, eles podem ser utilizados mais de uma vez ou guardados para uso posterior.

Mas você sabe para que eles servem? De modo geral, os cupons de desconto são um código especial que você disponibiliza em momentos específicos para que seus clientes tenham um desconto maior para gastar na sua loja virtual.

É uma ótima estratégia para impulsionar as vendas e atrair clientes novos e antigos.

Tipos de cupons de desconto mais utilizados

  • Campanhas de marketing
  • Influenciadores
  • Frete grátis
  • Aniversário
  • Primeira compra
  • Datas comemorativas
  • Indicação de amigos
  • Compra acima de X reais

Kits de produtos

Os kits de produtos ajudam você a aumentar o ticket médio da sua loja virtual, fazem com que os seus clientes comprem mais itens e facilitam as vendas de produtos separados no estoque. Por isso, combinar itens da mesma categoria ou de categorias diferentes, mas complementares, é uma boa estratégia para você implementar na sua loja virtual.

Oferta relâmpago

.A escassez é um dos gatilhos mais explorados no marketing para agilizar a tomada de decisão dos consumidores, uma vez que a grande maioria deles preza pela exclusividade e valoriza aquilo que corre o risco de acabar. Assim, a fim de chamar a atenção dos clientes e gerar um senso de urgência para adquirir os seus produtos, faça ofertas relâmpago disponibilizando uma quantidade limitada de descontos e por um curto período.

Brindes

Quem não adora ganhar um mimo uma vez ou outra? Os brindes são uma boa maneira de proporcionar uma boa experiência para os clientes, fazer com que eles se sintam valorizados e, consequentemente, de estreitar seu relacionamento com eles.

Mas os brindes são utilizados em momentos específicos, como para reforçar a imagem da marca, promover o lançamento de um produto, comemorar uma data especial e reconquistar clientes antigos.

Os mimos que os clientes amam receber

  • Itens de cuidado pessoal
  • Itens de papelaria
  • Itens de decoração ou manutenção da casa
  • Doces ou kits gourmet
  • Itens personalizados (squeeze, bonés, necessaires, sacolas sustentáveis)

Pode ser que estes mimos não façam sentido para o seu negócio, já que os tipos de brindes dependem muito do segmento em que a sua loja atua. É por isso que você precisa ser criativo!

Pense bem nos seus clientes e no que seria capaz de encantá-los, levando em consideração como esta ação afetará o seu fluxo de caixa. Até porque você precisa encontrar uma solução que seja viável para os seus clientes e para o seu bolso.

Como preparar a sua loja virtual para oferecer promoções imperdíveis

Escolher o tipo de promoção que você oferecerá é apenas o primeiro passo! Para que uma campanha promocional tenha sucesso, você precisa:

Criar promoções reais

Honestidade é a base para o sucesso em vendas da sua loja virtual. Na tentativa de lucrar mais, algumas lojas utilizam más práticas comerciais e fazem promoções falsas, como aumentar os preços dos produtos para depois os venderem com o preço “normal” ou dizer que o desconto será dado apenas em um dia específico, mas o preço continua o mesmo depois de um tempo. Isso acontece muito na Black Friday. 

Portanto, faça promoções reais para não colocar a credibilidade do seu negócio em risco e perder a confiança dos seus clientes.

Categorizar separadamente os produtos

Caso não pretenda fazer promoção na loja inteira, você precisa facilitar a busca dos produtos. Tenha sempre em mente que se os clientes encontrarem os itens de que precisam com mais rapidez e facilidade, as chances de aumentar a conversão em vendas serão consideravelmente maiores.

Testar as funcionalidades da sua loja virtual com antecedência

Para garantir o sucesso das promoções imperdíveis, é necessário planejar e se antecipar quanto a imprevistos. Se deixar para fazer tudo às pressas, você corre o risco de esquecer de alguma coisa, incluir algum produto que não deveria ou ter algum tipo de problema com as funcionalidades da sua loja virtual.

Lembre-se de que a pressa é inimiga da perfeição. Portanto, atualize a sua loja com calma e não esqueça de fazer testes de compra, analisar as métricas de usabilidade e navegabilidade, e de se certificar de que todos os processos funcionem de modo adequado enquanto a sua promoção estiver no ar.

Personalizar o layout da sua loja virtual

De que adianta criar promoções imperdíveis se os clientes não as virem? É preciso deixá-las visíveis! Por isso, personalize o layout da sua loja virtual, colocando banners chamativos e fotos exclusivas dos produtos.

Divulgar as promoções nas redes sociais

As redes sociais são ferramentas poderosas de divulgação por conta do alcance e do nível de proximidade que uma marca pode ter com os seus seguidores. Deste modo, é imprescindível criar uma estratégia de divulgação nas redes sociais. Você pode fazer isso por meio de campanhas diretas no seu próprio perfil ou por meio do marketing de influência, com a ajuda de influenciadores digitais.

Respeitar à risca as regras da campanha

Mais importante do que devolver regras claras e objetivas para a campanha, é segui-las. Portanto, siga-as à risca para garantir que tudo saia conforme o esperado e você não tenha problemas com a campanha.

Cumprir os prazos

O não cumprimento dos prazos por resultar em estresse, frustração e prejuízo tanto para sua loja virtual quanto para os clientes, uma vez que eles dependem do seu planejamento para comprar e receber o produto no período combinado. Assim, faça tudo o que estiver a seu alcance para que o processo de entrega seja o mais tranquilo possível.

Incentivar seus clientes a postarem e marcarem a sua loja nas redes sociais

Embora existam inúmeras estratégias de divulgação, o bom e velho boca a boca sempre será um método eficaz porque as pessoas confiam nas opiniões de conhecidos e especialistas no assunto. Então, encoraje seus clientes a postarem nos stories os produtos que eles compraram e a marcarem a sua loja virtual. Com isso, os seguidores deles irão pesquisar sua empresa, produtos e avaliações e, se gostarem do que viram, passarão a ser seus clientes.

Se chegou até aqui, você já deve ter percebido que existem vários tipos de promoção e que precisa se planejar com bastante antecedência e contar com recursos-chave que o ajude a implementá-los na sua loja virtual.

Mas e se a gente dissesse que é possível criar promoções imperdíveis de um jeito simples e rápido? A Webstore dispõe de diversas ferramentas para criar promoções, gerar cupons de desconto e analisar o tráfego da sua loja virtual no período em que elas estiverem no ar. Tudo isso gratuitamente para os assinantes da plataforma.

Agora que sabe quais são os tipos de promoções imperdíveis e como preparar a sua loja para vender mais, o que acha de criar uma estratégia e colocar em prática o que aprendeu? A Black Friday 2022 é uma ótima oportunidade para você fazer isso.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

Conheça nossos materiais

  • Artigos

  • Ebooks

  • Artigos