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Black Friday 2022: saiba como preparar sua loja virtual

19 de agosto de 2022

6 min

Neste artigo

Ei, lojista, você sabe como preparar a sua loja virtual para a Black Friday 2022?

A data mais aguardada do ano está chegando. Pode parecer cedo para falar de Black Friday, uma vez que o evento vai acontecer no dia 25 de novembro. Mas é necessário se planejar muito bem para que tudo dê certo nesse dia.

Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você. Olhe só!

Intenção de compra dos consumidores

De acordo com uma pesquisa feita pela Behup, 50% dos consumidores pretendem comprar pelo menos um item na Black Friday deste ano.

Entretanto, os brasileiros vem sofrendo uma queda no poder de compra. Isso vai fazer com que eles procurem por melhores preços, métodos de pagamento e vantagens.

Até o momento, os produtos mais procurados para a Black Friday 2022 são:

  • Roupas e acessórios: 34%;
  • Smartphones: 33%;
  • Eletrônicos: 33%;
  • Calçados: 27%;
  • Eletrodomésticos: 27%;
  • Perfumes e cosméticos: 26%;
  • Computadores: 23%;
  • Móveis: 20%;
  • Viagens: 16%;
  • Itens de decoração: 14%;
  • Livros: 13%;
  • Jogos eletrônicos: 13%;
  • Materiais de construção: 11%.

Dicas para a sua loja virtual vender mais na Black Friday 2022

1. Faça uma pré-campanha

Faça uma pré-campanha um pouco antes do evento, antecipando algumas ofertas. Um “esquenta” com promoções interessantes pode gerar mais lucros e visibilidade para a sua loja virtual e fazer com que os consumidores comprem até mais no dia da Black Friday 2022.

2. Estude os preços da concorrência com antecedência

Black Friday é sinônimo de preços baixos e boas oportunidades de negócios. Por isso, se você não oferecer um produto com um valor compatível com o do mercado, o plano de ter êxito nas vendas vai por água abaixo.

Por isso, estude o preço da concorrência com antecedência, incluindo o valor de frete e o prazo de entrega. Com base nessas informações, crie uma estratégia atrativa.

Lembre-se sempre de dar descontos reais, que sejam vantajosos para você e seus clientes.

3. Abasteça o estoque para a Black Friday 2022

Uma das piores sensações é descobrir que o produto que você mais queria está esgotado. Assim, além de oferecer um atendimento diferenciado, sua loja virtual deve ter um estoque maior de produtos.

Na Black Friday, a demanda aumenta. O volume de produtos estocados deve ser suficiente para atender a essa demanda.

Uma boa estratégia é fazer um controle de estoque e listar quais são os produtos mais vendidos em sua loja virtual.

Ao fazer isso, a chance de errar e se esquecer de alguma coisa é praticamente nula.

4. Dê descontos maiores nos produtos certos

Os produtos com descontos mais agressivos são os mais procurados, certo? Mas não é aconselhável fazer isso com todos os produtos da sua loja virtual.

Escolha os mais vendidos ou aqueles que competem com os da concorrência. Só que, para isso, é importante negociar com seus fornecedores.

Dessa forma, você consegue bons descontos na hora de adquiri-los e fazer um precinho “camarada” para os seus consumidores.

5. Pense na jornada completa dos seus consumidores

Aproxime-se de seus consumidores a cada etapa da jornada deles

Pense em maneiras de os atrair até a sua loja virtual e ofereça um excelente atendimento, cupons de desconto, brindes e outros benefícios para conquistar a confiança deles e fazer com que se tornem fiéis ao seu negócio.

Além disso, invista em estratégias de marketing digital para aumentar o engajamento da sua loja virtual e construir um relacionamento duradouro com eles.

Coloque-se no lugar do consumidor e faça as seguintes perguntas: “Qual estratégia faria mais sentido para mim?”, “Quais benefícios eu gostaria de receber?” e “Como eu gostaria de ser atendido?”.

6. Seja transparente

A Black Friday tem um apelido pejorativo aqui no Brasil, sabe qual é? Se pensou em “Black fraude”, você acertou.

Muitas lojas fazem promoções falsas. Aumentam o valor dos produtos no dia do evento e colocam o preço antigo como se fosse um super desconto. Não faça isso!

A transparência é fundamental para a reputação e o sucesso do seu negócio. Então, crie descontos reais.

7. Prepare o atendimento para a Black Friday 2022

Um atendimento ruim pode prejudicar a experiência dos consumidores e atrapalhar as compras futuras.

Como a demanda na Black Friday vai ser maior, é preciso oferecer um suporte adequado. Caso contrário, vai ser prejuízo na certa.

Então, invista em um treinamento especializado, que evidencie a importância de ser ágil, eficaz e empático no evento.

Lembre-se de que, assim como você, seus concorrentes querem captar clientes e aumentar os lucros. Logo, vão fazer o possível para proporcionar a melhor experiência que puderem.

8. Seja honesto com relação ao frete

De modo geral, os consumidores esperam receber os produtos o quanto antes. Os poucos que não compram, é porque supõem que a entrega vai demorar muito.

Por esse motivo, antecipe-se. Converse com seus fornecedores e transportadoras e crie uma estratégia de logística para poder passar um prazo de entrega real para os seus clientes.

9. Invista em tráfego pago

Todo lojista deseja vender na Black Friday. Como consequência, a quantidade de anúncios triplica nessa época.

Para se destacar dos demais, você precisa investir em tráfego pago e na sua criatividade.

Elabore chamadas rápidas que chamem a atenção de seus possíveis consumidores e priorize uma boa experiência visual, com cores e imagens de alta resolução que combinem com a sua loja virtual.

Causar um impacto positivo logo no primeiro contato é indispensável para aumentar a sua visibilidade!

10. Esteja presente nas redes sociais

Segundo uma pesquisa realizada pela PwC Brasil, 77% dos consumidores são influenciados pelas redes sociais antes de efetuar uma compra online. Por isso, crie conteúdos de qualidade e seja bastante criativo.

Busque inspirações, se necessário, e planeje-se com antecedência. Comece a liberar os seus posts, pelo menos, 20 dias antes para que seus clientes possam se organizar.

Como a Black Friday costuma ser no final do mês, muitos deles podem não ter dinheiro para fazer compras. Então, é importante que eles já tenham uma noção do que vão comprar e de quanto precisam juntar.

E aí, lojista, agora ficou fácil preparar a sua loja virtual para a Black Friday 2022. O que acha de arregaçar as mangas e começar o seu planejamento?

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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