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Tudo o que você precisa saber antes de abrir uma loja virtual

Segundo o Mastercard SpendingPulse, índice que rastreia os resultados do varejo em todos os tipos de pagamento, as vendas do […]

Tudo o que você precisa saber antes de abrir uma loja virtual

Segundo o Mastercard SpendingPulse, índice que rastreia os resultados do varejo em todos os tipos de pagamento, as vendas do e-commerce aumentarem 97% em setembro de 2020, quando relacionado ao mesmo período de 2019. Além disso, entre julho, agosto e setembro, o crescimento foi de 81,5% na comparação com os 13,4% do mesmo trimestre do ano anterior. Seja em função dos novos hábitos gerados pela pandemia de Covid-19 ou pela transformação digital, o fato é que números como esses têm despertado a atenção de empreendedores para abrir uma loja virtual

Entretanto, apesar de ser um mercado bastante promissor, é imprescindível ter um planejamento estratégico adequado, bem como contar com as ferramentas e processos de gestão mais apropriados a cada segmento e estrutura. Esses são justamente alguns dos questionamentos de quem pretende investir em uma loja virtual, de forma a satisfazer os potenciais clientes e se diferenciar em um mercado altamente competitivo.

Se você chegou até aqui, provavelmente esse seja o seu caso. Então acompanhe o nosso post, pois vamos mostrar algumas etapas indispensáveis para que o seu projeto tenha sucesso!

1. Realize uma pesquisa de mercado

O primeiro passo para abrir uma loja virtual é fazer um estudo de mercado, o qual indique os nichos mais interessantes de acordo com interesses, paixões e hobbies com os quais o futuro empreendedor se identifique, bem como as oportunidades que cada um oferece. Após definir a área de atuação, é importante também:

  • delinear o público-alvo por meio de pesquisas, entrevistas e avaliações da concorrência;
  • estudar a fundo o cenário das soluções dentro de mercado a serem inseridas antes de tomar qualquer decisão. 

2. Analise a concorrência

Tão importante quanto fazer pesquisas de mercado é realizar uma análise minuciosa da concorrência. Isso inclui observar os itens comercializados e que podem ser incorporados à sua loja virtual, aspectos negativos aos quais se deve evitar e de que formas o negócio poderá se diferenciar dos concorrentes. 

Isso porque os consumidores esperam ter uma experiência memorável com suas marcas preferidas e pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença na hora dos mesmos decidirem por uma compra.

3. Pesquise o ticket médio dos itens vendidos em outras lojas virtuais

Outra ação que fornece informações valiosas para a elaboração do planejamento estratégico e de vendas do e-commerce é pesquisar o ticket médio dos produtos vendidos pelos concorrentes, nos quais também se pretende investir. 

Para quem tem dúvidas sobre o conceito, trata-se de um indicador que mede a performance de vendas, sendo que a palavra “ticket” se refere ao valor gasto em uma compra. Por isso, esse pode ser calculado em função do valor monetário total das vendas, dividido pelo número de vendas, ou levando em conta o número de clientes e o valor médio de compras realizadas em um período pré-definido.

4. Verifique os anúncios dos concorrentes e como abordam o público-alvo

Quem pretende abrir uma loja virtual precisa, obrigatoriamente, realizar ações de marketing digital, tanto visando o alcance orgânico quanto o aumento da visibilidade por meio de anúncios. Esses podem ser feitos, por exemplo, no Google Ads ou em redes sociais como o Facebook e o Instagram. 

Nesse contexto, antes de criá-los, é possível analisar as campanhas realizadas pelos concorrentes para verificar quais geraram mais engajamento como forma de se inspirar e evitar certos erros. Uma dica é consultar a Biblioteca de Anúncios do Facebook, que mostra as ações publicitárias realizadas por qualquer empresa. 

Depois de realizar essas etapas, o empreendedor certamente se encontrará mais preparado para dar outros passos adiante, como a escolha da melhor plataforma para vender e administrar o seu negócio. 

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