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Por que faz diferença a Avaliação do Produto em um E-commerce?

14 de dezembro de 2020

4 min

Neste artigo

Imagine que você quer muito comprar uma mesa de jantar nova e recebeu por e-mail uma oferta interessante. As fotos do produto são lindas e profissionais, o preço é excelente e o prazo de entrega está dentro do que você espera. Entretanto, como você não conhece o e-commerce em questão, acaba se sentindo inseguro de realizar a compra, com dúvidas se o produto é realmente como o descrito no site. O que fazer para tirar essa incerteza sobre o produto? Sem dúvidas, você vai pensar em verificar as avaliações do produto no site, para analisar o que outros compradores estão falando sobre a compra e do e-commerce.

O que queremos dizer com o exemplo acima é que a avaliação do produto é extremamente importante para o e-commerce, pois pode influenciar diretamente em uma decisão de compra positiva ou negativa. Confira abaixo tudo sobre avaliação do produto, sua importância e algumas dicas para fazer com que o consumidor faça ainda mais avaliações no seu e-commerce!

Como funcionam as avaliações do produto

Para que a avaliação do produto possa ser feita no seu e-commerce, é necessário que o site tenha um lugar reservado para isso, que geralmente é na mesma página em que se encontra a descrição e as informações técnicas do produto.

Nesse espaço, na maioria das vezes, o consumidor pode escrever algum comentário livre não só sobre o produto em si, como também a respeito de sua experiência de compra, sendo possível até mesmo postar fotos dos produtos recebidos. Muitos e-commerces permitem que essa avaliação seja feita através de uma pontuação em estrelas e por meio de questionários.

Qual a importância para o e-commerce?

A avaliação do produto, como falamos anteriormente, é uma das melhores estratégias para conseguir driblar a indecisão dos clientes diante de uma compra virtual. Além disso, ela é fundamental para o seu e-commerce, já que:

Aumenta a reputação e confiança 

Os reviews ajudam diretamente na construção da reputação de um e-commerce, assim como fortalece a relação de confiança entre a loja virtual e os seus clientes e potenciais clientes;

Aumenta as vendas e o ticket médio

Por meio de uma relação sólida de confiança com os clientes e potenciais clientes, o seu e-commerce só tende a aumentar as vendas e o ticket médio, já que com avaliações positivas, os consumidores tendem a levar a compra em consideração;

Auto avaliação

Os feedbacks de todo o processo de compra são uma excelente ferramenta de autoavaliação, ajudando a analisar o que precisa ser melhorado no seu e-commerce. Você pode enviar após a entrega do pedido um formulário via e-mail pedindo esse feedback;

SEO

As avaliações do produto são vistas como conteúdo relevante por mecanismos de busca, como o Google, o que pode melhorar significativamente o rankeamento do seu e-commerce.

Dicas para o consumidor avaliar ainda mais

         Existem algumas técnicas que o e-commerce pode utilizar para estimular o consumidor a avaliar ainda mais os produtos. Abaixo listamos 5 delas:

Recompensa

É possível, por exemplo, oferecer cupons de descontos e benefícios na próxima compra para consumidores que avaliaram o produto comprado;

Perguntas simples

Nenhum consumidor quer se deparar com um questionário longo para avaliar um produto. Por isso, investir em perguntas simples e diretas é fundamental;

Avaliação em estrela

Para facilitar as avaliações do produto, dê a opção de estrelas para os consumidores, em que o produto pode ser avaliado em geral ou em categorias em uma escala de 1 a 5 estrelas;

Caixa de texto aberta

Deixe uma caixa aberta para os clientes escreverem mais, fazer elogios, reclamações ou sugestões;

Oportunidade de subir fotos da experiência de compra

A possibilidade de subir fotos na avaliação do produto só agrega ainda mais valor aos reviews.

As avaliações do produto precisam ser respondidas!

         É importante destacar que cada uma das avaliações do produto precisa ser respondida, tanto as negativas quanto as positivas. Em caso de negativas, procure disponibilizar meios para resolver o problema do usuário e, se a avaliação for positiva, é imprescindível agradecer o comentário, e usar isso a favor da sua estratégia de marketing, convidando o cliente para conhecer outros produtos da loja.

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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