Marketing e vendas
Investir no marketing da sua loja virtual vale a pena?
7 de setembro de 2020
Na contramão da crise financeira pela qual passa o Brasil e o mundo em função da pandemia de coronavírus, está o setor de e-commerce. Dados da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm), mostram que o País registrou um salto de 400% no número de negócios virtuais, que buscam conquistar um número cada vez maior de consumidores. Isso porque a entidade também aponta um aumento de 40% no número de vendas online desde o início do distanciamento social. Isso quer dizer que ter uma loja virtual é sinônimo de ótimas oportunidades de lucro.
No entanto, para que isso aconteça, é essencial se destacar. É justamente aí que entram as ferramentas de marketing. Elas são capazes de promover a comunicação das marcas de forma adequada, por meio de um posicionamento que explicite seus propósitos e gere relacionamentos valiosos e duradouros, os quais se refletem em fidelização e lucratividade.
Quer saber o que a estratégia pode fazer pelo seu negócio e, assim, decidir se vale a pena implementá-la? Então confira alguns canais online e o porquê investir neles!
Redes sociais
Os brasileiros passam cerca de duas horas por dia nas redes sociais. Em função da pandemia, esse número pode ser ainda maior. Facebook, Instagram, Linkedln, YouTube, entre outras, são cada vez mais utilizadas por empresas que querem fazer marketing online.
Além de terem potencial de gerar relações positivas com clientes, esses canais ainda podem impulsionar as vendas de forma significativa, seja com ações de recomendação, remarketing, links patrocinados e marketplaces. Fato é que, para uma loja virtual ter mais sucesso, é fundamental não ignorar estes meios de comunicação valiosos entre as marcas e seus potenciais clientes.
Google Ads
O Google é o mecanismo de busca mais utilizado de todo o mundo. Mais do que isso, se trata do site mais popular em todos os continentes. Portanto, se o objetivo é atrair clientes e gerar conversões, ou vendas, é a solução de marketing mais certa a investir.
Para se ter uma ideia, são mais de 246 milhões de visitantes únicos, 3,5 bilhões de interações diárias e um ROI (retorno sobre o investimento) em torno de 700%. Por meio dos anúncios na rede de display e rede de pesquisa, uma loja virtual pode atingir o público certo, levando-o a acessar o site, conhecer a marca, se relacionar e fazer suas compras.
Remarketing em abandonos de carrinho
O abandono de carrinho está entre os principais desafios a serem superados por uma loja virtual. Ele ocorre por diversos motivos, sendo que em muitos casos o consumidor realmente tem interesse em comprar, só deixou de fazê-lo no momento em que fez a navegação.
Nesse aspecto, investir em ações de remarketing pode ajudar de forma considerável. Em linhas gerais, é uma técnica utilizada para lembrar o consumidor sobre determinado item pelo qual tenha se interessado. Segundo a pesquisa E-Commerce Trends, essa estratégia é considerada eficaz por 48,8% dos consumidores.
Inboud Marketing
Ao contrário do marketing tradicional e suas ferramentas invasivas, o Inbound Marketing busca atrair os potenciais clientes por meio de conteúdos relevantes, criados com segmentação adequada e estruturados para as diferentes etapas da jornada de compra. Por meio de blogs e redes sociais, esses conteúdos que criam valor atraem, conquistam e fidelizam clientes, trazendo melhores resultados a curto, médio e longo prazos.
Como você viu, as estratégias de marketing podem auxiliar uma loja virtual a aumentar as vendas e os lucros em um mercado tão competitivo quanto promissor. No entanto, é importante frisar que, para que sejam assertivas, devem ser realizadas por profissionais ou empresas especializadas.
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