Gustavo Perina

29 de janeiro de 2021

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Como integrar a minha loja virtual com marketplaces

6 min de leitura

Nos últimos anos, a modalidade marketplace vem crescendo no Brasil e impulsionando o mercado de e-commerce. A integração entre loja virtual e marketplace se revela, dessa forma, como uma tendência positiva dentro do cenário do varejo e atacado online.

O modelo de intermediação de vendas na internet, popular há bastante tempo em países como EUA e China, teve um crescimento de 56% no primeiro semestre de 2020 no Brasil, sendo responsável por 78% do faturamento do e-commerce no país.

Há muitas discussões atualmente sobre a rivalidade das modalidades de loja virtual x marketplace. O fato é que os dois modelos, unidos de maneira estratégica, servem para ampliar presença na internet, estreitar os laços com o consumidor e contribuir para o crescimento e sucesso de seu negócio.

Por isso, no artigo de hoje, vamos falar sobre a importância da integração entre loja virtual e marketplace e mostrar como você pode utilizar este recurso para fazer o seu negócio decolar.

O que é marketplace?

Marketplace é um modelo de negócio que faz a intermediação entre consumidor e vendedor no comércio eletrônico. Trata-se de uma espécie de shopping online, onde podem ser encontradas diversas lojas virtuais e onde o consumidor encontra uma grande variedade de produtos.

Essa plataforma virtual é responsável por conectar ofertas e demandas, o que se mostra vantajoso para clientes e vendedores. Para os clientes, é possível encontrar praticamente tudo, além de comparar preços e pesquisar as melhores opções. Já para o vendedor, a vantagem reside no fato de estar sendo exibido na vitrine, em um espaço de grande circulação. Afinal, o fato de o marketplace hospedar diversos e-commerces faz com que a chance de atrair o público para a sua loja virtual, seja maior.

Para vender através de marketplace e usufruir da estrutura oferecida, é preciso pagar uma taxa que varia de acordo com as políticas de cada plataforma.

Certamente você conhece as grandes plataformas de marketplace existentes no Brasil, como Mercado Livre, Amazon, Elo7 e Magazine Luíza, que oferecem uma infraestrutura de qualidade para varejistas que desejam comercializar produtos através de seus sites.

Vantagens do marketplace

Muitas pessoas começam a utilizar a estrutura digital do marketplace porque ainda não possuem sua própria loja virtual, mas e aqueles que já tem seu e-commerce, como podem se beneficiar desta ferramenta? Confira, a seguir, as principais vantagens da integração entre loja virtual e marketplace:

Custo- benefício: 

Grande parte dos marketplaces trabalham com porcentagem sobre vendas ou lucros, portanto, para ingressar em uma plataforma neste modelo de negócio não é preciso investir muito. Além disso, uma grande plataforma costuma ter um custo de publicidade muito menor.

Visibilidade:

Estar em um lugar mais movimentado pode ocasionar uma concorrência maior, mas também proporciona uma visibilidade maior. O tráfego intenso de usuários no marketplace aumenta a chance do seu produto ser encontrado e consumido.

Aumento das vendas: 

Somente no primeiro semestre de 2019 no Brasil, os marketplaces alcançaram um faturamento de mais de R$17 bilhões. Estes números, além de todos os outros fatores, mostram que integrar loja virtual com um ou vários marketplaces só pode ser vantajoso para alavancar as vendas do seu e-commerce.

Diversificação de público:

Vender em marketplace oferece a possibilidade de alcançar pessoas que não chegariam até a sua loja virtual. Isso favorece a expansão do seu negócio, gera novas demandas para ampliar o seu leque de produtos e constrói novas oportunidades de mercado.

Credibilidade: 

Reconhecimento e credibilidade são atributos que levam muitos anos para serem conquistados por uma marca. Dentro de um marketplace conhecido, você atrai mais pessoas justamente por estar dentro de um ambiente que é considerado por elas mais seguro e garantido para realizar compras online.

Rankeamento SEO: 

Estando em uma plataforma mais movimentada, sua loja virtual ganha mais visibilidade na medida em que seus produtos são mais procurados. Assim, o ranqueamento do seu negócio nos buscadores terá uma posição bem melhor, podendo ser encontrada com mais facilidade pelos consumidores.

Quanto custa para usar o marketplace?

Normalmente, os marketplaces começam a cobrar taxas e comissões apenas depois da sua primeira venda. Esta é uma das razões pelas quais o negócio é vantajoso financeiramente, pois não exige praticamente nenhum investimento prévio e não coloca seu dinheiro em risco.

As comissões sobre as vendas variam de acordo com a plataforma e com o nicho de mercado, ou seja, o tipo de produto comercializado. Essa variação pode oscilar entre 9% e 30% e a diferença drástica se justifica por uma escolha do próprio vendedor. O tipo de visibilidade que sua loja virtual tem dentro da plataforma pode ser definida no momento do ingresso e quanto mais benefícios, visibilidade e prioridade você escolher, maior o percentual de comissão para o marketplace.

Como integrar a loja virtual com marketplace?

Grande parte das plataformas de e-commerce possui uma ligação direta com os principais marketplaces do mercado e oferece o serviço de integração. Portanto, é importante ficar atento a este detalhe na hora de escolher uma plataforma para hospedar a sua loja virtual.

Uma vez identificada a disponibilidade do recurso de integração, é necessário preencher um formulário e, em alguns casos, fornecer alguns documentos – entre os mais comuns estão e-CNPJ e CNAE, que costumam ser essenciais para a assinatura do contrato com o marketplace.

Depois disso, resta apenas aguardar a aprovação, cujo tempo varia de acordo com o marketplace. Algumas respostas podem ser obtidas rapidamente, em horas, enquanto, por outro lado, alguns marketplaces se mostram bastante exigentes nesta análise.

Depois da aprovação é preciso enviar as informações dos produtos que você deseja vender, mas caso esteja usando o marketplace diretamente da sua plataforma, o processo operacional de envio de produtos, recebimento de pedidos e alteração no estoque é automático.

Integração de loja virtual com marketplace na Webstore

A Webstore é uma plataforma completa e possui integração com Mercado Livre, B2W, Skyhub, Plugg.to, Via Varejo, Amazon e Magazine Luiza. Essa plataforma de e-commerce coloca sua loja virtual nos principais marketplaces contribui para o aumento das vendas e faz com que o seu negócio cresça.

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