Nos últimos anos, a modalidade marketplace vem crescendo no Brasil e impulsionando o mercado de e-commerce. A integração entre loja […]
Nos últimos anos, a modalidade marketplace vem crescendo no Brasil e impulsionando o mercado de e-commerce. A integração entre loja virtual e marketplace se revela, dessa forma, como uma tendência positiva dentro do cenário do varejo e atacado online.
O modelo de intermediação de vendas na internet, popular há bastante tempo em países como EUA e China, teve um crescimento de 56% no primeiro semestre de 2020 no Brasil, sendo responsável por 78% do faturamento do e-commerce no país.
Há muitas discussões atualmente sobre a rivalidade das modalidades de loja virtual x marketplace. O fato é que os dois modelos, unidos de maneira estratégica, servem para ampliar presença na internet, estreitar os laços com o consumidor e contribuir para o crescimento e sucesso de seu negócio.
Por isso, no artigo de hoje, vamos falar sobre a importância da integração entre loja virtual e marketplace e mostrar como você pode utilizar este recurso para fazer o seu negócio decolar.
Marketplace é um modelo de negócio que faz a intermediação entre consumidor e vendedor no comércio eletrônico. Trata-se de uma espécie de shopping online, onde podem ser encontradas diversas lojas virtuais e onde o consumidor encontra uma grande variedade de produtos.
Essa plataforma virtual é responsável por conectar ofertas e demandas, o que se mostra vantajoso para clientes e vendedores. Para os clientes, é possível encontrar praticamente tudo, além de comparar preços e pesquisar as melhores opções. Já para o vendedor, a vantagem reside no fato de estar sendo exibido na vitrine, em um espaço de grande circulação. Afinal, o fato de o marketplace hospedar diversos e-commerces faz com que a chance de atrair o público para a sua loja virtual, seja maior.
Para vender através de marketplace e usufruir da estrutura oferecida, é preciso pagar uma taxa que varia de acordo com as políticas de cada plataforma.
Certamente você conhece as grandes plataformas de marketplace existentes no Brasil, como Mercado Livre, Amazon, Elo7 e Magazine Luíza, que oferecem uma infraestrutura de qualidade para varejistas que desejam comercializar produtos através de seus sites.
Muitas pessoas começam a utilizar a estrutura digital do marketplace porque ainda não possuem sua própria loja virtual, mas e aqueles que já tem seu e-commerce, como podem se beneficiar desta ferramenta? Confira, a seguir, as principais vantagens da integração entre loja virtual e marketplace:
Grande parte dos marketplaces trabalham com porcentagem sobre vendas ou lucros, portanto, para ingressar em uma plataforma neste modelo de negócio não é preciso investir muito. Além disso, uma grande plataforma costuma ter um custo de publicidade muito menor.
Estar em um lugar mais movimentado pode ocasionar uma concorrência maior, mas também proporciona uma visibilidade maior. O tráfego intenso de usuários no marketplace aumenta a chance do seu produto ser encontrado e consumido.
Somente no primeiro semestre de 2019 no Brasil, os marketplaces alcançaram um faturamento de mais de R$17 bilhões. Estes números, além de todos os outros fatores, mostram que integrar loja virtual com um ou vários marketplaces só pode ser vantajoso para alavancar as vendas do seu e-commerce.
Vender em marketplace oferece a possibilidade de alcançar pessoas que não chegariam até a sua loja virtual. Isso favorece a expansão do seu negócio, gera novas demandas para ampliar o seu leque de produtos e constrói novas oportunidades de mercado.
Reconhecimento e credibilidade são atributos que levam muitos anos para serem conquistados por uma marca. Dentro de um marketplace conhecido, você atrai mais pessoas justamente por estar dentro de um ambiente que é considerado por elas mais seguro e garantido para realizar compras online.
Estando em uma plataforma mais movimentada, sua loja virtual ganha mais visibilidade na medida em que seus produtos são mais procurados. Assim, o ranqueamento do seu negócio nos buscadores terá uma posição bem melhor, podendo ser encontrada com mais facilidade pelos consumidores.
Normalmente, os marketplaces começam a cobrar taxas e comissões apenas depois da sua primeira venda. Esta é uma das razões pelas quais o negócio é vantajoso financeiramente, pois não exige praticamente nenhum investimento prévio e não coloca seu dinheiro em risco.
As comissões sobre as vendas variam de acordo com a plataforma e com o nicho de mercado, ou seja, o tipo de produto comercializado. Essa variação pode oscilar entre 9% e 30% e a diferença drástica se justifica por uma escolha do próprio vendedor. O tipo de visibilidade que sua loja virtual tem dentro da plataforma pode ser definida no momento do ingresso e quanto mais benefícios, visibilidade e prioridade você escolher, maior o percentual de comissão para o marketplace.
Grande parte das plataformas de e-commerce possui uma ligação direta com os principais marketplaces do mercado e oferece o serviço de integração. Portanto, é importante ficar atento a este detalhe na hora de escolher uma plataforma para hospedar a sua loja virtual.
Uma vez identificada a disponibilidade do recurso de integração, é necessário preencher um formulário e, em alguns casos, fornecer alguns documentos – entre os mais comuns estão e-CNPJ e CNAE, que costumam ser essenciais para a assinatura do contrato com o marketplace.
Depois disso, resta apenas aguardar a aprovação, cujo tempo varia de acordo com o marketplace. Algumas respostas podem ser obtidas rapidamente, em horas, enquanto, por outro lado, alguns marketplaces se mostram bastante exigentes nesta análise.
Depois da aprovação é preciso enviar as informações dos produtos que você deseja vender, mas caso esteja usando o marketplace diretamente da sua plataforma, o processo operacional de envio de produtos, recebimento de pedidos e alteração no estoque é automático.
A Webstore é uma plataforma completa e possui integração com Mercado Livre, B2W, Skyhub, Plugg.to, Via Varejo, Amazon e Magazine Luiza. Essa plataforma de e-commerce coloca sua loja virtual nos principais marketplaces contribui para o aumento das vendas e faz com que o seu negócio cresça.
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