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Loja virtual ou Marketplace? Quem ganha essa disputa?

25 de junho de 2019

4 min

Neste artigo

Quer vender seus produtos pela internet, mas não sabe se escolhe entre criar uma Loja virtual ou integrar em um Marketplace? Este post é você.

Marketplace ou Loja virtual? Essa é uma dúvida recorrente para os empreendedores que foram inspirados pela internet e querem alcançar o seu oceano azul. Primeiramente vamos entender o que significa cada uma das opções?

Quem é o Marketplace?

Podemos dizer que o “Sr. Marketplace” é um gestor sábio que vem ganhando cada vez mais visibilidade no Brasil. Através dele, que disponibiliza uma gigante vitrine online, você pode vender os seus produtos e alcançar um número de clientes interessante, já que ele por si só, possui uma boa fatia de visualizações e acessos dentro no mercado online.

O Marketplace no Brasil, começou a ser notado graças ao Mercado Livre, que tinha em sua frente, vender produtos de um consumidor a outro consumidor e foi profissionalizando sua plataforma para se tornar um dos nomes mais importantes do Marketplace.

Nomes de Marketplaces que podemos considerar atuantes no Brasil e que possuem integração com a Webstore são: Mercado Livre, Lojas Americanas, Submarino, Shoptime, Extra, Casas Bahia e Ponto Frio.

Vantagem:

Um dos pontos mais fortes do Marketplace é a visibilidade, pois, como mencionamos, o Sr. Marketplace já possui uma vitrine conceituada, todos já consideram buscar em seus sites os produtos que desejam comprar. A marca já está bem trabalhada, o que traz segurança à compra do consumidor.

Ponto a considerar:

Em contrapartida, você está no mesmo local que seu concorrente. Então dentro da mesma vitrine, você está disputando acirradamente com vizinho, o que pode ser um desafio para você encarar com maturidade e trazer diferenciais ao seu produto e consequentemente o ao relacionamento com o cliente. 

Um ponto importante a ser lembrado, é que o Sr. Marketplace abre diversas opções para você (se aprovado dentro do quesito e particularidade de cada um), mas também cobra uma taxa para que você apareça em sua vitrine.

Quem é a Loja virtual?

A Sra. Loja virtual é a rainha da internet, para ela você precisa entregar planejamento, estratégia, produtos bem cadastrados, fotos atraentes, conteúdo relevante e uma entrega satisfatória para que ela possa te alavancar e te ajudar a crescer. Você pode, inclusive, a conquistar com a ajuda de uma plataforma de e-commerce, que te dará todo o sistema para que seus produtos possam estar disponíveis na internet.

Vantagem:

Um dos pontos mais fortes da loja virtual é o trabalho da sua marca, o relacionamento íntimo com o seu cliente. Ao contrário do Marketplace, você vai entregar o seu conteúdo do jeito que deseja ao seu cliente. Com a sua disposição, com a sua estratégia e ao lado dos seus próprios produtos e não do seu concorrente.

O seu cliente terá acesso ao seu universo, a tudo o que você pode oferecer à ele sem você precisar se preocupar com taxas e administrações alheias.

Ponto a considerar:

Para quem está começando ou quer captar ainda mais clientes, a loja virtual começada do zero pode demorar um pouco para guinar, não é impossível, desde que você comprometa seu tempo e investimento para fazer dar certo.

E agora? Qual eu escolho?

A primeira pergunta que você deve se fazer é: em qual momento eu estou? Em qual momento a minha marca está? Nós, da Webstore, sempre indicamos aos nossos lojistas a maturidade, planejamento e estratégia para iniciar cada passo.

E, ao invés de ter que fazer uma escolha, trabalhe com as duas. Fortaleça sua marca, seu produto, sua estratégia dentro da loja virtual e venda para mais de 200 milhões de pessoas através dos Marketplaces.

Quer saber como fazer isso na prática? Crie uma loja conosco, faça o teste de 10 dias grátis.

E aí, vamos juntos?

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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