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Como funcionam as vendas dos Marketplaces? Vale a Pena?

1 de setembro de 2020

7 min

Neste artigo

O conceito de marketplace é imprescindível dentro do e-commerce e das vendas online. Através dele é possível oferecer produtos da marca em outros espaços que não sejam necessariamente sua própria loja virtual.

Essa é uma ferramenta que,  não só aumenta o alcance e a exposição da loja, mas possibilita que novos clientes em potencial encontrem os produtos da marca, como também funciona como uma forma de conquistar mais lucros.

Por essa razão, neste artigo vamos entender como vender em um marketplace: quais são os melhores marketplaces do Brasil, as singularidades e vantagens de cada um e como você pode utilizar esses espaços de forma inteligente.

Leia até o final para entender!

O que é Marketplace?

Podemos definir o Marketplace como uma espécie de shopping virtual, no qual diversas lojas online dividem a mesma plataforma para expor seus produtos. A diferença de um e-commerce tradicional, é que cada empresa é responsável por criar e por gerir individualmente seu site de vendas, e no Marketplace, a lógica é coletiva.

Sem dúvida, uma das maiores vantagens do Marketplace é tornar os seus produtos visíveis para mais possíveis clientes, elevando as chances de você encontrar o seu público-alvo. Os usuários também têm vantagens em comprar neste tipo de canal, já que podem vivenciar uma experiência semelhante à que acontece em um shopping center.

Como

Como funciona o Marketplace?

Os lojistas que optam pelo Marketplace não precisam se preocupar com registro, hospedagem e formatação de uma plataforma própria. É necessário somente o cadastro dos produtos, responder às dúvidas dos clientes e enviar os produtos para o endereço dos compradores.

O Marketplace engloba todos os lojistas no mesmo ambiente virtual e unifica a função de pagamento. Desta maneira, o procedimento para fechar uma venda é parecido com dos outros comércios eletrônicos. Não é preciso que o cliente seja redirecionado para a página de cada loja e, se ele comprar produtos de diferentes vendedores, poderá realizar um pagamento único.

O portal é separado em dois tipos de acesso: um para o lojista e um para o cliente. Assim, o lojista tem a facilidade de personalizar seus produtos ofertados e contar com a organização do marketplace. Ao mesmo tempo, para o cliente, a experiência é semelhante a de acessar uma loja virtual comum, com a diferença de que existem diversas opções de lojas.

O grande benefício de vender através de um Marketplace é a visibilidade que ele promove. O shopping virtual geralmente é um canal muito conhecido e procurado pelos compradores. Um sinal disso é a variedade de Marketplaces grandes que existem no mercado, como: Mercado Livre, Lojas Americanas, Submarino, Dafiti e Buscapé, por exemplo.

como anunciar no mercado livre

Quais são os principais marketplaces do mercado?

Mercado Livre

Um dos exemplos mais tradicionais é o Mercado Livre que está na internet como marketplace desde há muitos anos. A plataforma atualmente preenche a posição de maior site de vendas da América Latina, com mais de 10 milhões de vendedores dos mais variados nichos e categorias de produto.

O Mercado Livre também dispõe recursos próprios de pagamento e envio: o Mercado Pago e o Mercado Envios.

O Mercado Pago auxilia comerciantes virtuais de todo o Brasil no recebimento de pagamentos feitos por cartões de bandeiras diferentes e boletos de vários bancos – e, além disso, também possibilita a realização de serviços como recarga de celular e pagamentos de contas através de QR Code.

O Mercado Envios, por sua vez, permite calcular o frete imediatamente diretamente nos anúncios dos produtos e permite a impressão de etiquetas com os endereços dos compradores, facilitando o processo e o processo de compra do cliente.

como anunciar na b2w

B2W 

A B2W é uma das mais tradicionais empresas do mercado eletrônico e reúne as Lojas Americanas, o Submarino e o Shoptime. Por obter essa abrangência, a B2W está entre os melhores marketplaces para vender seus produtos. A presença do lojista virtual no Marketplace B2W assegura que muitas pessoas encontrem sua loja online, já que o tráfego nesses sites é muito grande.

Para anunciar os produtos na B2W é necessário possuir um CNPJ e emitir nota fiscal eletrônica e Certidão Negativa de Débitos. É cobrada uma taxa fixa de 16% em cima de cada venda, levando em consideração também o valor do frete.

Veja também: B2W e McDonald’s anunciam venda de lanches! O que esperar desta tendência?

como vender pela amazon

Amazon

A Amazon é um marketplace muito grande e uma das marcas mais tradicionais do mercado online, conhecida mundialmente como um espaço onde é possível comprar de tudo com bom custo-benefício. Além disso, a plataforma oferece os prazos de entrega mais competitivos do mercado.

Vender pela Amazon pode ser uma excelente estratégia para comunicar aos seus clientes um sentimento de conforto, segurança e confiança. E, com o enorme de número de clientes que a Amazon administra todos os dias, as possibilidades de que você consiga vender seus produtos com uma boa taxa de conversão são bem altas.

como vender pela olx

OLX

Para muita gente, a OLX serve apenas para vender coisas ou produtos que não têm mais utilidade na sua casa, porém, a OLX evoluiu bastante e transformou-se em um dos maiores sites de compra e vendas de e-commerce no Brasil.

Hoje, a OLX é um lugar onde são negociados imóveis, carros e diversos itens de altíssimo valor: uma plataforma poderosa e relevante para marcas que estão buscando a visibilidade de seus produtos.

Mesmo ainda possui recursos exclusivos para pessoas que só querem vender um móvel usado ou uma bicicleta já meio velha, a OLX conta também com Planos Profissionais para lojistas interessados em vender na internet.

Além desses grandes Marketplaces, podemos destacar o Extra, Casas Bahia, Magazine Luiza, Ponto Frio, entre outros. 

Como fazer a integração com marketplace

Para fazer integração entre loja virtual e marketplace é preciso fazer o preenchimento de um formulário que varia de plataforma para plataforma. Algumas empresas exigem documentações como CNPJ, CNAE e outros. 

Após a aprovação do marketplace, é necessário enviar as informações de todos os produtos que quer vender. Se a sua plataforma de e-commerce possui a integração com o marketplace, o processo é acontece de maneira automática.

benefícios de vender nos marketplaces

Benefícios do Marketplace

Visibilidade

Participar de um Marketplace é uma ótima estratégia  para que o seu produto seja encontrado mais facilmente pelos clientes.

Credibilidade

Estar em um Marketplace bem conceituado transmite confiança aos clientes, que se sentem mais seguros para comprar de você. A credibilidade da marca é atribuída ao seu produto também.

Formas de pagamento

Os grandes Marketplaces possuem diversas opções de pagamento, deixando o processo de compra mais descomplicado. Além disso, os consumidores podem adicionar em um mesmo carrinho os produtos de diferentes lojas, fazendo um único pagamento.

Quais cuidados ao escolher um marketplace?

É importante analisar e comparar com atenção as taxas e as condições de cada Marketplace. Desta maneira você poderá calcular como as taxas influenciarão no valor final de venda e na sua margem de lucro. 

Além dos valores, esteja atento para o objetivo de cada Marketplace. Alguns são direcionados para o consumidor final, enquanto outros vendem principalmente na modalidade de atacado, para intermediários. Estar presente no Marketplace adequado para sua marca é fundamental para que você possa alcançar os resultados desejados.

Agora que você sabe tudo sobre Marketplace, é importante fazer uma pesquisa mais aprofundada em todas as suas opções e encontrar a melhor plataforma para integrar sua loja!

Prefira aqueles Marketplaces que investem em publicidade e em técnicas de SEO e de marketing, e cujas taxas não impactem o seu faturamento total. Assegure-se de que a plataforma possua com sistema antifraude e possibilite aos seus clientes uma experiência de compra segura.

Se quiser conhecer mais sobre as opções de Marketplace da Webstore, é só clicar aqui.

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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