Eduarda Guedes

1 de setembro de 2021

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Como se planejar para vender mais no Dia do Cliente

7 min de leitura

Você sabe que dia é comemorado o Dia do Cliente? Então saiba que essa data é muito importante no calendário dos lojistas e movimenta muito o mercado, principalmente quando falamos de compras online. 

Se você gostou da ideia e quer saber mais sobre o assunto, leia este artigo até o final e saiba como se planejar para esse dia tão importante. 

O que é o Dia do Cliente?

O Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro. Além de ser uma promessa de festejar e agradecer os clientes, é também uma oportunidade de estreitar a relação entre o consumidor e a empresa e, claro, de vender mais! 

Este é um dos motivos pelos quais é fundamental incluí-los no calendário sazonal do seu negócio.

O Dia do Cliente foi idealizado pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em marketing e recursos humanos. Para homenagear os clientes e contribuir para a fidelização de consumidores e lojistas, os empresários gaúchos criaram datas comemoradas em 14 estados do país.

Como fazer o planejamento para vender no Dia do Cliente: passo a passo.

Para aprender a planejar as vendas eficazes do Dia do Cliente, você precisa seguir cinco passos:

  1. Estabelecer objetivos e metas;
  2. Definir suas estratégias;
  3. Criar uma lista de ações;
  4. Considerar os obstáculos que terá e como resolvê-los;
  5. Investir em desenvolvimento pessoal.

Explicaremos como cada uma dessas etapas deve ser incluída em seu plano de vendas. Veja abaixo.  

1. Estabeleça objetivos e metas

Você precisa definir metas a serem alcançadas com base em uma análise de sua base de clientes, clientes em potencial e necessidades de receita. As metas mais comuns são “quantas vitórias você precisa para bater sua quota de receitas?”

Uma maneira fácil de obter esse número é dividir as vendas de Ano Novo pelo número ticket médio por venda. Isso mostrará o número esperado de vitórias no próximo ano.

Algumas perguntas antes de definir seus objetivos e metas: 

  • Quantas dessas vitórias podem vir de clientes existentes?
  • Quantas vitórias de novos negócios?
  • Quantas vitórias por trimestre?
  • Com base na sua taxa de vitórias, quantas ligações você precisará realizar para gerar a nova meta da sua empresa?

2. Defina suas estratégias

Sabendo onde você quer chegar, é hora de definir o que você vai fazer para chegar. Como você atingirá os objetivos que definiu anteriormente? 

Além de seus esforços individuais de geração de leads e respostas às perguntas de seus potenciais clientes, você tem todas as estratégias de crescimento específicas para esta data? Veja algumas perguntas-chave:

  • Identifique no pipeline os tops 10 prospects que você abordará no próximo período.
  • Existem mercados/projetos/situações que você experimenta com mais sucesso e que gostaria de explorar ainda mais?
  • Você quer melhorar o seu arranjo de negócios?
  • As tendências emergentes do mercado se alinham à sua oferta?
  • Houve mensagens de vendas que ressoam com os clientes potenciais que você deseja explorar?
  • Você deseja aumentar a penetração da sua empresa com quais produtos?
  • Você construirá a sua base de dados nas mídias sociais e expandirá o uso de referências de negócios?

Entre os tópicos mais importantes dessa fase do planejamento de vendas estão:

  • Que novos mercados abordar?
  • Que clientes devo segmentar?
  • Que novas abordagens experimentar?

Se estamos no mês do cliente a principal estratégia deve ser encantá-lo, então preste atenção no que pode trazer esse resultado. Pense em cada detalhe, desde o atendimento até o momento de abrir a encomenda!

3. Crie uma lista de ações

O que você está realizando na sua loja? Crie um calendário tático com datas e marcos a serem concluídos. 

Um exemplo de plano de ação vendas pode ser usar o Top 10 prospects deste ano e:

  • Identifique o seu top 5 oportunidades que vieram esse ano.
  • Prepare um plano tático para converter seus prospects.
  • Tente medir o custo de fazer negócios hoje com seus prospects (custo de aquisição de clientes), e confirme o valor desses prospects à sua empresa.
  • Documente os resultados através de uma carta de controle do processo de vendas.
  • Compartilhe os resultados com sua equipe.

É importante identificar as etapas do plano de vendas e organizar as ações para atingir seus objetivos. Exemplos de planos de ação de negócios durante a descoberta e desenvolvimento de novos negócios incluem:

  • Gastar o mínimo de 10% a 20% de seu tempo, e 4 a 8 horas semanais prospectando novos clientes.
  • Construir seu pipeline com oportunidades que possam atender a sua meta de receita.
  • Definir as tecnologias específicas que estão disponíveis para você poder melhorar a sua produtividade.

Utilize as mídias sociais e outras formas de marketing digital para impulsionar as oportunidades de negócios:

  • Quais leads específicos você pode atingir nas mídias sociais?
  • Como você pode alcançá-los online? Referências, chamadas frias, e-mails, mala direta, webinar, etc.
  • Qual a mensagem você usará para abordar esses potenciais clientes?
  • Qual é o processo de vendas? Qual a ordem das mensagens de vendas?
  • Pense em como as mídias sociais podem ajudar a alcançar seus leads.

Cada um desses pontos deve ser trabalhado como um calendário específico, ou seja, faça um mês temático, incentive o seu cliente a descobrir a sua loja online. O dia do cliente é para que ele se sinta importante e acolhido pela loja. 

Foque sempre na experiência dele como cliente, ainda mais no dia onde ele deve ser o seu principal foco. 

4. Considere potenciais obstáculos e planeje como resolvê-los

O que está impedindo você e sua equipe de alcançar seus objetivos? O que atrapalha o crescimento da sua empresa? 

A tecnologia de hoje é um catalisador para empresas em todas as áreas de atividade e as vendas não são exceções. Por exemplo, o software CRM oferece recursos abrangentes de gerenciamento de vendas para rastrear todos os clientes e leads, atualizar o histórico e gerar relatórios sobre conversões potenciais. Cada oportunidade também é útil para a previsão de vendas. 

Se você não investir em tecnologia, isso pode atrapalhar o crescimento da sua loja virtual. Essencialmente, essas ferramentas aumentam a produtividade de sua equipe de vendas, dando aos representantes de vendas mais tempo para vender e ajudando-os a identificar as melhores oportunidades de vendas em seu pipeline mais rapidamente.  

Também é possível identificar outras barreiras às vendas, como pequenos mercados e ampla concorrência. Faça uma lista e procure estratégias para superá-los. Assim, no Dia do Cliente, seu CRM estará funcionando perfeitamente para evitar problemas como: vender algo que não tem no estoque ou realizar duas vezes a mesma venda para o mesmo cliente. 

Isso pode gerar um grande mal-estar entre a loja e o cliente, então a tecnologia está aí para ajudar, ainda mais em um dia tão importante como esse, afinal estamos homenageando o seu cliente fiel. 

5. Invista em desenvolvimento pessoal

O treinamento da equipe e o desenvolvimento pessoal dos vendedores contribuem para um melhor marketing, melhor uso das ferramentas, etc. 

O departamento comercial passou por grandes mudanças nos últimos anos e estar sempre a par das novidades é fundamental para manter um negócio competitivo no mercado.

Investir em uma equipe bem preparada pode ser o segredo do sucesso para o seu Dia do Cliente. Isso porque a demanda pode aumentar consideravelmente e se a sua equipe comercial não estiver preparada pode causar problemas futuros. 

Conclusão

Para fazer um planejamento do Dia do Cliente é importante você fazer um levantamento dos produtos mais vendidos, quais se esgotam primeiro e quais são os mais pesquisados. Isso irá ajudar a saber as preferências do seu público e idealizar uma promoção ou um desconto para essa data. 

Apesar de parecer diferente, o Dia do Cliente também movimenta muito o mercado, principalmente nas vendas online. Isso porque os eventos são planejados e divulgados com antecedência. 

Preparar o cliente quanto aos descontos e benefícios da data também é um fator importante. Isso fará com que ele clique, escolha o que comprará e quando chegar a hora, procure com a maior consciência e qualidade possível. 

Não perca tempo e comece o seu planejamento para o Dia do Cliente agora!

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