Administração e financeiro
Como se planejar para vender mais no Dia do Cliente
1 de setembro de 2021
Você sabe que dia é comemorado o Dia do Cliente? Então saiba que essa data é muito importante no calendário dos lojistas e movimenta muito o mercado, principalmente quando falamos de compras online.
Se você gostou da ideia e quer saber mais sobre o assunto, leia este artigo até o final e saiba como se planejar para esse dia tão importante.
O que é o Dia do Cliente?
O Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro. Além de ser uma promessa de festejar e agradecer os clientes, é também uma oportunidade de estreitar a relação entre o consumidor e a empresa e, claro, de vender mais!
Este é um dos motivos pelos quais é fundamental incluí-los no calendário sazonal do seu negócio.
O Dia do Cliente foi idealizado pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em marketing e recursos humanos. Para homenagear os clientes e contribuir para a fidelização de consumidores e lojistas, os empresários gaúchos criaram datas comemoradas em 14 estados do país.
Como fazer o planejamento para vender no Dia do Cliente: passo a passo.
Para aprender a planejar as vendas eficazes do Dia do Cliente, você precisa seguir cinco passos:
- Estabelecer objetivos e metas;
- Definir suas estratégias;
- Criar uma lista de ações;
- Considerar os obstáculos que terá e como resolvê-los;
- Investir em desenvolvimento pessoal.
Explicaremos como cada uma dessas etapas deve ser incluída em seu plano de vendas. Veja abaixo.
1. Estabeleça objetivos e metas
Você precisa definir metas a serem alcançadas com base em uma análise de sua base de clientes, clientes em potencial e necessidades de receita. As metas mais comuns são “quantas vitórias você precisa para bater sua quota de receitas?”
Uma maneira fácil de obter esse número é dividir as vendas de Ano Novo pelo número ticket médio por venda. Isso mostrará o número esperado de vitórias no próximo ano.
Algumas perguntas antes de definir seus objetivos e metas:
- Quantas dessas vitórias podem vir de clientes existentes?
- Quantas vitórias de novos negócios?
- Quantas vitórias por trimestre?
- Com base na sua taxa de vitórias, quantas ligações você precisará realizar para gerar a nova meta da sua empresa?
2. Defina suas estratégias
Sabendo onde você quer chegar, é hora de definir o que você vai fazer para chegar. Como você atingirá os objetivos que definiu anteriormente?
Além de seus esforços individuais de geração de leads e respostas às perguntas de seus potenciais clientes, você tem todas as estratégias de crescimento específicas para esta data? Veja algumas perguntas-chave:
- Identifique no pipeline os tops 10 prospects que você abordará no próximo período.
- Existem mercados/projetos/situações que você experimenta com mais sucesso e que gostaria de explorar ainda mais?
- Você quer melhorar o seu arranjo de negócios?
- As tendências emergentes do mercado se alinham à sua oferta?
- Houve mensagens de vendas que ressoam com os clientes potenciais que você deseja explorar?
- Você deseja aumentar a penetração da sua empresa com quais produtos?
- Você construirá a sua base de dados nas mídias sociais e expandirá o uso de referências de negócios?
Entre os tópicos mais importantes dessa fase do planejamento de vendas estão:
- Que novos mercados abordar?
- Que clientes devo segmentar?
- Que novas abordagens experimentar?
Se estamos no mês do cliente a principal estratégia deve ser encantá-lo, então preste atenção no que pode trazer esse resultado. Pense em cada detalhe, desde o atendimento até o momento de abrir a encomenda!
3. Crie uma lista de ações
O que você está realizando na sua loja? Crie um calendário tático com datas e marcos a serem concluídos.
Um exemplo de plano de ação vendas pode ser usar o Top 10 prospects deste ano e:
- Identifique o seu top 5 oportunidades que vieram esse ano.
- Prepare um plano tático para converter seus prospects.
- Tente medir o custo de fazer negócios hoje com seus prospects (custo de aquisição de clientes), e confirme o valor desses prospects à sua empresa.
- Documente os resultados através de uma carta de controle do processo de vendas.
- Compartilhe os resultados com sua equipe.
É importante identificar as etapas do plano de vendas e organizar as ações para atingir seus objetivos. Exemplos de planos de ação de negócios durante a descoberta e desenvolvimento de novos negócios incluem:
- Gastar o mínimo de 10% a 20% de seu tempo, e 4 a 8 horas semanais prospectando novos clientes.
- Construir seu pipeline com oportunidades que possam atender a sua meta de receita.
- Definir as tecnologias específicas que estão disponíveis para você poder melhorar a sua produtividade.
Utilize as mídias sociais e outras formas de marketing digital para impulsionar as oportunidades de negócios:
- Quais leads específicos você pode atingir nas mídias sociais?
- Como você pode alcançá-los online? Referências, chamadas frias, e-mails, mala direta, webinar, etc.
- Qual a mensagem você usará para abordar esses potenciais clientes?
- Qual é o processo de vendas? Qual a ordem das mensagens de vendas?
- Pense em como as mídias sociais podem ajudar a alcançar seus leads.
Cada um desses pontos deve ser trabalhado como um calendário específico, ou seja, faça um mês temático, incentive o seu cliente a descobrir a sua loja online. O dia do cliente é para que ele se sinta importante e acolhido pela loja.
Foque sempre na experiência dele como cliente, ainda mais no dia onde ele deve ser o seu principal foco.
4. Considere potenciais obstáculos e planeje como resolvê-los
O que está impedindo você e sua equipe de alcançar seus objetivos? O que atrapalha o crescimento da sua empresa?
A tecnologia de hoje é um catalisador para empresas em todas as áreas de atividade e as vendas não são exceções. Por exemplo, o software CRM oferece recursos abrangentes de gerenciamento de vendas para rastrear todos os clientes e leads, atualizar o histórico e gerar relatórios sobre conversões potenciais. Cada oportunidade também é útil para a previsão de vendas.
Se você não investir em tecnologia, isso pode atrapalhar o crescimento da sua loja virtual. Essencialmente, essas ferramentas aumentam a produtividade de sua equipe de vendas, dando aos representantes de vendas mais tempo para vender e ajudando-os a identificar as melhores oportunidades de vendas em seu pipeline mais rapidamente.
Também é possível identificar outras barreiras às vendas, como pequenos mercados e ampla concorrência. Faça uma lista e procure estratégias para superá-los. Assim, no Dia do Cliente, seu CRM estará funcionando perfeitamente para evitar problemas como: vender algo que não tem no estoque ou realizar duas vezes a mesma venda para o mesmo cliente.
Isso pode gerar um grande mal-estar entre a loja e o cliente, então a tecnologia está aí para ajudar, ainda mais em um dia tão importante como esse, afinal estamos homenageando o seu cliente fiel.
5. Invista em desenvolvimento pessoal
O treinamento da equipe e o desenvolvimento pessoal dos vendedores contribuem para um melhor marketing, melhor uso das ferramentas, etc.
O departamento comercial passou por grandes mudanças nos últimos anos e estar sempre a par das novidades é fundamental para manter um negócio competitivo no mercado.
Investir em uma equipe bem preparada pode ser o segredo do sucesso para o seu Dia do Cliente. Isso porque a demanda pode aumentar consideravelmente e se a sua equipe comercial não estiver preparada pode causar problemas futuros.
Conclusão
Para fazer um planejamento do Dia do Cliente é importante você fazer um levantamento dos produtos mais vendidos, quais se esgotam primeiro e quais são os mais pesquisados. Isso irá ajudar a saber as preferências do seu público e idealizar uma promoção ou um desconto para essa data.
Apesar de parecer diferente, o Dia do Cliente também movimenta muito o mercado, principalmente nas vendas online. Isso porque os eventos são planejados e divulgados com antecedência.
Preparar o cliente quanto aos descontos e benefícios da data também é um fator importante. Isso fará com que ele clique, escolha o que comprará e quando chegar a hora, procure com a maior consciência e qualidade possível.
Não perca tempo e comece o seu planejamento para o Dia do Cliente agora!