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Tendências para a Black Friday 2023: Fique por dentro!

6 de setembro de 2023

6 min

Neste artigo

A Black Friday - e todas as ofertas e descontos do mês de novembro - é uma excelente oportunidade para turbinar o seu faturamento anual: com planejamento, organização e uma boa estratégia de marketing, você pode garantir mais vendas para a sua loja sem fazer da experiência uma loucura ou estragar a reputação da sua marca. 

Selecionamos algumas tendências, do mercado, de 2023 e da Black Friday 2022, para acompanhar e considerar nos preparativos da Black Friday 2023. Claro, também levando em conta a sua realidade e o seu segmento de e-commerce.

Money, money, money

Segundo o E-commerce Brasil, o ticket médio da Black Friday 2022 foi de R$733,07, e considerando que o objetivo é que seus clientes gastem mais, pense em kits, descontos progressivos e outras estratégias que façam sentido para a sua loja. 💰

Por isso, organize seu estoque, coloque na ponta do lápis cada um dos gastos da sua loja e planeje os descontos para que sejam reais, para você não ter prejuízo, ao mesmo tempo em que são atraentes para os seus clientes. Nada de “metade do dobro”!

Quanto ao pagamento, o PIX está ganhando cada vez mais espaço desde que foi lançado em 2020. Na Black Friday de 2022, o cartão de crédito foi o meio mais utilizado para pagamento, como sempre, mas o PIX superou o boleto, conquistando o segundo lugar no ranking. O PIX parcelado também tem conquistado mais clientes por oferecer a agilidade da transação instantânea do PIX, com a vantagem de que não é necessário que o cliente tenha o valor total da compra na conta - as parcelas são descontadas do saldo da conta nos meses seguintes. Nesse caso, ainda não há uma decisão do Banco Central em relação aos juros cobrados pelo parcelamento, então vale ficar de olho.

As carteiras digitais também estão ficando populares: são aplicativos que armazenam dados do cartão para permitir o pagamento de compras, em lojas físicas ou virtuais, usando apenas um smartphone ou o smartwatch do usuário - e mesmo sendo novidades, são usadas por 33% dos brasileiros.

Por isso, seja PIX ou cartão de crédito, é sempre bom lembrar dos cuidados com a segurança para proteger sua loja e as informações dos seus clientes das tentativas de fraude. 

A experiência do cliente Black Friday

Como nas estatísticas da população brasileira, as mulheres também foram maioria na Black Friday 2022 ♀. Por isso, preste atenção nesse público e em como direcionar seus produtos para elas. Se mais de 60% dos pedidos foram feitos por elas, capriche nas estratégias de marketing para alavancar suas vendas. Claro que isso não significa que sua loja só vai oferecer produtos específicos para esse público, mas vale um estudo do que todas as clientes femininas da sua marca compraram ao longo do ano para garantir que esses produtos estejam disponíveis para elas durante a Black Friday 2023. 

Independente do gênero da sua clientela, é importante tratar a todos sempre de forma personalizada. Uma pesquisa da Infobip revelou que 47% dos consumidores ignora mensagens impessoais, o que mostra a importância de entender os perfis de compra e os gostos dos clientes. Aliás, o “people-based marketing” é uma das principais tendências da Black Friday: algoritmos e inteligência artificial são as tecnologias por trás dessas recomendações super assertivas e analisam padrões de consumo, buscas anteriores e até mesmo modelos preditivos. 

Acompanhe as tendências da Black Friday 2023

Suas estratégias levam em conta, claro, o seu cliente, mas tem outro ponto importante para considerar: as tendências. Todos os anos são publicadas diversas pesquisas que apontam as principais categorias de produto que os consumidores esperam comprar na Black Friday. A Globo, por exemplo, publicou uma pesquisa recentemente mostrando que a principal expectativa para a BF23 é em relação às ofertas em smartphones. Em seguida estão as categorias de calçados, roupas e acessórios, perfumes e cosméticos e eletrônicos.

Um levantamento feito para a Ecommerce Brasil, uma das maiores entidades do setor, destacou que para o comércio eletrônico no Brasil, as principais tendências para o ano de 2023, mas você também pode considerar que isso vale na Black Friday 2023 são o crescimento da categoria de alimentos e bebidas e a consolidação do canal Pets e Farmácia. 

"Seu pedido saiu para entrega" 📦

O desejado "frete grátis" continua sendo queridinho dos pedidos: na Black Friday 2022, 64% dos pedidos realizados não pagaram pela entrega e como o consumidor sempre gosta de benefícios, essa pode ser uma vantagem a ser oferecida por você, já que pode influenciar a experiência de compra. 

Por conta da alta demanda do período, os consumidores sabem que os pedidos podem demorar um pouco mais para serem entregues, mas mesmo assim, não deixe de se comunicar com seus clientes. A espera pode ser maior, mas não significa que precisa ser ruim. Sempre que possível, ofereça a possibilidade de acompanhar o status dos pedidos realizados. 

Tecnologia e sua loja na Black Friday 2023

Se em 2023 a Inteligência Artificial virou assunto com ChatGPT e outras tantas novidades, ela não fica de fora da Black Friday! Considere adotar essa tecnologia (ou outras, como Realidade Virtual ou até mesmo a Realidade Aumentada) para melhorar a experiência de compra e conquistar mais clientes para a sua loja. A ideia é personalizar toda a jornada do consumidor e garantir mais para o seu faturamento. 😉🤖

A multicanalidade também está transformando o consumo - e o consumidor. Com mais exigências em relação ao produto, à marca e à experiência de compra, os clientes querem a mesma informação e o mesmo atendimento, não importa o canal. Para isso, é fundamental ter uma plataforma de comunicação omnichannel (ou uma que conecte o maior número de canais possíveis) pronta para a Black Friday 2023: o estudo da Infobip sobre o evento estimou um aumento de 55% das interações, em comparação às outras sexta-feira do mês de novembro, além do crescimento nas interações por SMS (54%) e Viber (52%) e do uso do Whatsapp em 15%. Não dá nem para imaginar como gerenciar tudo isso sem uma plataforma omnichannel, né?

Aliás, essa é uma tendência que está se transformando no senso comum, com um aumento de 20% para mais de 80% das empresas investindo na experiência omnichannel, segundo a PwC. Com os consumidores cada vez mais conectados, as marcas precisam correr atrás para ficarem assim. 

Já falamos, dentro das dicas de marketing para a Black Friday 2023 sobre as parcerias com influenciadores digitais. Em tempos de Black Friday e uma concorrência acirrada por anúncios - tanto nas plataformas de marketplace quanto nos buscadores - utilizar um canal que já conte com uma audiência sólida e comprovadamente mais inclinada a comprar pode ser uma excelente estratégia. 

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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