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Black Friday: dicas de marketing para vender muito!

5 de setembro de 2023

3 min

Neste artigo

Sim, ainda faltam alguns meses para a Black Friday 2023, mas como um bom lojista é um lojista prevenido, preparamos algumas dicas para você turbinar o marketing da sua loja para a Black Friday e vender muito!

Planejamento: Pensando a Black Friday no seu e-commerce

Primeiro, você vai precisar de foco, força, café ☕ e planejamento! Se essa não é a sua primeira Black Friday, estude tudo o que você já fez antes (produtos, ofertas, comunicações, marketplaces, etc) para começar a planejar como você quer que sua Black Friday seja em 2023. 

Depois, foque na promoção. Sim, isso inclui oferecer descontos reais - nada de “metade do dobro” - até porque a Black Friday é sobre descontos imperdíveis. Mas pensar em kits de produtos, descontos de fidelização, frete grátis, brindes e até cashback também são formas de promover sua loja. 

Conteúdo para Black Friday

Uma dica importante de marketing para a Black Friday é Pre-pa-ra o conteúdo 🗣️! 

Quando o negócio é Black Friday, o seu conteúdo é o cartão de visitas da sua loja e da sua marca. Além de promover você para seus clientes (e futuros clientes), ele é indexado pelos mecanismos de busca e pode te colocar na frente da concorrência. Também vale pensar em comunicações diretas e personalizadas com seus clientes, de e-mail marketing a mensagens nas redes sociais e/ou no Whatsapp. O importante é que seus clientes tenham sempre sua loja em mente, antes e depois da Black Friday! 🧡

Abuse e use dos seus canais, para divulgar produtos, criar conteúdo da marca, estreitar o relacionamento com seus clientes, fazer lives sobre a Black Friday, publicar parcerias com influenciadores… a lista é grande! Lembre-se que, em tempos de tantos marketplaces, sua loja e seus perfis são grandes diferenciais. 

Aliás, falando em diferenciais, você talvez possa considerar contratar influenciadores digitais. Não, isso não é mais algo restrito a grandes marcas e grandes orçamentos, já que existem os micro influenciadores e fazer uma parceria com eles pode ser um excelente negócio para a sua loja! Uma pesquisa da LTK, de links comissionáveis para influenciadores, mostrou que os seguidores dessas pessoas já começaram a se planejar para a Black Friday e pretendem gastar mais esse ano. 

Cuide bem do seu cliente!

Decore sua loja para a festa 🎉! Numa loja virtual, isso quer dizer alterar o layout, com banners e botões especiais para a Black Friday. Você pode, inclusive, começar com as novidades antes, para que seus clientes lembrem do evento (e de você) mesmo antes das promoções começarem. A experiência do seu cliente começa no momento em que ele acessa sua loja, por que não já entrar no clima?

E como você está cuidando do relacionamento dos seus clientes com a sua marca, lembre-se do ditado “quem é visto, é lembrado”: se você não conversa com seus clientes, como espera que eles pensem na sua marca? Na Black Friday 2022, segundo o levantamento feito pela Neotrust, 7% dos consumidores voltaram a comprar na mesma loja de 2021 pela experiência de compra. Além disso, lembre-se de sempre oferecer o melhor atendimento aos consumidores antes, durante e depois das vendas e da Black Friday. Cuidar dos seus clientes é tudo!

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Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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