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Qual o melhor nicho de produtos para se vender pela internet?

27 de agosto de 2021

9 min

Neste artigo

Os avanços na tecnologia e nos dispositivos de internet estão contribuindo para uma série de mudanças no comportamento do consumidor. Ele se torna mais sociável e com pressa. Esta é uma oportunidade para quem fabrica ou deseja vender em um nicho de produtos para o e-commerce. É fácil ter novas ideias de negócios, mas você também precisa estar em sintonia com o mercado.

Muitos que estão pensando em abrir sua própria loja virtual são céticos quanto à necessidade de um perfil de empresa e boas ideias de e-commerce, bem como de operações e organizações. 

Afinal, quanto melhor for sua segmentação de negócios, maior será a probabilidade de você vender seu produto. Pensando nisso, criamos uma lista com os 14 nichos de produtos mais relevantes para vender na internet.

Alimentação saudável

Mais do que emagrecer ou manter a forma, uma boa alimentação virou um objetivo de vida em um mundo mais consciente e bem informado. Com o aumento da informação disponível, porém, veio também o tempo reduzido para pesquisar e comprar os melhores produtos para a saúde.

Várias ideias para e-commerce estão surgindo para aproveitar essa oportunidade e ainda há muito espaço para crescer. A sacada para investir nesse nicho é dar aos consumidores não apenas os produtos, mas criar uma relação de confiança com dicas sobre saúde, pacotes especiais e até rotinas de alimentação para fidelizá-los.

Moda

A moda é um nicho que nunca perde sua importância. É uma indústria antiga, mas sempre cria oportunidades para novas ideias. Afinal, sempre se reinventou, abrindo mais portas para o setor. 

Uma das novidades para vender mais no e-commerce da moda é apostar na compra e venda de roupas em segunda mão, uma loja virtual de roupas em segunda mão é uma tendência duradoura. 

Uma coisa sobre a moda é que você também pode criar subnichos. Você pode monitorar as tendências comportamentais e reagir ao mercado primeiro.

Beleza

Assim como a moda, a estética sempre foi uma das melhores e maiores do mercado, tanto no antigo quanto no e-commerce. As possibilidades são muitas: cosméticos, maquiagem, sabonetes artesanais, produtos para as unhas e cabelos, e por aí vai. 

A diferença entre beleza e moda é que ainda há espaço para crescimento, pois esta última cresceu significativamente em pouco tempo. Além dos produtos tradicionais, existem muitos e-commerces que hoje estão ganhando atenção neste nicho. 

Por exemplo, muitos influencers buscam usar cosméticos não testados em animais e de origem vegana, sem muita química. Existem também produtos funcionais que aliam beleza e saúde. 

O conselho é apostar nas ofertas. O público está mais atento ao impacto da busca pela beleza em um corpo saudável. A primeira loja virtual a aproveitar esse esforço foi um grande sucesso.

Decoração

Entre as áreas do e-commerce mais promissoras para investir, pode-se citar o setor de casa e decoração. Isso ainda é notável dado o aumento de 23% nas vendas no primeiro trimestre de 2020 neste segmento. 

A população ganha novos hábitos de consumo, como a busca incessante da personalização e também da felicidade. Essa é uma característica que também se reflete no mercado de decoração. Portanto, se este é o mercado de escolha, é fundamental estar atento às tendências e necessidades dos consumidores. 

Algumas das vantagens desse nicho são o grande público-alvo, a diversidade de produtos e o alto potencial de vendas. Mas, idealmente, sua loja se destaca pela concorrência e se especializa em algo que atrai os clientes mais exigentes.

Bebidas

É um nicho relativamente novo e ainda há muito espaço para pessoas com boas ideias. Nesse sentido, a iniciativa de e-commerce de bebidas tem crescido significativamente, investindo em exclusividade e qualidade para que o público goste de degustar os produtos que consome e aprender mais. 

Um exemplo é uma loja virtual que vende cerveja artesanal. Diversas microcervejarias surgiram no Brasil com foco na alta qualidade e na experiência do consumidor. Construir parcerias com essas empresas e alavancar relacionamentos diferenciados com os consumidores é uma dica divertida para entrar no comércio eletrônico de bebidas.

Games

Se você deseja conectar sua nova marca a um público mais jovem e experiente em tecnologia, o mercado de jogos provavelmente é o ideal. Na verdade, o setor cresceu significativamente no Brasil nos últimos anos, principalmente devido à proliferação de dispositivos móveis. 

No entanto, deve-se notar que a indústria de games inclui não apenas jogos, mas também consoles de videogame e acessórios, consoles para computador, camisetas, chapéus, chaveiros, livros, jóias e muito mais. Isso abre possibilidades de ação para quem investe no setor.

Esportes

Você é um fã de esportes? Assim, você não precisa se preocupar muito em escolher os segmentos que compõem o e-commerce. Afinal, trabalhar com o que você ama é a chave do sucesso. Nesse contexto, uma ideia é vender artigos esportivos em uma loja virtual. 

Você pode se especializar em esportes específicos, como luta livre, natação, corrida, ciclismo, yoga e dança. Além disso, você pode usar uma variedade de itens para atender à alta demanda.

Outro ponto a ser destacado diz respeito ao público, que é muitas vezes muito sensível nessa área. Por exemplo, para evitar o envio de ofertas de compra de camisas masculinas de um time para todos do estado de São Paulo, você precisa segmentar bem seus contatos.

Assim, você ofertará o produto certo para o cliente certo. 

Brindes

As lojas de brindes vende o ano todo e aproveita os aniversários para obter seu pico. A grande vantagem do nicho é a atualização constante dos produtos, ajudando a loja a se manter relevante e atraente para o consumidor. Então, se essa for sua opção, não pare de procurar novas ideias para presentes e comece a personalizar, sendo um grande fator de vendas na região.

Eletrônicos

Parcerias com fornecedores estrangeiros oferecem duas oportunidades diferentes no mundo eletrônico ao implementar o dropshipping. Por um lado, a capacidade de encontrar atacadistas na China, obter produtos a bons preços e, assim, aumentar as margens de lucro. Por outro, você pode encontrar marcas de alta qualidade na Europa e na América. 

Desta forma, você pode atender a uma ampla variedade de públicos. Afinal, os eletrônicos variam de produtos como relógios digitais a soluções de tecnologia inteligente como smartwatch. Além disso, ainda existem alguns gadgets que nem mesmo oferecem suporte a capas de telefone.

Informática

Computadores e smartphones são produtos que podem ser encontrados nas casas e nas mãos da maioria dos consumidores atualmente. Com esta venda temos uma série de produtos, desde carregadores para gamers, fones de ouvido, teclados, mouses até no-breaks. O setor de TI é muito promissor, portanto, é necessário um cronograma de comércio eletrônico estabelecido. 

Na verdade, os produtos de moda mais procurados (e à venda) hoje estão se tornando rapidamente obsoletos em comparação com os novos no mercado. Portanto, tenha muito cuidado ao formar estoques com esse tipo de produto para garantir o lucro do que for vendido.

Produtos naturais

O consumidor está mais atento, e além do preço, quer qualidade. A procura por produtos naturais está em alta, principalmente quando se trata de objetos pessoais nas áreas de alimentação, higiene pessoal e produtos de limpeza. Geralmente é um nicho estabelecido por informações de qualidade. 

Ou seja, você pode apostar na loja virtual do Instagram em um primeiro momento, desde que atenda seu público com um conteúdo rico. Isso fortalece o posicionamento da marca e agrega valores como qualidade e confiabilidade aos produtos oferecidos. Pesquisar empresas especializadas no e-commerce também é importante para garantir a escalabilidade do negócio.

Cosméticos

Os cosméticos estão em alta, tanto naturais quanto de alta tecnologia. Produtos adelgaçantes e rejuvenescedores são os que mais despertam o interesse nas pessoas que procuram esta beleza. No entanto, o mercado está se expandindo e as oportunidades estão aumentando. 

Ao criar uma loja virtual de cosméticos, você precisa pensar no marketing do seu e-commerce e proteger sua linha de produtos. Afinal, a demanda é grande e a concorrência acirrada. Pense no que torna o seu negócio diferente. Você é afiliado a uma marca já reconhecida no mercado? Exclusivo ou feito à mão, natural ou vegano? Vamos relatar essas diferenças.

Pet

Na verdade, as lojas de animais online podem oferecer muitos benefícios! 

E isso porque mais animais são adotados a cada ano. Afinal, muitos casais e pessoas que moram sozinhas optam por ter um animal de estimação em vez de filhos. Devido à falta de tempo para os filhos e limitações financeiras.

As famílias investem pesadamente no bem-estar de seus animais de estimação, já as crianças ainda precisam de mais atenção e recursos. Desta forma, a cada dia mais pais de animais de estimação aparecem no país e esse segmento continua crescendo. 

 Por isso, abrir uma pet shop online pode dar muito certo!

Brinquedos

Primeiro, a indústria de brinquedos online dos EUA cresceu 13,3% de 2014 a 2019. Isso inclui as vendas online geradas apenas por varejistas online e empresas que possuem uma loja física. 

Curiosamente, os especialistas afirmam que a indústria está crescendo devido ao aumento dos gastos dos consumidores. Além da maior segurança e conveniência das compras online nos últimos anos, não é de se admirar que os negócios estejam crescendo. 

Principalmente, a indústria de brinquedos online deve continuar crescendo nos próximos 5 anos. Então, se esse é o nicho em que você está pensando, agora é a hora de começar a crescer!

Conclusão

Abrir uma loja virtual de um determinado nicho de produtos não exige de você apenas o conhecimento do setor, mas, também compreender as necessidades e os pontos fracos e fortes de cada nicho e cada público-alvo. 

Essas são técnicas fundamentais para você conseguir conquistar e fidelizar o seu cliente, estar sempre com novidades de mercado e com novas oportunidades como: promoções, kits e descontos, são estratégias que também vão fazer as diferenças na decisão de compra.

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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