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Marketing Digital: guia prático para Lojas Virtuais

3 de outubro de 2023

9 min

Neste artigo

O marketing digital para lojas virtuais nunca foi algo opcional, já que é preciso pensar em atrair clientes e aumentar as vendas. Mas, desde o boom do e-commerce no Brasil, com a pandemia de COVID-19, as estratégias ficaram mais elaboradas. Por isso, separamos algumas ferramentas que podem ajudar você a melhorar suas vendas e conquistar mais consumidores.

Marketing Digital para e-commerce é: presença

Pense na sua estratégia como um polvo, aquele animal marinho que tem oito “braços” e consegue, por exemplo, envolver sua presa por vários ângulos. A estratégia de marketing digital para a sua loja precisa considerar uma presença nas principais mídias sociais, além do seu blog e dos marketplaces. 

Claro que você não vai começar a criar perfis em todas as redes existentes (e as que surgirem no futuro) simplesmente porque é uma novidade. Sua presença em cada um dos canais precisa ser pensada e estar alinhada à sua marca. Analise se o perfil daquela nova rede social é adequado para você e para o seu público, ou se ainda vale a pena permanecer em outra que já não traz tanto engajamento. 

A conversa sobre canais não pode estar restrita às redes sociais, porque essas não são as únicas opções. Você também deve fazer uso do site e do blog da sua loja, de e-mails marketing, aplicativos de mensagem e até mesmo anúncios. Todos esses são canais em que você pode converter usuários em clientes. 

Aliás, a omnicanalidade também era uma tendência que se consolidou como padrão há alguns anos e atende aos consumidores mais exigentes. Pensando no polvo, é como estar em vários lugares ao mesmo tempo, sem deixar de ser você. 

Conteúdo é indispensável

Seja para sua estratégia de redes sociais, seja para o seu site/ blog, ou até mesmo para o atendimento dos seus clientes, sua loja precisa de conteúdo. Vale foto, vídeo, texto… aliás, essa variedade é muito apreciada pelas redes sociais, por exemplo. 

Antes de pensar neste conteúdo você precisa definir a persona da sua loja. Se você tem uma loja de produtos para barba, sua persona tem mais chances de ter sucesso se for um homem, certo? 

Por ser uma ferramenta indispensável, a qualidade não pode ser menos que excelente. Pesquise para construir seus textos, inclua dados e apresente, por exemplo, tendências e materiais atualizados. 

Tudo o que for relacionado à sua marca e aos produtos pode agregar. E o resultado é uma loja mais atraente para os clientes. Uma boa dica é construir um calendário editorial do que você pretende publicar. 

E para complementar todo o seu conteúdo, uma ferramenta muito utilizada é o uso de palavras-chave. Essas palavras resumem os principais pontos de um conteúdo e são indexadas nos buscadores. Além de tornar seus textos mais interessantes, também ajudam seu site a se posicionar melhor nos resultados orgânicos. E você sabe que melhores posições nos resultados de busca significam mais chances de vendas!

Para ter ideias de conteúdos e utilizar imagens e vídeos interessantes, existem vários bancos de imagens gratuitos. Sabemos que não é todo dia que você vai conseguir produzir um Reels incrível para o Instagram. Ou utilizar vários efeitos do TikTok naquela foto básica do seu produto. O importante é que sua produção de conteúdo tenha constância. 

E aí a variedade também ajuda: você não precisa postar uma foto a cada dia da semana. Pode alternar foto, vídeo, carrossel, outra foto, vídeos mais curtos, uma live que depois você publica no seu feed. Seja criativo com os conteúdos e os formatos da sua loja. Quanto melhores eles forem, mais chances você tem de conquistar clientes de forma orgânica! 

Tudo passa pelo funil, o das vendas

Com uma presença consistente nas principais redes sociais e uma estratégia robusta de conteúdo, você precisa pensar no seu funil de vendas. Essa é uma estratégia de Inbound Marketing e ajuda a atrair os clientes para sua loja de acordo com a etapa da jornada de compra. As etapas são: atração, conquista e fidelização.

Na atração, como diz o nome, você conquista os clientes. Essa fase também é conhecida como Topo de Funil. Esse é o momento de conscientizar seus clientes, despertar o interesse do futuro comprador. É a primeira impressão do seu produto, e por isso esses conteúdos precisam ser interessantes, educativos e curiosos. Mas o importante é que sejam mais sobre o produto do que sua loja. 

A segunda etapa, a conquista, também é conhecida como Meio de Funil. Nela, você já apresentou o seu produto e está falando com alguém que se interessou minimamente por ele. Esses conteúdos trazem abordagens mais complexas e detalhadas, além de informações profundas (ou técnicas) sobre o seu produto. 

Na fidelização, ou o Fundo de Funil, é que entra a mensagem vendedora! Nessa etapa, seu lead está prestes a se tornar um cliente. Ele já percebeu que o produto é extremamente interessante e você já mostrou como ele resolve o problema do usuário, seu futuro consumidor. Você precisa mostrar as vantagens e desvantagens da compra, e, claro, convidá-lo a comprar na sua loja! 

Por meio do funil de vendas, você mapeia toda a trajetória dos consumidores até entrarem em contato com uma marca - preferencialmente, a sua. A partir daí, a experiência de compra fica melhor e mais rápida, trazendo ganhos para você e seu cliente. 

Para criar um funil de vendas eficiente, conheça a experiência de compra da sua loja, além do seu cliente. Feito isso, combine os dois com uma ótima estratégia de conteúdo e o resultado é uma lista de vantagens!

Acompanhe os resultados

Não adianta nada criar estratégias se você não sabe como elas foram aceitas pelo público, quantas vendas converteram, etc. E é por essa razão, principalmente, que você precisa acompanhar os resultados de todas as suas ações e do planejamento em marketing. 

Ao obter dados do que já foi realizado, você consegue atualizar suas estratégias para o futuro. Essa prática não apenas ajuda a otimizar os investimentos, mas também serve para entender os clientes e até orientar as próximas ações de marketing da sua loja. Lembre-se: marketing é planejamento, mas todo planejamento está sujeito a alterações.

Dentre os seus estimados KPIs (ou key performance indicator, em inglês) estão:

  • Visitas mensais
  • Tempo médio de navegação
  • Taxa de conversão (CVR)
  • Taxa de rejeição 
  • Custo por lead
  • Custo de aquisição de cliente (CAC)
  • Carrinhos abandonados
  • Ticket médio
  • Retorno sobre o Investimento (ROI)

Entenda cada Indicador de performance

São muitas siglas, mas as explicações são simples. 

Visitas mensais

Você precisa analisar quantas visitas sua loja recebe no mês - entre usuários únicos e recorrentes. Isso mostra o quanto seus anúncios, publicações nas redes sociais e todas as outras estratégias estão conseguindo converter em visitas à sua loja. 

Tempo médio de navegação

Assim como uma loja física, se você entra e logo vai embora, é sinal de que não gostou do que viu. Um tempo maior de navegação significa mais interesse no que você está mostrando. 

Taxa de conversão (CVR)

Esse número você descobre dividindo o total de vendas pelo número de visitas na loja, e multiplica o resultado por 100. Se sua taxa for baixa, você pode testar diversas mudanças, do layout ao processo de checkout, para descobrir o que está impedindo os usuários de comprarem. Mas faça uma mudança por vez para conseguir medir os resultados, ok?

Taxa de rejeição

Também conhecida como o indicador de quem entrou e não gostou de nada. Esse é o indicador de visitantes que não clicaram em nada durante a navegação. Para entender melhor o que precisa ser mudado, você pode usar ferramentas de mapas de calor. Esses programas rastreiam os movimentos de mouse dos visitantes do seu site/ loja. São ótimos para mostrar o que mais chamou (ou não) a atenção dos usuários. 

Custo por lead

Todo usuário que visita sua loja é um lead, ou um potencial cliente. Por isso é importante saber quanto você está gastando em campanhas, anúncios e etc, para ganhar visitantes. Esse KPI aponta a eficiência de cada parte da sua estratégia de comunicação. 

Custo de aquisição de cliente (CAC)

É custo para conquistar e manter um novo cliente por um período. Sim, ele é diferente do custo por lead porque existe um esforço a mais para converter um lead em cliente. Esse indicador ajuda a mensurar a eficiência e a eficácia das suas ações de marketing. Para fazer o cálculo, some os custos de marketing e divida pelo total de consumidores ao longo de um determinado período. 

Carrinhos abandonados

É o indicador da etapa de checkout. Os carrinhos são abandonados por diversos motivos. Os principais são frete, prazo de entrega, instabilidade na loja, opções de pagamento ou até indecisão dos clientes. 

Ticket médio

Valor médio das compras feitas na sua loja. Sabendo esse valor, você sabe quanto lucra com cada cliente. Esse cálculo vem do valor total das vendas dividido pela quantidade de vendas. A partir desse número, você pode criar diversas ações de marketing para engajar mais seus clientes. Um cupom de desconto para a próxima compra ou itens similares às compras anteriores são boas ideias. 

Retorno sobre o Investimento (ROI)

É a métrica de todas as métricas, que indica a relação do valor investido e o retornado para você. Esse indicador mostra os resultados de uma campanha ou de um período específico. A fórmula é basicamente a diferença entre a receita e os custos dividida pelos custos. 

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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