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E-commerce B2B: uma tendência para atacadistas em 2021

2 de abril de 2021

6 min

Neste artigo

Quem acompanhou a expansão (em alguns casos, migração) do mercado varejista para os meios digitais, sabe que foi um marco enorme na humanidade, já que os varejistas eram os grandes responsáveis pelo giro da economia.

Não fosse o suficiente, outro setor que também resolveu progredir para o e-commerce foi o mercado atacadista, que está crescendo cada vez mais! O crescimento do setor tem se mostrado linear de 2004 a 2018, sendo que no primeiro semestre de 2020, devido a participação no e-commerce e a pandemia do COVID-19, cresceu mais de 60% comparado ao ano de 2019, tornando-se uma das tendências para 2021.

Por isso, neste artigo, vamos mostrar quais são as vantagens do mercado B2B e como você pode ingressar no mercado de e-commerce para atacado.

O que é E-commerce B2B?

A abreviação B2B significa business-to-business, em português “de empresa para empresa”. Na prática, são duas empresas que negociam como cliente e fornecedor. Neste sentido, podemos citar como exemplos: fabricantes de placas digitais que vendem para empresas de smartphones, empresas florestais que vendem para empresas de móveis, entre outros.

Porém, o B2B também se aplica a um e-commerce varejista, porque ele também depende de um fornecedor e, neste caso, ainda se trata de uma empresa vendendo para outra.

E-commerce B2B: melhor custo-benefício

Considerando o crescimento do B2B nos últimos anos, sabe-se que os lucros aumentaram. Mas, além disso, ainda pode-se diminuir os custos do negócio. Uma empresa que escolhe expandir ou migrar para o e-commerce terá vários cortes em gastos:

  • Catálogos impressos e a distribuição deles;
  • Boa parte de viagens até clientes pode ser evitada;
  • Menos erros operacionais, como nos pedidos, que evitam vazão de dinheiro;
  • Equipe e equipamentos reduzidos;
  • Menos burocracia: melhor para o cliente, pois gera fidelidade!

Além disso, as mesmas estratégias utilizadas no varejo, para gerar a fidelidade dos clientes, podem ser adotadas para gerar fidelidade nas empresas que compram no seu e-commerce para atacado:

  • Desconto em frete;
  • Frete grátis para compras acima de um determinado valor;
  • Atendimento rápido, personalizado e pessoal;
  • Promoções;
  • Cupom de desconto.

Problemas que o e-commerce B2B resolve no atacado distribuidor

No modelo tradicional, as empresas podem encontrar muitas barreiras e impedimentos na hora de fechar negócio. Por exemplo, boa parte do atacado distribuidor não funciona aos sábados e domingos, porém, existem empresas que trabalham pelo menos sábado e pequenos empreendedores que consomem inclusive o domingo para organizar seu negócio.

Portanto, o e-commerce para atacado acaba com essa barreira. As empresas podem acessar seu site, visualizar seus produtos e serviços e fazer pedidos a qualquer momento! É verdade que, nas primeiras compras, os clientes gostam de tratar tudo pessoalmente e se certificar que a empresa com a qual estão negociando condiz com a imagem digital. Entretanto, depois dos primeiros contatos grande parte das compras se dão de forma online. Por isso, não há complicações e nem perda de dinheiro!

O negócio online permite também agilidade e automação nas compras: os produtos são encontrados rapidamente, analisados, adicionados ao carrinho e, no final, o pedido é feito sem muitos problemas.

Assim como no mercado varejista, no B2B as mesmas técnicas de expansão do negócio são possíveis: com base nos pedidos, marcas e produtos mais vendidos, serviços mais requisitados etc, é possível montar estratégias de vendas, definir como o estoque será organizado, quais projetos serão priorizados e muito mais.

Essas informações, depois de organizadas da maneira devida, servem também para o marketing direto: entrar em contato com empresas que conhecem seu e-commerce para atacado, mas que ainda não têm fidelidade ou não arriscaram fechar negócio. No meio digital, essa estratégia se torna muito mais fácil e executável.

Como criar um e-commerce B2B

Ficou interessado no e-commerce para atacado? Veja algumas dicas para ajudar no planejamento do seu e-commerce B2B:

Defina metas de vendas

Isso pode ser complicado, visto que geralmente fazemos previsões de demanda imprecisas e erramos nos cálculos de probabilidades de vendas. Porém, algumas coisas simples, mas que fazem toda a diferença são: definir macro e micro objetivos, garantir a comunicação e eficácia no time de vendas, utilizar aplicativos de gestão para manter tudo organizado.

A partir disso, pode-se ter algumas metas objetivas de vendas, como:

  • Definir um número de clientes para fechar negócio;
  • Meta de receita;
  • Aumentar o sucesso no contato com possíveis clientes;
  • Recompensar os vendedores monetária ou não-monetariamente;

Não esqueça as necessidades dos seus clientes B2B

Esse é um ponto muito delicado e nem mesmo a melhor equipe de vendas poderia recuperar um cliente que se sente desprezado. Com um e-commerce para atacado, você terá todas as informações necessárias para criar estratégias e manter os clientes sempre satisfeitos.

Não esqueça de treinar e preparar sua equipe

Situações como a pandemia que chegou no ano de 2020, abalam a economia e fazem com que as empresas despreparadas corram o risco de fechar. Por isso, é importante investir nos seus profissionais, psicológica e tecnicamente, para que possam se desenvolver e dar retorno para o negócio.

Tenha um budget de criação e manutenção

É importante ter um plano base orçamentário para dar início a atividade produtiva e fazer os devidos ajustes conforme as necessidades. Assim, você traça objetivos de venda e produção e consegue fazer previsões das condições financeiras futuras. Tendo capital, também é possível realizar mudanças estratégicas.

Escolha a plataforma de e-commerce para atacado adequada

Para enfrentar os desafios e conseguir aplicar tudo que foi dito neste artigo, existem plataformas que ajudam e facilitam o trabalho. Na Webstore, você tem mais de 300 recursos disponíveis para criar o seu e-commerce para atacado, com integrações para lojistas que querem empreender forte no mercado, dispensando a burocracia e deixando o seu negócio ágil.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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