Eduarda Guedes

28 de outubro de 2021

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Black Friday: 15 dicas para realizar boas vendas

8 min de leitura

Neste ano, a Black Friday acontecerá dia 26 de novembro de 2021. Em 2020 as vendas do e-commerce foram de R $4,2 bilhões em apenas 2 dias de campanha, com alta de 25,1% nas vendas digitais em relação ao ano anterior, segundo uma matéria do E-commerce Brasil.

A estimativa feita por especialistas no aumento de vendas para a Black Friday 2021 é grande, bem como a expectativa dos consumidores, onde 71% dos brasileiros afirmam que vão comprar no evento.    

Além disso, um estudo feito pelo Google, confirma que 55% dos consumidores estariam dispostos a comprar novamente na Black Friday, dependendo apenas de um preço atrativo, frete grátis e transparência por conta da empresas, reduzindo o conceito de Black Fraude e apoiando a Black Friday verdadeira.   

Com base nesses dados, chegou o momento de aproveitar e vender mais na Black Friday. Sendo assim, acompanhe nossas 15 dicas para ter sucesso nas vendas

Dicas para sua loja virtual aproveitar a Black Friday 2021 e vender mais                

1. Pense em uma pré-campanha

A pré-campanha de Black Friday serve para antecipar algumas ofertas e reconhecer o mercado. É uma maneira de promover o rendimento de lucros e visibilidade para o e-commerce e também é uma ótima opção para você potencializar as compras no dia da Black Friday. 

Para isso, vale oferecer aos clientes ofertas e promoções relevantes, tornando o seu negócio mais reconhecido e oportuno para aumentar a base de clientes. Lembrando que, o ideal é que a pré campanha seja realizada próxima da Black Friday 2021, assim o cliente pode associar os dois eventos e acompanhá-los pode alcançar o resultado esperado.

2. Faça uma análise prévia dos preços do corrente          

A Black Friday é o período em que mais você deve avaliar o preço dos seus concorrentes, já que os clientes estão buscando pela melhor oportunidade de compra e custo-benefício. Quando você não faz uma pesquisa no mercado e oferece um valor desproporcional, seu e-commerce tende a vender muito pouco.    

Sendo assim, analise seu concorrente antecipadamente e estabeleça suas estratégias para atrair mais consumidores com preços adequados e que estejam de acordo com o orçamento do seu e-commerce.

3. Reforce seu estoque para a Black Friday         

Essa prática é imprescindível para vender mais na Black Friday. Isso porque com o estoque maior de produtos, você poderá atender um maior número de pedidos, o que será um diferencial para sua loja no evento. Dessa forma, vale mapear a saída de mercadorias de sua loja virtual para identificar quais produtos terão maior demanda. 

Após isso, escolha os produtos mais vendidos do seu e-commerce e negocie com os fornecedores para reforçar os estoques desses produtos. Assim, você consegue bons descontos na aquisição e oferece maiores descontos aos clientes.  

4. Crie uma jornada completa           

Para criar uma jornada de compra completa, é preciso pensar em todas etapas de venda e valorizar a criação de ações que encantem o cliente. Você pode fazer isso estabelecendo um relacionamento próximo com o público para atraí-lo até sua loja. 

Portanto, fique atento aos pontos que agradam o consumidor, invista no marketing digital e esteja presente nas redes sociais. Com isso, você consegue engajar o público e construir um relacionamento duradouro. 

5. Planeje sua estratégia de marketing digital 

Mesmo sabendo que o marketing digital proporciona muitos resultados, assim como qualquer ação de marketing, demanda tempo para se concretizar. Por isso, o planejamento deve ser antecipado com mais ou menos 30 dias de antecedência.

Para os clientes que já compraram na sua loja, oferecer um desconto mais agressivo ou um brinde, pode levar resultados positivos. No caso dos consumidores que nunca comparam no seu e-commerce, o ideal é investir na divulgação do seu produto campeão, ou seja, o “carro-chefe” da sua loja virtual. 

6. Foque no engajamento das suas redes sociais         

Considerando que o Facebook e o Instagram são as principais mídias do momento, que tal focar no engajamento delas? Afinal, conforme uma pesquisa realizada pela (PwC) Brasil, 77% dos consumidores são influenciados pelas redes sociais na hora de fechar uma compra online. 

Por isso, invista em um conteúdo de qualidade, usando a criatividade e preparando-se com antecedência para que o consumidor se organize e possa comprar na Black Friday 2021.    

7. Invista em anúncios específicos para Black Friday

Investindo em anúncios, você aumenta as chances de destaque e, consequentemente, pode lucrar mais. Entretanto, você deve se diferenciar entre os outros anúncios publicados em redes sociais ou no Google Ads. 

Por isso, foque na inovação, criatividade e conceito da marca que possam despertar a atenção do usuário. Além disso, priorize a boa experiência visual com imagens de alta resolução e que estejam conectadas com seu e-commerce.           

8. Tenha cuidado com o frete

A Black Friday é o período em que mais as pessoas procuram suporte eficiente sobre as entregas e valorizam o serviço prestado pelo e-commerce, fidelizando a marca. Portanto, planeje e converse com seus fornecedores e transportadores. Assim, você consegue passar um prazo de entrega real ao clientes.

9. Prepare o atendimento para Black Friday          

Aqui você deve lembrar que a Black Friday dura apenas um dia. Com o amplo tráfego de visitantes procurando promoções, o atendimento deve ser satisfatório para que não comprometa as compras futuras. Oferecendo um suporte adequado, você terá um volume considerável de vendas e ainda se destaca entre os concorrentes.

Então, se atente para preparar bem a sua equipe, se possível oferecendo um treinamento especializado para os encarregados com o primeiro contato com os leads. E não esqueça de manter um mesmo atendimento nos dias posteriores à Black Friday, para atender com excelência todos os clientes.                 

10. Esteja próximo do seu cliente

Para se aproximar dos clientes use e abuse das redes sociais. Assim, você pode oferecer um atendimento diferenciado e responder a todos os seguidores que enviarem dúvidas, sugestões e até mesmo reclamações. O mais importante é dar atenção a todos em tempo real.   

11. Preze pela transparência 

Entre as maiores reclamações da Black Friday, está o fato de algumas empresas subirem o preço de um produto para aplicar o desconto. Agindo assim, você compactua com o conceito de Black Fraude, por isso coloque descontos em seus produtos, porém com promoções reais. Dessa forma, as pessoas ficam satisfeitas com sua marca e a divulgam, aumentando sua base de clientes. 

12. Invista na estrutura do site

A falta de estrutura no site consiste em um dos maiores vilões da Black Friday. Dessa forma, você pode evitar reclamações entrando em contato com seu fornecedor com antecedência e verificando as ações necessárias para não haver lentidão e queda durante a Black Friday. Também faça um diagnóstico completo da sua loja virtual para que você identifique e corrija possíveis erros que podem impactar negativamente as vendas.       

13. Aproveite a Black Friday 2021 para atrair e fidelizar novos consumidores  

Isso pode ser feito através de uma grande estratégia que é respeitar os prazos, fazendo com que a entrega seja feita no momento indicado. Assim, você evita reclamações e má imagem do e-commerce junto ao público.        

14. Diversifique os meios de pagamentos

Como a Black Friday 2021 é um evento que exige mais facilidade de compra para seus clientes, não há nada mais adequado que diversificar os meios de pagamentos para que seu negócio venda mais na data. Muitos brasileiros encontram dificuldades no momento de finalizar os pedidos, justamente por ter poucas opções de pagamentos, então, pesquise sobre sua persona e integre meios de pagamentos adequados para cada um. 

15. Faça uma pesquisa de satisfação pós Black Friday            

Na Black Friday é comum que as lojas virtuais atraiam novos compradores e aumentem sua base. Portanto, esse momento é oportuno para saber o que deve ser melhorado em seu e-commerce. Para isso, interaja com os clientes após as vendas por meio do E-mail Marketing.

Lembre-se que a Black Friday 2021 não deve ser Black Fraude

Um grande problema em volta deste evento, é que algumas empresas tentam "maquiar'' os preços dos produtos aumentando valores antes da Black Friday e diminuindo durante a campanha. Algo como "metade do dobro do preço”, e os consumidores estão cada vez mais atentos com esse tipo de prática. 

Dessa forma, além de perder vendas, os lojistas que utilizam essa estratégia prejudicam a reputação da empresa. Se você quer vender mais na Black Friday,  evite a Black Fraude, sendo transparente e oferecendo descontos reais.

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