Gustavo Perina

8 de fevereiro de 2021

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8 dicas de atendimento pelo chat para vender mais [Guest Post]

7 min de leitura

O bom atendimento é uma característica fundamental de negócios que desejam alcançar ótimos resultados e crescer. Seja para iniciar um contato, fechar uma negociação ou até mesmo enviar uma mensagem de cobrança, atender bem é uma das principais formas de conquistar os consumidores.

Dominar as ferramentas e os processos que otimizam a eficiência dos seus canais é algo importante neste processo de atendimento. No mundo de hoje, onde a internet moldou a forma com que empresas se relacionam com seus clientes, o chat online ganhou uma posição de destaque. 

Consumidores passam horas do seu dia online, usando redes sociais e diversos aplicativos. A praticidade e facilidade de usar esses apps no dia a dia contribuiu com a popularidade deste canal de atendimento de negócios, tornando o chat seu canal de atendimento preferido quando comparado com telefone e e-mail. 

Muitas empresas notaram essas mudanças e já oferecem opções de atendimento via chat. No entanto, muitos negócios não são capazes de promover uma boa experiência aos clientes através deste canal. 

Se você deseja implementar o chat em seu site ou melhorar seus resultados com esta ferramenta, confira nossas dicas de atendimento pelo chat online para vender mais.

1. Atenda seus clientes com atenção

Ser atendido com educação e atenção é algo que todos os clientes que entram em contato com uma empresa desejam, independente do canal de comunicação escolhido. 

Uma forma de assegurar uma abordagem inicial educada e atenciosa é criar um roteiro para que seus atendentes possam seguir. O primeiro passo é se identificar, dizendo o nome e número do atendimento ou negociação, então, é preciso contar o motivo do contato.

Aproveite este momento para conhecer melhor o consumidor, entenda que linguagem deve ser usada e até mesmo busque proporcionar a ele a chance de demonstrar alguma preferência por um pronome de tratamento, como você, senhor, senhora, entre outros. Isso é algo que pode parecer simples, contudo, faz a diferença para pessoas que se importam.

2. Ofereça um atendimento ágil 

O chat online é uma ferramenta de atendimento em tempo real. Fazer com que seus clientes esperem para que suas solicitações sejam respondidas é desperdiçar o potencial deste canal de comunicação.

Evite deixar seus clientes esperando em uma fila de atendimento ou esperando para receber uma resposta. Principalmente de dúvidas ou questionamentos objetivos, caso isso aconteça, existe a possibilidade de que abandonem a interação com seu negócio e procurem uma alternativa da concorrência que atenda melhor suas necessidades.

Portanto, assegure que sua equipe tem o conhecimento sobre o seu negócio e as ferramentas necessárias para fazer atendimentos rápidos e simultâneos. Desta maneira, será possível promover a satisfação dos consumidores através de uma boa experiência com sua marca.

Uma das formas eficientes de diminuir o tempo de espera dos clientes é utilizar uma ferramenta de chatbot. Demandas mais simples poderão ser resolvidas através do autoatendimento, enquanto casos mais complexos serão direcionados aos membros de sua equipe. 

3. Aborde clientes com um chat proativo

Ser proativo faz toda a diferença nos resultados do atendimento pelo chat. Se você deseja vender mais, não deixe passar a oportunidade de interagir com clientes que estão acessando seu site.

Tenha instalado em seu site uma ferramenta de chat profissional para monitorar o acesso de suas páginas e enviar convites proativos customizados para iniciar conversas com os visitantes. Ao avaliar o conteúdo que está sendo acessado e personalizar sua interação, as chances de resposta e início de um atendimento serão muito maiores. 

4. Aprenda a usar o tom e a linguagem correta com seus clientes 

A empatia é fundamental para o atendimento em qualquer canal de comunicação. Conseguir enxergar o problema dos consumidores através de seus olhos é um grande diferencial para oferecer um atendimento que possa encantar. 

Para proporcionar boas experiências, sua equipe de atendimento deve sempre usar o tom de voz amigável ao interagir com consumidores. É preciso ser educado em todas as interações, enviando mensagens que demonstrem a atenciosidade e o cuidado que está sendo aplicado em cada atendimento.

A empatia, aliada a um atendimento eficiente que domina as informações de sua empresa irá causar boas impressões e passar confiança em cada chamado atendido.

5. Cultive o relacionamento com o cliente

Entender a jornada do cliente é importante tanto para vender mais, quanto para fidelizar clientes. Portanto, não deixe a relação entre negócio e consumidor acabar após a venda, não abandone seus clientes.

Mostrar que sua empresa se importa com a utilização do produto ou a qualidade do serviço oferecido mesmo após a negociação ter sido encerrada é uma forma poderosa de criar relações. 

Portanto, dê continuidade ao atendimento iniciado através do chat online em outros canais. Contudo, para que essa estratégia de fidelização seja eficiente, é preciso gerar algo de valor e não apenas enviar ofertas ou cupons para que comprem em seu site novamente. 

6. Use um roteiro, mas deixe-o de lado quando for necessário

O roteiro de atendimento é uma ferramenta poderosa para otimizar a qualidade e a quantidade de chamados atendidos por sua equipe. Ao considerar os principais aspectos, dúvidas e processos de uma empresa, o roteiro se torna um grande aliado dos atendentes para aumentar sua produtividade. 

Contudo, em um mundo onde as interações humanizadas estão cada vez mais importantes, é preciso contar com a empatia para compreender que existem situações onde é preciso deixar o roteiro de lado e oferecer algo mais aos seus clientes. 

Portanto, dê autonomia para sua equipe sair do roteiro nos casos necessários. Desta forma, lidar com casos excepcionais e clientes frustrados será mais fácil. Então, treine seus atendentes para que estejam preparados para identificar estas situações, além de entender tudo sobre o seu negócio.

7. Entenda quem é o seu cliente

Conhecer e entender o perfil do seu cliente é algo fundamental para aumentar o número de vendas através do chat online. Não hesite em questionar o consumidor sobre suas necessidades, pois é apenas desta forma que será possível entender suas motivações e oferecer as melhores soluções para seus problemas. 

Formulários para coletar informações sobre estas pessoas podem ajudar sua equipe, mas é possível extrair todos os dados necessários através de uma boa conversa através do chat.

8. Reúna e analize feedbacks

A melhor forma de descobrir o que está funcionando em sua estratégia de vendas é ouvir a opinião dos seus consumidores. Promova formas com que seus clientes possam se expressar quanto a qualidade do atendimento oferecido. 

Além disso, crie e controle relatório de desempenho de seus atendentes. Salve também históricos de conversas de casos importantes para fortalecer seus acertos e aprender com seus erros.  

Para vender mais através do atendimento pelo chat, é preciso investir

Esperamos que as informações e dicas compartilhadas em nosso artigo possam ajudar a promover ótimos resultados no seu negócio. Então, estruture e otimize os processos do seu negócio e esteja preparado para investir em melhorias que irão resultar em mais vendas!

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