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Como melhorar a experiência de compra no e-commerce

12 de setembro de 2023

6 min

Neste artigo

Um cliente satisfeito é um cliente que compra mais. Por isso, melhorar a experiência de compra no e-commerce é fundamental para garantir a fidelidade dos clientes. E pode não parecer, mas o processo começa antes mesmo da área do carrinho da sua loja. 

Para começar, essa tarefa inclui pensar em todos os pontos da jornada do consumidor na sua loja, da navegação, passando pelo checkout até o atendimento pós-venda, e essa importância é reforçada por diversas pesquisas. 

Segundo o portal Business2Community, 59% dos clientes não voltam a comprar em uma loja onde tiveram uma experiência ruim de atendimento. Outros 61% dos consumidores preferem um bom atendimento à qualidade ou ao preço dos produtos, de acordo com reportagem do portal G1. 

Por isso, selecionamos algumas dicas para impulsionar a experiência dos seus clientes e melhorar a reputação da sua loja, confira!

A Melhor Experiência de Compra no E-commerce = mais clientes

A jornada de compra de qualquer consumidor começa muito antes do momento em que o usuário digita o endereço da sua loja, ou visita esse espaço em um dos marketplaces em que sua marca esteja presente. 

O conteúdo sobre produtos publicado nas suas redes sociais, as avaliações dos clientes em marketplaces, comentários de usuários nos perfis da sua loja… tudo pode ser convertido em promoção da sua marca. 

Então, conheça o seu cliente para conseguir melhorar a experiência de compra do seu e-commerce. Entenda suas necessidades, como seu produto atende a elas, e como fazer com que ele perceba isso, entre outras coisas. Saber para quem você vende seus produtos é fundamental para fazer isso da melhor maneira possível. 

Loja arrumada, experiência melhorada

Melhorar a experiência de compra do seu cliente inclui facilitar ao máximo que seus clientes encontrem os produtos que desejam em poucos cliques na sua loja virtual. E para garantir isso, comece primeiro organizando as seções da sua loja, como boa loja que se preze. 😉

Ao concluir essa tarefa, listando todos os seus produtos em categorias, lembre-se de garantir boas descrições para eles, com detalhes e informações técnicas sobre cada item. Além de serem conteúdos que podem ser indexados nos buscadores, melhorando o posicionamento da sua loja virtual nos resultados de busca, bons textos ajudam na decisão de compra. 

As imagens também são muito importantes, então capriche! Aliás, muitos fornecedores já oferecem boas fotos, com o tratamento visual e prontas para chamar a atenção na sua loja. Se essa opção não for disponível, existem muitos tutoriais disponíveis online para você usar como guia, mas não deixe de ter imagens interessantes para acompanhar as descrições dos produtos.

Afinal, uma imagem vale mais do que mil palavras. 

Se é fácil escolher, é fácil comprar!

A melhor experiência para os clientes, na fase do carrinho, é facilidade para escolher e pagar o pedido. Falando de uma boa loja virtual, isso significa um layout simples para a área do carrinho, para que seu cliente não se distraia durante a finalização do processo nem tenha problema em pagar o pedido.

Do cadastro do cliente ao pagamento, vale a máxima "menos é mais": quantos menos cliques, menores as chances de desistência. Facilitar a vida do seu cliente significa mais chances de consumidores felizes e voltando à sua loja. 😉

Em caso de dúvida, esteja a postos

Parte de uma ótima experiência de compra no e-commerce é o atendimento. Garantir que não exista diferença entre os canais que seu cliente escolhe para ser atendido é fundamental para uma boa experiência de consumo. 

A omnicanalidade passou de tendência para necessidade quando o assunto é melhorar o relacionamento com seus clientes. A integração de todos os canais traz agilidade no atendimento, comunica melhor o posicionamento da sua marca e combina divulgar produtos, responder às dúvidas e garantir uma boa experiência aos consumidores. 

É sempre bom reforçar que o atendimento não acaba quando a venda é concluída: sua marca precisa estar disponível para responder sobre entrega, qualidade dos produtos e até mesmo devolução dos pedidos. 

O pós-venda é tão importante para uma boa experiência que é decisivo para um consumidor fidelizado, que escolhe retornar à sua loja. 

Unboxing: o encantamento após a compra

Não é difícil encontrar, nas mídias sociais, vídeos de influenciadores digitais abrindo pacotes enviados a eles pelas marcas, certo? O chamado unboxing, na verdade, também pode ser utilizado por você, lojista, para encantar seus clientes, influenciadores ou não. 

Cuidar dos detalhes da embalagem do pedido pode parecer bobagem, mas faz a diferença para seu cliente. Mostra cuidado e atenção, o que resulta em uma melhor experiência de compra. 

Uma mensagem personalizada, um bilhete escrito à mão ou até mesmo uma embalagem personalizada, dentro da caixa de envio, podem trazer ótimos resultados na satisfação do seu cliente. Pense nisso! 😉

A hora da estrela e das avaliações

Pedido entregue, cliente satisfeito. Ou assim você espera. Mas para ter certeza, peça por uma avaliação da compra e da experiência de consumo. Aliás, incentive esse hábito dos seus clientes!

Talvez você não receba comentários positivos em todas as avaliações, mas o mais importante é que você tenha esse retorno dos seus clientes para poder melhorar as próximas compras. 

E sem contar que avaliações de outros usuários refletem diretamente na sua reputação, seja o seu e-commerce ou qualquer marketplace integrado à sua loja, fazendo a diferença para conquistar mais clientes. 

Lembre-se: todas as avaliações devem ser respondidas, não importa se positivas ou negativas. Isso demonstra disponibilidade da sua loja para atender clientes.  

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Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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