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Saiba 6 vantagens em levar o seu negócio para o digital

30 de julho de 2020

7 min

Neste artigo

Investir em um negócio online nunca foi tão promissor quanto nos dias de hoje. Para se ter ideia, a edição trimestral do relatório Neotrust, desenvolvido pela Compre & Confie e divulgado abril de 2020, apontou um crescimento de 26,7% nesse mercado quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Isso equivale a um aumento de R$ 20,4 bilhões no faturamento.

Dados como esses têm impulsionado empreendedores a avaliar uma possível integração entre a loja virtual e o ponto de venda físico ou, até mesmo, começarem a investir diretamente no universo digital. Fato é que, mais do que uma opção, esse é um caminho indispensável para empresas que pretendem manter o diferencial competitivo e fidelizar clientes.

Afinal, a concorrência é cada vez maior em todos os setores. Na mesma medida, o consumidor é exigente, o que o faz pesquisar antes de se decidir por uma compra. Além disso, busca ter uma experiência positiva em diversos canais. Isso sem contar a pandemia de coronavírus, que está causando uma verdadeira revolução no mercado e no estilo de vida das pessoas.

Se você chegou até aqui, provavelmente é porque tem interesse no segmento de e-commerce, mas quer saber se realmente vale a pena apostar. Foi pensando nisso que fizemos esse conteúdo, que traz 6 benefícios de um negócio online. Confira!

1. Vendas em todo o Brasil

Quando uma marca só conta com pontos de venda físicos, seu alcance fica limitado à determinada região. Ou seja, por mais que haja um público-alvo considerável, boa parte dele não tem acesso aos produtos oferecidos.

Uma das principais vantagens de abrir um e-commerce é justamente poder atender consumidores de todo o Brasil e até mesmo do exterior. Imagine que um potencial cliente está visualizando as redes sociais e se depara com um anúncio da loja virtual sobre um item que procura. Em poucos minutos, ele pode entrar no site e fazer uma compra. Já com o varejo físico isso não acontece, limitando a lucratividade da empresa.

Esse processo ocorre com o auxílio de ferramentas de Marketing Digital que podem auxiliar de forma significativa em processos como segmentação do público, escolha dos canais mais adequados para a comunicação da marca,  planejamento estratégico e execução das estratégias. Entre as ferramentas estão redes sociais, SEO, anúncios no Google Ads e Marketing de Conteúdo.

Outro modo de aumentar ainda mais o alcance e as vendas de um negócio online é integrá-lo à marketplaces.  Para quem tem dúvidas, tratam-se de plataformas mediadas por empresas, em que diversos fornecedores se inscrevem e vendem seus produtos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela PwC no Brasil, 95% dos consumidores que realizam compras na internet o fazem por meio de um marketplace. Por aí você já pode imaginar as possibilidades de vendas do seu negócio.

2. Audiência 24 horas

Além de um negócio online permitir que os clientes adquiram produtos a partir de qualquer localidade, é possível vender durante 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Isso beneficia tanto a marca, que pode comercializar seus produtos a todo momento, quanto o cliente, o qual realiza suas compras na hora mais oportuna.

Um aspecto a se frisar é a importância de determinar horários para os canais de atendimento. Para isso, uma dica é disponibilizar essas informações bem visíveis no site, de modo a evitar possíveis mal entendidos ou insatisfações.

3. Remarketing

vantagens de ter um negócio online

O remarketing é um dos recursos com os quais os negócios online se beneficiam amplamente. Trata-se de uma ferramenta do Google Ads que marca e identifica usuários que já visitaram um site em outros momentos. A partir daí, passa a exibir seus anúncios mais frequentemente quando os mesmos visitam sites parceiros.

Segundo informações do próprio Google, somente 3% dos potenciais clientes de um e-commerce fazem uma compra na primeira vez que o acessam. Isso quer dizer que, se tiverem o estímulo adequado, como é o caso das campanhas de remarketing, passam a ter um contato mais íntimo com a empresa, o que favorece a decisão de compra.

Outras informações relevantes sobre o assunto são do relatório de personalização de Marketing desenvolvido pela AgilOne. Esse aponta que 58% dos usuários gostam de receber e-mails sobre ofertas de produtos já visitados em uma loja virtual, e 41% das pessoas entre 25 e 34 anos veem como positivo o recebimento de notificações sobre abandono do carrinho de compra.

4. Variados canais de relacionamento e vendas

O consumidor atual é omnichannel. Ou seja, busca encontrar suas marcas de preferência em diversos canais. Essa característica é favorecida por um negócio online, já que se abre o leque para a criação de vários meios para o relacionamento com clientes e potenciais clientes, bem como para a realização de vendas. Apesar de uma loja física poder estar presente nas redes sociais e outros meios digitais, com uma loja virtual é possível ir além.

Para te convencer sobre as vantagens de ter uma empresa multicanal, o estudo Worldwide Retail Predictions, da International Data Corporation (IDC), afirma que até 50% dos varejistas teriam adotado alguma plataforma omnichannel em 2019, o que permitiria um aumento de até 30% na lucratividade. Outro dado interessante do estudo é que consumidores que se utilizam de canais integrados de atendimento gastam de 15% a 20% a mais do que clientes convencionais.

5. Aumento do conhecimento da marca

Hoje em dia é muito comum que o consumidor pesquise na internet antes de fazer uma compra, seja ela no ambiente físico ou online. Fato é que nessas buscas encontra inúmeras soluções, escolhendo aquelas que mais chamam a sua atenção.

Ter um negócio online é sinônimo de maior conhecimento sobre a marca por parte de potenciais clientes. Além disso, por meio de uma comunicação transparente e ampliada com o auxílio de diversos meios de comunicação, se estabelece relacionamentos positivos e duradouros. Esses refletem-se em desenvolvimento de autoridade, fidelização, recomendações espontâneas e aumento nas vendas e no faturamento.

6. Suporte rápido e automatizado

Ter um negócio online possibilita oferecer um suporte rápido e automatizado aos clientes. Como a agilidade é uma das características mais valorizadas pelo novo consumidor, isso auxilia diretamente nas chances de sucesso.

Na prática, imagine que você faz uma compra em uma loja física e, ao ter uma dúvida sobre instalação ou procedimentos relacionados à sua nova aquisição, entra em contato. Nesse momento, sua ligação é transferida para o setor de atendimento ao cliente que, por sua vez, direciona a demanda para o suporte, o qual irá agendar um outro momento para a resolução.

Já quando se trata de e-commerce, muitos processos se tornam automatizados, o que inclui a gestão do relacionamento com o cliente. Por meio de dados advindos de plataformas integradas de e-commerce, é possível consultar rapidamente o histórico do consumidor e buscar soluções imediatas ou com maior rapidez para as questões que se apresentam.

Esses são apenas alguns dos benefícios de se investir em um negócio online. Como citamos, essa já não é uma estratégia opcional, mas uma ação que mais cedo ou mais tarde terá que ser implementada por negócios que querem crescer e permanecer sólidas nesse novo mercado.

Quais os maiores desafios que sua empresa enfrenta atualmente e que podem ser superados com a ajuda de um e-commerce? Comente aqui para compartilharmos experiências!

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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