Gustavo Perina

7 de dezembro de 2021

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Esteja preparado para vender e entregar mais e melhor no Natal 2021

5 min de leitura

Baseado em pesquisas feitas recentemente sobre a estimativa de vendas para o Natal 2021, o mercado está esperando 25% de faturamento a mais que em 2020. Certamente, há uma falta de previsibilidade para o e-commerce, considerando a crise financeira emplacada pela pandemia. No entanto, não é necessário desanimar, já que o Natal em si é uma ótima oportunidade de vendas.

Se voltarmos ao ano passado, os dados são bem animadores, visto que durante o mês de dezembro R$ 3,76 bilhões entre os dias 10 e 24. Ao todo, o e-commerce cresceu 44,6% relacionado a mesma data de 2019, de acordo com dados da Ebit|Nielsen.

Considerando tudo isso, prepare-se para o Natal 2021 através das nossas dicas, desenvolvendo-as, para que você venda e entregue mais e melhor.

Planeje o seu Natal 2021

Planejamento

Antes de tomar qualquer decisão, sempre aposte no planejamento, principalmente para aproveitar esse período otimista de mercado. É notável a falta de matérias-primas e embalagens no mercado, o elevado nível de rupturas e aumento de preços.

O que está funcionando nesse momento é a lei da oferta e demanda, portanto, é provável que essa escassez se intensifique ainda mais com o final de ano, juntamente, à procura por itens específicos. Portanto, não deixe de se antecipar, pois é possível que você consiga as matérias-primas e embalagens mais disputadas e com melhor preço.

Segurança em primeiro lugar!

De fato, os consumidores já estão ansiosos pelos encontros do Natal 2021, entretanto, também há uma preocupação com os protocolos sanitários. Então, não passe despercebido desse tópico. Não deixe de anunciar nas redes sociais os cuidados que seus clientes devem ter nas confraternizações.

Além disso, caso a sua loja tenha um blog, elabore conteúdos, enfatizando a importância da proteção, por exemplo, não descartar o uso de máscaras, mesmo que já tenha se vacinado, o uso do álcool em gel, entre outras observações. Assim, além de familiarizar o momento que estamos vivendo com os clientes, você poderá ganhar melhores posições nos motores de busca com assuntos relevantes.

Ofereça presentes ao invés de produtos na sua loja neste Natal 2021

Venda presentes, não produtos

Considere o espírito natalino e lembre-se que este é um período em que os consumidores pretendem presentear amigos e familiares. Dessa forma, é preciso ter em mente que você irá vender presentes e não produtos. Para isso, faça decorações atrativas em seu site, invista em embalagens que acompanhem um laço para passar ao cliente a necessidade de expressar o carinho por pessoas próximas, e, claro, por meio de presentes de sua loja.

Boas descrições de produtos

Reescreva as descrições dos produtos associados ao Natal e inclua referências de presentes e de produtos que seriam relevantes para presentear. Você pode fazer isso procurando palavras-chave que sejam associadas a data. 

Utilize a ferramenta Ubersuggest ou até mesmo o planejador do Google Ads para procurar os termos. Não é necessário alterar todas as descrições, escolher alguns produtos que sejam propícios para o momento, atraindo os consumidores.

Otimize a rotina e processos da sua equipe

Um suporte otimizado é extremamente importante para datas comemorativas como o Natal 2021, com base no volume de pessoas no site aumenta consideravelmente. Portanto, prepare a sua equipe de atendimento para lidar com todo tipo de dúvidas e preocupações, não deixe de disponibilizar as informações sobre o produto ou serviço de maneira clara, objetiva e simples para os clientes.

Além disso, reforce a sua equipe para atender vários canais de contato ao cliente, como telefone, chat, formulário no site, WhatsApp e demais redes sociais. Priorize uma resposta a todas as chamadas dentro de até 48 horas.

Conversa por vídeo chamada no Natal 2021

Comunicação é a chave

Já sabemos que você deve atender de forma excepcional os seus clientes, no entanto tenha uma base de como se comunicar com seu cliente. Afinal, as pessoas devem saber o quão são especiais para sua empresa. 

Não faça isso pela imagem comercial e sim com foco de quem está resolvendo uma demanda para seu cliente. Assim, você consegue encantar os seus clientes para que eles continuem comprando com você em momentos especiais. Comunique-se com o consumidor, levando a mensagem que você está ali para entregar o que ele necessita.

Deixe claro sua política de trocas e devoluções

Se você tiver uma política de troca flexível no seu e-commerce, fica mais fácil vender mais no Natal 2021. É definido por lei que todas as lojas virtuais sejam obrigadas a fazer troca do produto ou devolver o dinheiro da compra em caso de defeito ou arrependimento. No entanto, para outras situações, cada empresa pode decidir como proceder. 

Muitos e-commerces já utilizam a troca gratuita que possuem uma necessidade maior no período natalino, já que a maioria dos produtos vendidos são presentes para outras pessoas e, às vezes, é necessário fazer trocas.

Ofereça descontos especiais no frete

O frete grátis, normalmente é a alegria de todo cliente. Para vender e entregar mais e melhor no Natal 2021, faça um planejamento e negocie com os fornecedores uma maneira de aplicar envio cortesia nas proximidades do Natal. A vantagem pode ser incluída em todo site ou apenas em algumas ocasiões. Há várias maneiras de oferecer frete grátis no e-commerce:

  • Compras acima de um preço específico;
  • Somente para algumas regiões;
  • Apenas para itens de uma categoria;
  • Para um determinado tipo de entrega.

Outra maneira atrativa é ter um frete a preço único para todos os pedidos com um valor simbólico que serve de estímulo para que o cliente indeciso compre na sua loja virtual.

Todas essas dicas tem grande potencial para fazer seu e-commerce vender e entregar mais e melhor no Natal 2021. Combine duas ou mais ideias em seu planejamento e prepare-se para o sucesso! Afinal, você não pode deixar essa oportunidade de final de ano passar em branco, não é mesmo?

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