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Como embalar encomendas da minha loja?

26 de maio de 2021

4 min

Neste artigo

Criar um site, desenvolver uma identidade visual e fazer um bom planejamento são etapas essenciais para o crescimento e o sucesso do seu negócio. Mas, você já parou para pensar sobre a importância de embalar encomendas do seu e-commerce?

O processo de embalar pedidos é um momento crucial dentro do funcionamento de um e-commerce, pois, além de ser o primeiro contato físico do cliente com o seu produto, nenhum cliente deseja receber a sua compra danificada.

Para evitar problemas e garantir o sucesso desta etapa da venda, o melhor caminho é padronizar o processo, visando sempre a proteção dos produtos e a garantia de que eles seguirão o trajeto da melhor maneira possível.

Por isso, no texto de hoje trouxemos as 5 principais dicas sobre como embalar encomendas do seu e-commerce da melhor forma.

1. Atenção ao código de barras

Os produtos enviados pelos Correios ou por transportadoras levam sempre na embalagem uma etiqueta com o código de barras. É importante que essa etiqueta fique em um lugar visível da embalagem. Por isso, tome cuidado para que ela não seja dobrada ou danificada, pois isso dificulta a leitura dos dados.

2. Utilize embalagens da sua empresa

Experiências extremamente positivas e negativas são as mais marcantes, mas com certeza você quer que o seu e-commerce seja lembrado por uma ação positiva. Neste sentido, a embalagem tem uma segunda função, além de manter o produto protegido, ela serve como um diferencial competitivo e pode ser um meio de se relacionar e até de fidelizar clientes através de uma boa experiência.

Algumas dicas de embalagem para explorar esse recurso:

  • Personalize: a embalagem é um meio de gerar estímulos visuais no consumidor, por isso, na hora de embalar encomendas do seu e-commerce utilize caixas com seu logo, o slogan da sua marca, aplicações diferenciadas e até tutoriais de como reaproveitar a embalagem.
  • Invista nos detalhes: certifique-se de que os seus produtos serão enviados de modo apresentável. As roupas, por exemplo, devem ser enviadas bem dobradas, cheirosas e protegidas. Você pode investir em saquinhos de tecido ou embalagens plásticas com fechamento zip que possam ser aproveitados posteriormente para outros fins. Um laço, uma fita, um bilhetinho, enfim, cada detalhe é importante para fazer o cliente se sentir especial.
  • Surpreenda: não existe ninguém que não goste de receber mais do que esperava. Por isso, invista em boas surpresas: brindes, mimos, vouchers de desconto, etc.

3. Não deixe espaços vazios na sua caixa 

Ao embalar encomendas do seu e-commerce, busque uma embalagem do tamanho adequado para cada produto. É importante não deixar espaços sobrando na caixa, para evitar que a mercadoria fique “dançando” durante o transporte e o produto chegue bagunçado ou danificado ao destino.

4. Sinalize caso haja itens frágeis

Os produtos frágeis devem ser identificados na embalagem, para que o transporte seja feito com ainda mais cuidado e atenção. Normalmente, são produtos que podem ser quebrados ou danificados facilmente e, por isso, a embalagem deve estar sinalizada com o aviso.

5. Use materiais de qualidade

Sacos plásticos e papel pardo não são materiais indicados na hora de embalar encomendas do seu e-commerce. Esses materiais são frágeis e se rasgam com facilidade, por isso não são seguros para proteger os produtos. Dessa forma, prefira as caixas e embalagens mais resistentes.

Dica bônus: faça Unboxing Experience

A experiência de tirar algo da caixa é chamada de “unboxing experience” e é mais um recurso que você pode explorar ao embalar encomendas do seu e-commerce. Para proporcionar uma experiência diferenciada aos seus consumidores, invista em uma embalagem interna, detalhes texturizados, papel de seda, materiais ecológicos e recados personalizados com o nome do cliente.

Com todas essas dicas, os envios do seu e-commerce têm tudo para se tornarem uma experiência incrível!

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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