Eduarda Guedes

17 de novembro de 2021

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Como criar uma loja virtual para pets?

7 min de leitura

Em 2020 a abertura de lojas virtuais foi a solução para muitos empreendedores. Com o aumento das compras online, ter um e-commerce tornou-se uma necessidade. 

Em 2021, o Brasil registrou a incrível marca de 1,59 milhões de lojas online, o que estimulou ainda mais as compras no e-commerce possibilitando um crescimento de 40%, quando comparados aos anos anteriores. 

Além disso, estima-se que com esse crescimento hoje no Brasil são criadas 789 lojas online por dia, apenas para atender a demanda de compras online. 

Pensando assim, fizemos um passo a passo para você criar sua loja virtual pet e lucrar bastante. Leia este artigo até o final e saiba como ter um e-commerce pet de muito sucesso. 

Motivos para montar uma loja virtual pet?

Na verdade, uma loja de animais online pode ganhar muito dinheiro! 

Cada vez mais animais são adotados a cada ano. Afinal, muitos casais e pessoas que moram sozinhas optam por ter um animal de estimação em vez de um filho. Por falta de tempo para a criança e limitações financeiras. 

Embora as famílias invistam fortemente no bem-estar de seus animais de estimação, as crianças ainda requerem muito mais atenção e recursos. 

O número de pais e mães de animais de estimação que aparecem diariamente no país, continua crescendo no segmento. 

É por isso que abrir uma loja virtual pet tem tudo para dar muito certo!

Passo a Passo de como criar uma loja virtual pet

Bom, se você gostou da ideia de ter uma loja virtual pet siga esse passo a passo e crie a sua agora mesmo! Veja abaixo:

Defina o leque de produtos que serão vendidos

Agora que você definiu seu segmento de atenção, é hora de escolher os produtos a serem vendidos. 

Este é o momento de buscar fornecedores e fazer as melhores ofertas. Mas lembre-se de uma regra básica do e-commerce: nunca dependa de um único provedor. Porque o que quer que aconteça afetará seus negócios. 

Além disso, é particularmente importante na loja virtual pet estar atento às necessidades do público. A maioria das lojas online de suprimentos para animais de estimação concentra todas as suas energias em produtos para cães. Você também pode encontrar uma ou duas coisas para outros animais. 

Além das lojas voltadas exclusivamente para cães, é muito importante que sua loja virtual pet ofereça uma variedade de produtos. 

Sem dúvida, com o aumento substancial das famílias alugando e comprando casas, a demanda por animais menores aumentou dramaticamente: gatos, pássaros, roedores, peixes e até répteis. 

Por esse motivo, é importante que uma loja virtual pet esteja sempre atualizada e crescendo para atender a diferentes públicos-alvo.

Escolha sua plataforma de e-commerce

Agora que você sabe quais produtos estão sendo vendidos em sua loja e o quão dinâmico é o negócio, é hora de escolher sua plataforma de comércio eletrônico

No entanto, esta é uma parte essencial do processo, pois é onde você fará suas vendas. 

No entanto, escolha uma plataforma que se adapte ao seu projeto, planeje o crescimento do seu negócio, tenha um sistema de gestão completo e tenha integrações nativas com os mercados. 

Ou seja, com as integrações nativas, você não precisa pagar por um hub separado para integrar o seu pet shop online aos maiores vendedores do Brasil.

Escolha entre um tema ou layout personalizado

Essas decisões andam juntas porque uma depende da outra. 

Além de escolher sua plataforma de e-commerce, é importante considerar se o design é customizado ou temático. 

Os temas prontos para uso podem ser obtidos diretamente na plataforma escolhida. Eles são instalados de forma rápida e fácil e geralmente estão sujeitos a modificações e ajustes. Além disso, a economia de tempo e investimento é considerável. Porém, a estética da sua loja não será 100% original. 

Os designs individuais, por outro lado, tendem a criar um maior grau de identificação com o cliente, uma vez que são concebidos e concebidos exclusivamente para a sua loja e convencem o seu público-alvo. Porém, é uma opção que encarece o projeto e pode levar meses para ser concluída 100%. 

E qual a melhor opção? Isso depende! Tudo depende da sua oportunidade de investimento e do prazo de lançamento da loja.

Cadastre seus produtos

Está tudo bem com os produtos, plataforma e design? É hora de sujar as mãos! 

O registro do produto é uma parte essencial para o sucesso da sua loja online.

Organize a árvore de categorias

Antes que os produtos possam ser registrados, as categorias nas quais eles se enquadram devem ser criadas. 

Portanto, reserve um tempo para criar e registrar sua árvore de categorias. É importante que você siga uma hierarquia e faça sentido para quem procura em sua loja.

Escreva bem o título do produto

O título do produto deve conter todas as informações essenciais para obter o clique. 

Neste caso, descarte as informações que não sejam tão relevantes e deixe-as como complemento da descrição do produto. 

Também tente trabalhar hierarquicamente no título, colocando a palavra-chave no início e as demais informações depois.

Escreva uma boa descrição de produto

Em uma loja física, temos o vendedor. Quem mostra o produto, explica os detalhes, demonstra os benefícios e adapta o produto à vida do cliente. 

Quando se trata de uma loja virtual temos a descrição do produto. Ela é responsável pela venda ou não. Na verdade, é possível que o cliente utilize um canal de atendimento para esclarecer quaisquer dúvidas. Mas, idealmente, todas as informações estão na descrição. 

A descrição do produto deve ser detalhada, explicar os benefícios e vantagens do produto, dizer porque este produto fará a diferença na vida do animal de estimação e incorporá-lo na vida do cliente através da imaginação. 

Também é importante que a descrição repita a palavra-chave várias vezes (duas ou três vezes).

Escolha imagens de alta qualidade

Provavelmente, seus fornecedores já estão entregando produtos com fotos pré-fabricadas. 

No entanto, ter as suas próprias fotos é um verdadeiro diferencial. Isso ocorre porque suas fotos não serão iguais às de muitos concorrentes com o mesmo fornecedor e você terá a oportunidade de investir em fotos de melhor qualidade. 

Se sim, encontre um fotógrafo especializado em fotografia de produto. Desse modo, você terá fotos de diversos ângulos, perto dos detalhes, uma imagem de alta qualidade e, consequentemente, uma maior oportunidade de vendas. 

Lembre-se de que a maioria dos animais de estimação são tratados como crianças.

Planeje o seu marketing para divulgar

Para planejar o marketing você vai precisar seguir alguns passos:

  1. Defina o seu público e persona;
  2. Saiba quais são os objetivos da comunicação; 
  3. Entenda onde seu público está;
  4. Produza materiais interativos e atrativos aos olhos do seu cliente;
  5. Planeje como serão essas ações e quem estará envolvido para que tudo aconteça; 
  6. Execute, mensure e analise os resultados. 

Seguindo esses passos você terá um planejamento completo de marketing de divulgação e saberá como conquistar o seu público e prepará-lo para a compra na sua loja virtual pet. 

Conclusão: 

Lojas virtuais já estão consolidadas no mercado e o amor pelos pets também, se juntarmos esses dois, é sinal de um público efetivo e presente em vários meios de comunicação buscando por novidades de mercado. 

Por isso, busque saber o que os tutores de pets gostam e invista neste formato de negócio, além disso, uma campanha de marketing efetiva pode ampliar o seu negócio e ajudar no reconhecimento da sua loja. 

Não despreze os detalhes, pois eles são importantes para a colocação do seu e-commerce no Google, assim sua loja virtual pet será achada facilmente.

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