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10 coisas que você deve analisar antes de migrar de plataforma

26 de dezembro de 2022

7 min

Neste artigo

Migrar de plataforma não é uma decisão fácil, muito menos uma atitude que deve ser tomada de forma precipitada. Até porque, para cogitar essa possibilidade, você deve ter vivenciado uma experiência nada agradável, não é mesmo?

É por isso que, antes de transferir sua loja virtual para outra solução digital, você precisa conferir se a sua nova plataforma de e-commerce oferece todos os recursos e funcionalidades necessários.

Assim, não correrá o risco de reviver os mesmos problemas e, finalmente, conseguirá o que tanto deseja: melhorar a experiência do cliente e aumentar a taxa de conversão.

Neste artigo, reunimos as principais informações sobre o assunto. Se você estiver insatisfeito com a sua plataforma atual e deseja melhorar os resultados do seu negócio, continue a leitura até o final!

10 coisas que você deve analisar antes de migrar de plataforma

Sabemos que qualquer ação impensada pode trazer sérias consequências para o seu negócio, sejam elas de curto ou longo prazo. Portanto, para realizar uma migração de sucesso, você precisa se planejar.

Monte uma lista com as principais plataformas de e-commerce e analise os prós e os contras de cada uma delas, levando em consideração tudo o que você precisa para melhorar a performance da sua loja virtual.

Dessa maneira, ficará mais fácil estruturar todas as ações que devem ser executadas a seguir. Para facilitar esse processo de pesquisa, confira 10 pontos fundamentais dos quais você não pode se esquecer.

1) Tecnologia

Quanto melhor for a tecnologia implementada na loja virtual, melhores serão os seus resultados no futuro. Sendo assim, é importante verificar se a sua potencial plataforma de e-commerce oferece as funcionalidades de que você precisa.

A Webstore, por exemplo, é uma plataforma que, além de contar com uma tecnologia de ponta, disponibiliza mais de 300 recursos e integrações (meios de pagamento, comunicação, marketing, etc.) para facilitar a sua rotina e potencializar suas vendas.

Com isso, a sua loja não estará sujeita a problemas de lentidão ou instabilidade frequentes e, ainda por cima, poderá ser personalizada da maneira que for mais conveniente para você e para os seus clientes.

2) Recursos e integrações

Recursos e integrações são uma mão na roda para quem precisa administrar um e-commerce. Além de não ter que abrir diversas abas ou aplicativos e fazer login em cada um deles, você consegue criar estratégias mais rápidas e assertivas.

No entanto, ainda que algumas plataformas ofereçam essa facilidade, nem todas contam com uma ampla variedade de opções, o que também prejudica o desempenho do seu negócio. Afinal, alternativas limitadas restringem as suas ações.

Por isso, não deixe de levar isso em consideração. 

3) Custos

Querendo ou não, a migração de plataforma gera custos. Mas você quem escolhe com quais deles irá arcar. Comissão sobre vendas, planos com preços abusivos e sistemas de qualidade questionável são despesas que refreiam o crescimento do seu negócio sem que perceba.

Portanto, busque migrar para uma plataforma que ofereça um ótimo custo-benefício. Ou seja, preços que cabem no seu bolso e serviços que contribuem para a evolução contínua e dinâmica da sua empresa.

4) Flexibilização na edição de temas e layouts

Layouts engessados e sem originalidade não chamam a atenção dos visitantes, isso é fato! 

Logo, você precisa garantir que a identidade visual da sua vitrine online tenha a cara da sua marca e seja atrativa o suficiente para fazer com que seus clientes se sintam confortáveis para navegar por todas as páginas, especialmente se o layout for personalizado.

Lembre-se de que você fará diversas mudanças que podem causar uma certa estranheza ao seu público. Então, esse processo precisa ser feito com bastante cuidado e precisão. Se a sua plataforma não oferecer essa possibilidade, talvez ela não seja ideal para você.

5) Segurança de tráfego de dados

Um ponto extremamente importante é a segurança de dados. Para que a migração seja segura, você precisa conferir se o seu domínio atual é compatível com o novo sistema ou se a sua plataforma de e-commerce oferece o certificado SSL – se for grátis, melhor ainda.

Assim, todos os produtos, pedidos e dados cadastrais estarão protegidos. Vale ressaltar que você precisa fazer um backup dessas informações para não as perder ao longo do processo. É possível fazer isso, por exemplo, por meio de uma planilha Excel.

6) Checkout facilitado

O checkout transparente e simplificado é, sem dúvida, uma facilidade que não pode faltar na sua loja virtual. Pois é ele que contribui para que os clientes não abandonem o carrinho de compras.

Páginas de cadastro longas demais ou que direcionam os clientes para outro local costumam desanimar ou até mesmo estressar os clientes. E você não quer isso, né?

Portanto, se você quer melhorar a experiência de compra e aumentar as conversões na sua loja virtual, não esqueça de incluir esse recurso no seu planejamento.

7) Emissão de relatórios

Imagine um painel integrado onde você pode visualizar os resultados de todas as suas ações de marketing, o índice de conversões, o ticket médio e o fluxo de tráfego da sua loja virtual. Parece bom demais para ser verdade, não é?

Mas, acredite, é possível. Basta escolher a plataforma de e-commerce certa. Algumas hospedagens oferecem esse recurso e ainda integram ferramentas de análise mais precisas, como Google Analytics e Google Ads.

8) Redirect 301

A migração de plataforma de e-commerce requer uma mudança de endereço das páginas. Dessa forma, para que a sua loja virtual não perca tráfego ou o posicionamento no Google, você precisa confirmar se a sua nova solução digital utiliza o Redirect 301.

Grosso modo, o redirecionamento 301 é um link que indica ao Google que um URL se encontra em um lugar diferente. Mas para que ele funcione corretamente, é necessário manter as palavras-chave nos títulos, URLs e descrições de produtos.

9) Suporte técnico

Contar com um bom suporte técnico é fundamental para que consiga resolver eventuais problemas com mais rapidez e facilidade.

Então, é importante escolher uma plataforma que proporcione um atendimento rápido, eficaz e humanizado.

10) Interface amigável

A interface da sua loja virtual precisa ser amigável. Isso significa que ela deve oferecer uma experiência impecável aos usuários, adaptando-se a dispositivos móveis, facilitando a usabilidade e respeitando as boas práticas de SEO.

Logo, você precisa migrar para uma plataforma de e-commerce que atende a todos esses requisitos. Só assim você será encontrado mais facilmente nos mecanismos de busca e aumentará o tráfego orgânico do seu site.

Tudo entendido sobre migração de plataforma?

Agora que sabe o que você deve analisar antes de migrar de plataforma, o seu planejamento tem tudo para dar certo!

Caso queira entender um pouco mais sobre o assunto, confira nosso E-book: Qual a hora certa de migrar de plataforma de e-commerce?

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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