Gustavo Perina

31 de janeiro de 2022

Compartilhar

Como usar o Google Analytics do jeito certo para o seu e-commerce

4 min de leitura

Entender dados e o comportamento de quem acessa sua loja virtual, é primordial para poder criar estratégias de crescimento para seu negócio. Hoje, é possível fazer essa análise de forma precisa através do Google Analytics

O Google Analytics (GA) é uma ferramenta que fica conectado ao seu site por meio de um código, que permite que você acompanhe e avalie como os usuários interagem com o seu conteúdo dentro das páginas da Web.

Todos esses dados são coletados e exibidos em múltiplos gráficos através de painéis dentro do Analytics, que podem ser acessados através do próprio Google ou por meio de aplicativos de celular. 

Com o Analytics, é possível ter acesso a dados como: estatísticas demográficas, velocidade, páginas de entrada, tempo de navegação, faixa etária, gênero, entre outras análises que facilitarão diversas tomadas de decisão do seu negócio. 

Compreender a funcionalidade desses dados pode transformar a sua loja virtual em muitos aspectos. Por isso, vamos explicar como funciona essa ferramenta e te dar dicas valiosas sobre o funcionamento do Google Analytics.

Como configurar o Google Analytics para o seu e-commerce?

Antes de iniciar o passo a passo, é preciso garantir que a conta do seu e-commerce esteja com a instalação básica do Google Analytics.

Faça login no Analytics, confirme sua conta na coluna Conta e Propriedade, e ao lado na coluna Vista clique em Configurações de e-commerce.

Irá abrir a tela de Configuração de e-commerce, então clique no campo abaixo para que ATIVE, e então clique em Salvar.

Ao realizar terá a possibilidade de também de Ativar relatórios de e-commerce avançado. Mas esse fica para um próximo conteúdo!

Veja os 5 relatórios mais importantes para acompanhar no seu e-commerce

Os dados analisados irão variar de acordo com a segmentação e o nicho da sua loja, mas basicamente a importância de alguns são as mesmas para os mais variados tipos de e-commerce.

Depois de instalado e configurado, você vai poder acompanhar dados como:

  1. Dados Demográficos:

Com esses dados será possível descobrir quem são os consumidores que mais acessam a sua loja. Você poderá entender, por exemplo, que o seu público é majoritariamente feminino, masculino; ou até mesmo quais são as faixas etárias que mais acessam o seu site.

Dessa forma será possível criar conteúdos, linguagens ou entender quais produtos chamarão mais atenção do seu público alvo. 

  1. Origens de Tráfego

A partir dessa métrica será possível saber as origens (de onde vêm) os usuários do seu site. É possível entender:

  • O funcionamento das estratégias SEO;
  • Sobre as campanhas de links patrocinados;
  • Se uma campanha de marketing está obtendo resultados satisfatórios;
  • Se as estratégias aplicadas estão funcionando corretamente;

É possível entender os mais variados tipos de tráfego para dentro da sua loja online

  1. Novos e recorrentes

Entenda qual é o percentual de consumidores que retomam à sua loja virtual, compreendendo quais visitantes são recorrentes e possivelmente irão comprar novamente.

Com base nesses dados também é possível compreender quais são os usuários que estão no seu site pela primeira vez.

  1. Duração da sessão

Saber sobre o tempo de média de cada visita é importante para o seu e-commerce. Por exemplo, é possível que o usuário fique 10,30,60 ou até mesmo 180 segundos na sua loja e compreender isso pode fazer com que você melhore a usabilidade ou até mesmo os gatilhos mentais do seu site.

  1. Metas

Defina e avalie se as metas da sua loja virtual estão sendo realmente cumpridas. Por meio desses dados é possível compreender sobre suas vendas, visitas de páginas ou logins.

Agora que você compreendeu sobre a importância do Google Analytics para o seu e-commerce, é hora de usar essa ferramenta para compreender melhor a sua loja virtual, te ajudando a crescer e a lucrar ainda mais neste mercado. 

Conclusão

Entender métricas em sua loja virtual é fundamental para garantir mais produtividade e tempo para focar na estratégia. Afinal, com relatórios, você diminui possíveis erros, gera dados mais interessantes e pode seguir sempre melhorando suas campanhas.

Atualmente a Webstore é uma plataforma que oferece mais de 100 integrações e que conta com mais de 300 recursos para vendas. Migre sua loja para a Webstore ou comece agora mesmo o seu teste grátis de 10 dias, só com e-mail e sem a necessidade de colocar seu cartão de crédito. Clique aqui!

Últimas postagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *