Gustavo Perina

23 de março de 2021

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Por que você deve investir em um tema para loja virtual

6 min de leitura

Começar uma loja virtual é assumir o compromisso e a responsabilidade de trabalhar para obter o retorno do investimento através das vendas. Este retorno financeiro, no entanto, depende da execução estratégica de cada uma das etapas que fazem parte do processo. Neste caminho, uma fase que não pode ser negligenciada é a personalização do tema no layout da sua loja, que comporta as funcionalidades que ele deve desempenhar.

Neste sentido, um dos primeiros passos para a realização da venda é a conquista da confiança do consumidor. Para isso, um bom layout pode ser a peça-chave na sua loja online, afinal, é um dos primeiros aspectos percebidos pelo usuário que acessa a sua página. Portanto, para vencer as primeiras objeções e alavancar as vendas é importante investir em um layout responsivo, atraente e customizável.

Se você deseja saber mais sobre as possibilidades e vantagens que um bom tema pode trazer para a sua loja virtual, continue lendo este artigo.

Um tema, infinitas possibilidades

Se o objetivo final da sua loja virtual é vender, um tema com layout personalizado certamente faz parte do caminho que o seu cliente percorre até finalizar a compra. A customização do layout traz diversas possibilidades criativas que podem e devem ser exploradas na hora de atrair e reter a atenção do público.

Existem variadas plataformas de e-commerce que oferecem temas com a opção de personalizar grande parte do layout. Dessa forma, mesmo usando uma plataforma comum, sua loja virtual pode ter um tema com a sua própria identidade. Além disso, as plataformas dispõem de recursos e funcionalidades que tornam a navegação mais simples e contribuem para o aumento das vendas. Essa é uma alternativa altamente vantajosa para quem não pretende investir tanto em um site próprio, feito do zero.

10 customizações de tema para sua loja virtual

Para ajudar você neste processo, trouxemos 10 opções de customização de layout para não perder tempo e ser mais assertivo no investimento do seu tempo e orçamento na hora de escolher um tema para a sua loja virtual:

1. Alterar imagens, cores e fontes

Escolher imagens, cores e tipografias que tornam sua loja virtual mais atrativa para o consumidor é um passo importante na customização do seu tema. Deixar o design da sua página com a identidade da sua marca traz segurança e relevância para o seu negócio.

2. Loja 100% responsiva

A importância de um layout responsivo é incontestável. Levando-se em consideração o fato de que hoje a maior parte das pessoas acessa a internet através dos dispositivos móveis utilizando-os, inclusive, para fazer compras, é imprescindível ter um tema que se adeque aos diversos tamanhos de telas.

Estamos falando aqui de um consumidor que recebe e-mails no relógio, participa de jogos através do tablet e é impactado por anúncios nas redes sociais acessadas pelo smartphone. Neste caso, fica evidente que sua loja virtual precisa ter uma versão mobile.

3. Vitrine configurável

Se você não está disposto a investir um valor significativo na construção de um site próprio, é importante que a plataforma escolhida ofereça a opção de configurar a vitrine da sua loja de maneira simples, sem precisar mexer no código ou contratar um desenvolvedor.

A vitrine é o espaço onde os produtos em destaque aparecem e é interessante que seu tema permita a edição de informações como: título, quantidade de produtos, modo de exibição (grade ou carrossel), entre outros.

4. Modo de exibição de produtos

Existem basicamente duas opções de exibição dos produtos: grade e lista. É importante que você escolha uma plataforma que ofereça ao menos esta variação no seu tema. A opção de lista privilegia informações, oferecendo uma descrição curta na listagem; já a opção grade, exibe imagens maiores e permite a exposição de maior quantidade de produtos por página.

Uma vez que a experiência do cliente com a sua loja virtual está diretamente relacionada ao modo como ela encontra a exibição dos produtos, é importante dar ao usuário autonomia para definir um modo de exibição de sua preferência. Dessa forma, a experiência com a sua loja virtual será ainda mais satisfatória.

5. Criação e Posição de Banners (inclusive para mobile)

Os banners são um recurso essencial para a sua loja virtual na hora de vender. A criação de banners serve para divulgação de produtos, promoções, destaque para determinadas categorias e para evidenciar novidades.

Além disso, a posição do banner dentro da sua loja virtual deve ser personalizada de maneira estratégica, para fomentar as ações de marketing da marca. As opções de banner modal e pop-up também podem ser muito úteis na coleta de dados e anúncio de ofertas e descontos, no entanto, são um recurso que deve ser usado com cautela, pois podem ser inconvenientes para alguns clientes.

6. Exibição e descrição de categorias

Tornar a vida do seu cliente mais fácil é o trabalho da sua loja virtual. Portanto, para estimular a compra, é imprescindível que o consumidor encontre o que está procurando o mais rápido possível.

Por essa razão, é importante que o tema escolhido permita que a exibição da descrição do produto também seja personalizada. Desse modo, é possível escolher se a descrição será exibida por inteiro ou não e também colocar as informações de forma clara, para favorecer o ranqueamento nos buscadores.

 7. Menu flexível

Um tema que permite a customização do menu também favorece as vendas da sua loja virtual, pois permite que você edite as categorias de modo a deixá-las com a identidade visual da sua marca e priorizando aquilo que interessa mais para o seu público.

8. Botão de atendimento ao cliente

Oferecer um botão de atendimento direto para o seu cliente, como chat ou opção de contato no Whatsapp é um diferencial na hora da conversão. Por isso, o tema que oferece esse tipo de recurso facilita a vida do lojista e o auxilia na hora da venda.

9. Compra rápida

Dar ao cliente a possibilidade de comprar diretamente na listagem de produtos, que pode ser selecionada antes da compra, sem acessar propriamente a página dele, é mais um diferencial que facilita a vida do cliente e impulsiona a compra.

10. Avaliações de produtos e compra

A avaliação de produtos e compras, especialmente nas redes sociais, serve como publicidade orgânica para a sua loja virtual. Estes testemunhos favoráveis são uma prova real da qualidade dos seus produtos e serviços.

Dessa forma, depois de conhecer os principais recursos para customizar sua loja virtual, fica evidente que escolher um tema personalizável é a opção mais vantajosa na hora de vender e, consequentemente, lucrar com o seu negócio.

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