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Por que ter uma loja virtual própria?

10 de outubro de 2023

5 min

Neste artigo

Se faz sentido ter uma loja virtual própria é uma das perguntas que você fará, em algum momento, desde que decidiu empreender no mundo do e-commerce. Claro que não existe uma resposta certa ou errada para essa questão, mas a sua escolha deve ser baseada em dados, não em opiniões. 

Então confira nossa lista de argumentos para decidir sobre a sua marca e a sua loja virtual!

Benefícios da sua própria plataforma de e-commerce

Um e-commerce é, basicamente, uma versão virtual da sua loja. Nesse ambiente você apresenta os produtos, os elementos da identidade da sua marca - enfim, tudo o que faz a sua loja ser como é. Se fosse uma loja física, estaríamos falando da decoração, da música ambiente e até da paleta de cores. Resumidamente, de tudo. 

Sua loja, sua decoração 

Numa loja virtual, é possível pensar em equivalências para quase tudo isso. Tudo, menos a música, porque afeta a experiência do usuário e o carregamento dos dados, dependendo do dispositivo. Mas a decoração se transforma no layout do site, também considerando as cores usadas nos elementos do design.

O principal benefício de um e-commerce é que esse ambiente é seu! Você controla quantos produtos quer destacar, como vai ser a jornada de consumo dentro do seu site, os elementos da sua marca que quer agregar. Também cria elementos de acordo com a experiência que quer oferecer aos seus clientes, áreas especiais para produtos temáticos, por exemplo. 

Pense na sua própria loja virtual como uma tela em branco, pronta para receber cores, linhas e o que mais você e seus clientes acharem necessário. 

Esse é apenas um dos benefícios, em comparação aos marketplaces, que são ótimos pontos de vendas. Por receberem, organicamente, muitas visitas diárias, seus produtos expostos ali têm muitas chances de compra. 

Ao vender em um marketplace, você abre mão, entre outras coisas, da personalização da sua área de vendedor. Na prática, isso dificulta que seus clientes se lembrem de você, já que está tudo muito padronizado. 😕

É só lembrar da sua última experiência no Mercado Livre, Magalu ou Shopee. A identidade marcante é dessas marcas, e não dos lojistas que estão presentes ali. Na sua loja virtual, quem compra sabe de onde está comprando.

Sua loja, seu faturamento

Uma vez que você começa a vender na sua própria loja ao invés de marketplaces, o seu faturamento passa a refletir esse fato. Mas, claro, positivamente!

Por não estar dentro dessas plataformas, você não precisa pagar todas as taxas cobradas por elas, como a comissão sobre as vendas, custos com certificados de segurança ou por uso de determinados meios de pagamento. 

E se você escolher uma ferramenta de e-commerce com diversas funcionalidades e integrações nativas, as chances de ser uma escolha muito mais econômica são bem grandes. Por isso a pesquisa da plataforma para sua loja virtual é tão importante! 🤓

Sua loja, seus produtos

Se a loja é sua, você faz como achar melhor. Isso vai dos destaques dos produtos, das categorias, das informações para descrever cada produto. E com essa facilidade, tem mais liberdade para, por exemplo, adotar uma estratégia de SEO. Sem limites de tamanho em cada conteúdo, sem restrições de palavras… do jeito que você quiser!

A visibilidade dos seus produtos também não compete com outros lojistas, um ponto que prejudica bastante você nos marketplaces. Sim, eles são ótimos pontos de vendas, mas no fim do dia, são as plataformas que mandam nos destaques. Isso pode furar suas estratégias sazonais de venda, por exemplo. 

Por que vender em marketplace?

Ter sua própria loja virtual tem seus benefícios, assim como vender em marketplace. Não, essa ideia não é contraditória. Por serem sites com alto volume de acessos, os marketplaces atraem muitos compradores, o que impulsiona os acessos orgânicos à sua loja. O marketplace é como um grande shopping, só que virtual. 

Exatamente por ter essa grande infraestrutura pronta, o marketplace é uma excelente ferramenta para quem acabou de começar. Você não precisa se preocupar com sistemas de segurança, marketing ou fornecedores de logística. 

Claro que essa estrutura toda tem um preço, então faça as contas, ok? Não adianta muito se manter exclusivamente nessas plataformas se boa parte dos seus lucros se perdem pelo caminho com taxas, cobranças por certificado etc. É importante destacar, também, que os marketplaces cobram comissão sobre as vendas realizadas ali. 

Sua marca não é a sua loja

Parece estranho pensar que sua marca é mais que sua loja, mas a verdade é essa. Tem muitos outros canais e espaços para adotar sua estratégia de marketing. Os perfis da sua loja nas redes sociais, seu site e até os e-mails que você envia para seus clientes.  

Todos esses ambientes podem se tornar ferramentas para a construção da identidade da sua marca e, mais importante, do relacionamento com seus clientes. Por isso é tão importante ter uma estratégia de conteúdo, de anúncios e de atendimento ao consumidor

Aliás, a omnicanalidade precisa fazer parte também da sua estratégia de vendas. Porque a experiência de compra vai além de um único canal, e seu cliente está em muitos deles. Então aproveite para vender e divulgar seus produtos em todos esses, ok?

Mais que uma loja virtual, uma plataforma completa de e-commerce

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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