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Os melhores meios de pagamento para usar na sua loja virtual

11 de fevereiro de 2023

6 min

Neste artigo

Os meios de pagamento online vêm crescendo ano após ano no e-commerce brasileiro.

Segundo uma pesquisa da Opinion Box, empresa referência em pesquisa de mercado, em 2022, os métodos de pagamento mais utilizados pelos consumidores brasileiros foram: cartão de crédito (80%), Pix (77%), dinheiro (73%), cartão de débito (66%), QR code (65%) e carteiras digitais (47%). Isso diz muito sobre os hábitos de consumo e as preferências dos clientes nos próximos tempos.

Neste artigo, você entenderá um pouco mais sobre esses meios de pagamento para que possa oferecer as melhores opções aos seus clientes.

Por que diversificar os meios de pagamento da sua loja?

Os clientes não compram apenas um produto, eles também compram valor e experiência. E, querendo ou não, o meio de pagamento está atrelado à experiência de compra.

Você sabia que muitos consumidores desistem de adquirir um produto simplesmente pelo fato de não encontrarem uma opção de pagamento que atenda às necessidades deles? Como consequência, as taxas de abandono de carrinho aumentam consideravelmente.

Não adianta criar incontáveis estratégias de marketing para atrair visitantes para a sua loja virtual e não oferecer a opção de pagamento certa (e segura) para eles finalizarem a compra.

Por isso, entenda quais são as opções de pagamento online disponíveis e quais delas podem ser aplicadas ao seu negócio.

Quais são os melhores meios de pagamento?

Cartão de crédito

O cartão de crédito é o meio de pagamento preferido de 80% dos consumidores brasileiros para fazer compras online. Isso porque ele oferece a possibilidade de parcelamento e a segurança das transações.

Para quem tem loja virtual, esta opção é ótima, uma vez que pode oportunizar o aumento do ticket médio. No entanto, existe um ponto ligeiramente desfavorável: o tempo de repasse do dinheiro da compra.

Algumas operadoras demoram mais de 20 dias para transferir o montante e aplicam taxas elevadas dependendo da quantidade de parcelas.

Assim, você deve escolher uma empresa que ofereça taxas e condições vantajosas para que não precise encarecer tanto o preço dos seus produtos.

PIX

Devido à praticidade, rapidez e possibilidade de descontos e parcelamentos, o PIX ganhou uma legião de adeptos. Hoje, ele é uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos comércios eletrônicos.

Independentemente da compra ser à vista (por transferência ou QR code) ou parcelada no cartão, você recebe o pagamento de forma instantânea.

Só para você ter uma ideia, de acordo com dados do Banco Central, mais de 1 bilhão de transações financeiras por PIX foram feitas apenas em fevereiro de 2022. Desde então, esse número cresceu ainda mais.

Portanto, ao oferecer todas as facilidades deste meio de pagamento aos clientes, as chances da sua taxa de conversão aumentar são grandes.

Cartão de débito

O cartão de débito é um método de pagamento tradicional, que não perde o seu pódio. Os clientes que costumam controlar seus gastos ou que não gostam de se comprometer com dívidas de longo prazo o utilizam bastante.

Embora o processo de autenticação do pagamento seja um pouco burocrático, você recebe o valor da compra assim que a transação termina.

Além disso, mesmo que o cartão de débito não seja tão popular quanto o de crédito, oferecer esta opção é uma forma de se destacar entre os concorrentes.

Boleto bancário

Apesar da ampla aderência aos cartões e ao PIX, muitas pessoas ainda preferem pagar por boletos em razão da facilidade e da praticidade que essa modalidade proporciona.

Com o boleto, os consumidores não precisam comprometer o saldo dos seus cartões (se tiverem) e podem efetuar o pagamento no caixa eletrônico ou lotérica mais próximos.

Porém, nem sempre a compensação cai no mesmo dia. Ela pode levar até 48 horas, o que impacta diretamente o tempo de entrega dos produtos dos clientes.

Carteiras digitais

O uso de carteiras digitais, também conhecidas como wallets, vem crescendo bastante nos últimos tempos. Isso porque essa forma de pagamento oferece a máxima praticidade e segurança.

Além de não precisar preencher os dados do cartão de crédito sempre que for realizar uma compra, as transações são protegidas por criptografia.

Não é à toa que grandes empresas, como Google, Apple, Samsung e Magalu, desenvolveram suas próprias soluções.

Facebook e WhatsApp Pay

Facebook Pay e WhatsApp Pay são meios de pagamento no qual os usuários podem realizar transações financeiras dentro das respectivas redes sociais.

Ainda que não sejam tão utilizados quanto o Pix, eles facilitam a vida de quem vende por esses canais. No WhatsApp, por exemplo, você pode criar um catálogo de produtos e integrar a solução de pagamento para agilizar o processo de compra e venda.

Afinal, o que é gateway e intermediador de pagamento?

Gateways e intermediadores são sistemas que fazem uma ponte entre o cliente e os meios de pagamentos. O cliente escolhe de que forma deseja pagar pelo produto (boleto, cartão de crédito, PIX, etc.) e eles transferem o valor para a conta do lojista.

Apesar de funcionarem de forma parecida, existem algumas diferenças entre eles:

Gateways de pagamento

O gateway de pagamento é um sistema que serve de ponte entre o consumidor, a instituição financeira e a operadora de cartão de crédito.

Com ele, você pode oferecer aos clientes opções de pagamento por cartão de crédito, boleto e débito em conta. 

Nas compras por cartão de crédito, por exemplo, a comunicação com a operadora é imediata e o pedido é concluído assim que for constatada a disponibilidade de saldo.

Entretanto, quaisquer problemas que prejudiquem o recebimento do dinheiro da venda ficarão sob sua responsabilidade, como no caso de chargeback ou tentativas de fraudes.

Intermediadores de pagamento

O intermediador de pagamento funciona de forma parecida com o gateway. No entanto, ele possui alguns serviços e funcionalidades adicionais, como:

🔸sistema antifraude;

🔸estornos devido a ações fraudulentas;

🔸negociação de tarifas com bancos e operadoras de cartão;

🔸integração entre plataformas de e-commerce via API de pagamento;

🔸entre outros.

O que considerar na hora de escolher o meio de pagamento ideal?

Apesar de existirem diversas opções de pagamentos, você deve escolher as mais vantajosas para os seus clientes e para a sua loja virtual.

Portanto, é necessário pensar no perfil do cliente, no seu fluxo de caixa e no impacto das tarifas sobre o preço dos seus produtos.

Vale ressaltar que quanto mais opções, melhor; principalmente se essas opções forem seguras.

Na Webstore, você pode criar uma loja virtual do zero e oferecer os mais variados tipos de pagamentos para os seus clientes - tudo isso de um jeito rápido, prático e seguro.

#VempraWeb 

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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