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Guia prático para vender pelo WhatsApp Business

11 de novembro de 2022

12 min

Neste artigo

À medida que o tempo passa, o WhatsApp Business se torna cada vez mais indispensável na vida dos lojistas, visto que desde o início da pandemia da Covid-19 muitos deles recorrem bastante ao aplicativo para se comunicar com seus clientes e fortalecer o seu relacionamento com eles.

Os dados não mentem. Segundo uma pesquisa realizada pela SEBRAE, o app é utilizado por 72% dos empreendedores brasileiros que possuem lojas de pequeno porte.

Porém, tudo indica que esta ferramenta traz benefícios para empresas de todos os tamanhos já que o WhatsApp é amplamente utilizado por bilhões de pessoas todos os dias no mundo inteiro. De acordo a pesquisa Feature of Sales (em tradução livre, Futuro das Vendas), realizada pelo Gartner, até 2025, 80% das interações entre clientes e empresas serão feitas por canais digitais.

Com isso, podemos concluir que para quem deseja vender mais, o WhatsApp Business é um canal que não pode faltar na sua estratégia de comunicação e vendas.

Neste guia, você aprenderá como vender pelo WhatsApp Business. Boa leitura!

Vantagens de vender pelo WhatsApp Business

Além dos recursos do app normal, o WhatsApp Business traz muitas vantagens para o empreendedor digital. Veja só!

Agilidade na comunicação

Por mais que e-mails e ligações telefônicas sejam muito úteis, ninguém gosta de ficar esperando muito tempo para obter uma simples informação. Sendo assim, o WhatsApp Business ajuda você a se comunicar melhor e mais rápido com os clientes, o que aumenta as suas chances de conversão.

Visibilidade de informações importantes

No perfil comercial, é possível colocar informações importantes sobre a sua empresa, como categoria, endereço, horário de atendimento, e-mails e redes sociais. Com isso, você não precisará responder sempre as mesmas perguntas e seus clientes não terão trabalho para entrar em contato com a sua loja.

Proximidade com a marca

A comunicação com os clientes costuma ser mais direta e descontraída e isso contribui muito para que eles se sintam mais próximos à você.

Catálogo de produtos

O catálogo de produtos nada mais é do que uma vitrine online da sua loja. Ele facilita muito a sua vida e a dos clientes. A sua, porque você não precisa procurar as fotos na galeria para enviar para eles; já a deles, porque eles não precisam procurar na sua loja virtual ou em outra rede social.

Facilidade de pagamento

O WhatsApp Business conta com um recurso de pagamento, autorizado pelo Banco Central. Agora, além de apresentar seus produtos para os clientes e tirar possíveis dúvidas, você também pode vendê-los.

Privacidade de dados

O app é desenvolvido por tecnologia de ponta para garantir a segurança das transações de pagamento e a proteção de dados.

Mais organização

Você pode usar etiquetas, criar respostas automáticas e agendar mensagens para se organizar melhor e facilitar a sua rotina.

Como vender pelo WhatsApp Business

Fazer o download do WhatsApp Business não é garantia de que você venderá mais pelo app. Pensando nisso, separamos 15 dicas do que fazer para aumentar a sua conversão de uma forma mais estratégica.

1. Monte um catálogo de produtos

Como dissemos anteriormente, o catálogo é indispensável para quem quer vender pelo WhatsApp Business. Portanto, é a primeira coisa que você deve fazer.

Como criar um catálogo de produtos?

  • Abra o WhatsApp Business;
  • Escolha o número de telefone que deseja cadastrar;
  • Selecione a categoria do seu negócio;
  • Em seguida, volte à página inicial e vá até “Mais Opções” (Android) ou “Configurações” (iOS);
  • Toque em “Ferramentas comerciais” > “Catálogo” > “Adicionar item” para adicionar os seus produtos e todas as informações necessárias sobre eles;
  • Por fim, toque em “Salvar”.

2. Cadastre sua empresa no Guia de Negócios do WhatsApp

O Guia de Negócios do WhatsApp é um recurso gratuito que compartilha informações comerciais com possíveis clientes para aumentar o alcance da sua empresa. Para participar, você precisa seguir alguns requisitos, como ter a versão mais recente do WhatsApp Business e se cadastrar no Guia.

Como cadastrar minha empresa no Guia de Negócios?

  • No app, vá até “Ferramentas comerciais” > “Guia de Negócios” > “Cadastrar”

3. Conecte sua conta do WhatsApp Business ao Instagram

Ao integrar a sua conta do WhatsApp Business ao Instagram, você permite que seus clientes o encontrem com mais facilidade. Se tem uma coisa que frustra muito os clientes é quando eles procuram o contato do vendedor para tirar dúvidas sobre um produto que viram no Instagram e não o encontram.

Como conectar minha conta do WhatsApp ao Instagram?

  • Toque em “Mais Opções” (Android) ou “Configurações” (iOS);
  • Vá até “Ferramentas comerciais” > Facebook e Instagram;
  • Selecione “Instagram”, depois toque em “Continuar”;
  • Quando a página de login do Instagram aparecer na sua tela, insira seus dados e toque em “Entrar”
  • Selecione a opção “Empresa” e, em seguida, toque três vezes em “Avançar”;
  • Confirme os dados da sua conta, toque em “Adicionar” e volte para o WhatsApp.

4. Vincule o WhatsApp Business à Meta para criar anúncios

Os anúncios podem ajudá-lo a ter resultados mais rápidos. Assim, você pode utilizar o app para criar anúncios no Instagram e no Facebook. Mas, para isso, é necessário sincronizar os dados da sua empresa com o Meta Business.

5. Use bastante o Status do WhatsApp

Basicamente, o Status do WhatsApp tem a mesma função dos Stories do Instagram. Ele é uma ótima opção para divulgar novidades e promoções de curta duração e para melhorar o seu relacionamento com os clientes por meio de histórias divertidas e inusitadas e da apresentação dos bastidores da sua empresa.

6. Crie grupos para avisar os clientes sobre novidades e outras informações importantes

Como você terá vários clientes em diferentes momentos da jornada de compra, é muito importante que você os separe por grupos. Assim, saberá exatamente quais informações compartilhar.

7. Crie conteúdos relevantes

Para estimular o interesse e agregar valor na vida dos clientes, você precisa criar conteúdos relevantes. Por isso, entenda em que etapa do funil de vendas os seus clientes estão e utilize uma abordagem interessante na hora de criar o seu material.

É muito importante você se colocar no lugar deles para saber se a mensagem que pretende passar para eles realmente faz sentido e se é atrativa o suficiente para fidelizá-los.

Como criar conteúdos relevantes para os meus clientes?

8. Crie mensagens automáticas

Como nem sempre você terá disponibilidade para responder os seus clientes, as mensagens automáticas são uma ótima opção para passar informações importantes de forma instantânea.

Você pode, por exemplo, criar mensagens de saudação e de ausência, com detalhes sobre a empresa ou pedir para eles adiantarem a dúvida que tiverem enquanto estiver ausente.

Como criar mensagens automáticas?

  • Dentro do App, vá para “Ferramentas comerciais”;
  • Toque em “Conversas” e selecione a opção “Mensagem de saudação” ou “Mensagem de ausência”;
  • Em seguida, crie a mensagem que deseja, escolha os destinatários e salve a mensagem.

9. Crie respostas rápidas

Sabe aquelas perguntas que os clientes fazem para você várias vezes ao dia? Com o WhatsApp Business, é possível criar respostas rápidas para otimizar o seu atendimento e facilitar a sua rotina.

Como criar respostas rápidas?

  • Vá até “Ferramentas comerciais” > “Respostas rápidas”;
  • Toque em “Adicionar” e depois em “Mensagem” para criar a mensagem desejada;
  • Em seguida, toque em “Atalho” para definir um atalho para a resposta rápida e salve a mensagem.

Nota: você não pode incluir arquivos de mídia em respostas rápidas no WhatsApp Web.

Como enviar respostas rápidas?

Como um anexo:

  • Abra uma conversa;
  • Toque em “Anexar” > “Respostas rápidas”;
  • Selecione a resposta rápida desejada, então o campo de texto será preenchido automaticamente;
  • Você pode editar a mensagem ou apenas tocar em “Enviar”.

No campo de texto:

  • Abra uma conversa;
  • Toque em “Mensagem” e insira uma barra ("/") para ver todas as suas respostas rápidas;
  • Selecione a resposta rápida desejada e o campo de texto será preenchido automaticamente;
  • Você pode editar a mensagem ou apenas tocar em “Enviar”.

Nota: lembre-se de preencher todos os campos do seu perfil comercial para criar respostas rápidas que você poderá usar para informar aos cliente, como, por exemplo, seu endereço e horário de atendimento.

10. Agende o envio de mensagens

O agendamento do envio dos conteúdos é uma forma de ajudá-lo a não se perder na fase de postagem e a não compartilhar materiais repetidos ou em grupos errados.

11. Use etiquetas

As etiquetas do WhatsApp Business são uma ótima maneira de organizar as conversas e mensagens por categorias e cores.

Como usar as etiquetas?

O iOS e o Android são sistemas operacionais que têm uma ou outra funcionalidade diferente, portanto, neste caso, existe um passo a passo para cada um deles. Veja a seguir.

Android:

1. Criar etiquetas

  • Abra o WhatsApp Business;
  • Toque em Conversas > Mais opções (ícone de três pontinhos) > Etiquetas;
  • Toque em “Adicionar”, insira um nome e depois toque em “Ok”.

Nota: você pode criar até 20 etiquetas

2. Etiquetar uma conversa

  • Abra o WhatsApp Business;
  • Toque e segure a conversa > “Etiquetar” (ícone de etiqueta);
  • Selecione as etiquetas que deseja utilizar e depois toque em “Salvar”;

3. Etiquetar uma mensagem

  • Abra o WhatsApp Business;
  • Toque e segure a mensagem > Mais opções (ícone de três pontinhos) > Etiquetar mensagem;
  • Selecione as etiquetas que deseja utilizar e depois toque em “Salvar”.

Nota: Se você atribuir muitas etiquetas a uma mesma conversa ou mensagem, elas serão exibidas uma sobre a outra, prejudicando assim a sua visualização.

4. Pesquisar conversas ou mensagens etiquetadas

  • Para ver todas as etiquetas vinculadas a um cliente, abra a aba “Conversas” e toque na foto de perfil dele.

iOS:

1. Criar etiquetas

  • Abra o WhatsApp Business e toque em “Configurações”;
  • Toque em “Ferramentas comerciais” > “Etiqueta” > “Adicionar nova etiqueta”;
  • Insira um nome para a etiqueta e toque em “Salvar”.

ou

  • Deslize a aba “Conversas” para baixo e toque em “Etiquetas” > Adicionar nova etiqueta;
  • Insira o nome para a etiqueta e depois toque em “Salvar”.

Nota: você pode criar até 20 etiquetas. Além disso, criar etiquetas para conversas, como “Clientes novos” ou “Clientes antigos/recorrentes”, ajuda você a acompanhar o hábito de consumo dos seus clientes.

2. Etiquetar uma conversa

  • Deslize a conversa para a esquerda e toque em “Mais” > Etiquetar conversa;
  • Selecione a etiqueta que deseja usar.

Nota: Se você atribuir várias etiquetas à mesma conversa, elas serão exibidas uma ao lado da outra.

3. Etiquetar uma conversa

  • Toque e segure a mensagem e, em seguida, “Etiquetar”;
  • Selecione a etiqueta que deseja usar.

Nota: Se você atribuir várias etiquetas à mesma mensagem, elas serão exibidas uma sobre a outra.

4. Pesquisar conversas ou mensagens etiquetadas

  • Deslize a aba “Conversas” para baixo e toque em “Etiquetas”;
  • Toque em uma etiqueta.
  • Para ver todas as etiquetas vinculadas a um cliente, abra a aba “Conversas” e toque na foto de perfil dele.

12. Use o WhatsApp Web

O WhatsApp Web é uma plataforma online que permite que você acesse as conversas do seu app mobile pelo computador. Além de não precisar de instalação, ao utilizá-lo pelo computador, você ganha mais agilidade na hora de digitar e pode interagir simultaneamente com outras páginas da internet.

Como usar o WhatsApp Business no meu computador?

  • Acesse web.whatsapp.com;
  • Abra o WhatsApp Business no seu celular;
  • Toque em “Mais opções” (ícone de três pontinhos) ou “Configurações” e selecione “Aparelhos conectados”;
  • Toque em “Conectar um aparelho”;
  • Aponte seu celular para escanear o QR code que aparece na tela do computador.

13. Não compartilhe dados sigilosos dos clientes no WhatsApp

É muito comum pessoas criarem perfis falsos no WhatsApp para obter informações pessoais ou algum tipo de vantagem. Portanto, uma regra que impera no mundo das vendas online é não compartilhar dados sigilosos dos clientes pelo WhatsApp ou por qualquer outro canal de comunicação.

14. Cadastre sua digital ou rosto para acessar o WhatsApp

Uma maneira de proteger a sua conta comercial é cadastrar a sua digital ou utilizar o recurso de reconhecimento facial para se certificar de que só você tenha acesso às mensagens. Como as senhas padrão são mais fáceis de esquecer (ou roubar), é melhor não dar sorte para o azar, não acha?

Como proteger minha conta com impressão digital ou reconhecimento facial?

  • Toque em “Configurações” > “Conta” > “Privacidade”;
  • Deslize até o final da tela e toque em “Bloqueio por impressão digital” ou “Bloqueio por reconhecimento facial”;
  • Ative a opção desejada;
  • Toque no sensor para confirmá-la;
  • Selecione um intervalo de tempo para que a autenticação seja solicitada.

15. Não compartilhe o código de autenticação

O código de autenticação é uma forma de você reaver a sua conta caso tenha esquecido a senha ou trocado de dispositivo móvel. Porém algumas pessoas se aproveitam dessa situação para roubá-lo e assumir o controle sobre a sua conta.

Assim, para que isso não aconteça, é muito importante que você não o compartilhe com outras pessoas e também não facilite o acesso a ele.

Está vendo como vender pelo WhatsApp Business não é tão difícil assim? É verdade que você precisa dedicar um bom tempo para cadastrar todos os recursos necessários, mas os resultados valem muito a pena.

Para otimizar os seus resultados, ative o WhatsApp Business na sua loja virtual.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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