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Marketing no WhatsApp: 9 dicas para criar uma boa estratégia

17 de janeiro de 2022

7 min

Neste artigo

O Whatsapp se tornou um aplicativo indispensável para a comunicação dos brasileiros. De acordo com o G1, a empresa estima que 55 bilhões de mensagens são enviadas por dia no aplicativo, somando mais de 120 milhões de usuários no Brasil.

Não somente usado para fins pessoais, mas também corporativos, o Whatsapp se tornou uma ferramenta de trabalho muito importante para milhares de empresas, que usam a ferramenta Business do aplicativo para vender e se manter em contato com milhares de clientes.

É comum que, apesar de muito acessível, muitos lojistas ainda não saibam como usar o Whatsapp Business da forma correta, deixando até mesmo de utilizar os benefícios da ferramenta para aumentar as vendas e os lucros da empresa. 

Pensando na importância desse meio de comunicação, vamos te explicar sobre o funcionamento e te dar dicas valiosas para faturar mais. 

Quais são as vantagens do WhatsApp Business?

Com o crescimento do Whatsapp, surgiu um ponto de contato muito importante com os clientes diretamente do celular, criando um novo canal de suporte ao cliente, transações comerciais e divulgação de produtos

Surgiu então, a necessidade de um Whatsapp totalmente voltado para esse tipo de mercado, sem as características de um aplicativo de mensagens para uso pessoal, sendo possível então criar um perfil empresarial com variadas ferramentas a fim de melhorar o relacionamento com o cliente e ajudar nas vendas de produtos ou serviços.

Com o Whatsapp Business, é possível:

Criar um perfil empresarial

Diferente dos perfis normais dos usuários, você pode inserir informações essenciais do seu negócio, como:

  • endereço;
  • site;
  • e-mail;
  • segmento;
  • horário de funcionamento.

Então, tenha cuidado na hora de preencher os seus dados, para que essas informações sejam um cartão de visitas para seus clientes em potencial. 

Ter rapidez nas mensagens

Assim como o WhatsApp “normal”, existe a possibilidade de acessar o app via desktop pelo WhatsApp Web.

No modo Business, é permitido utilizar as ferramentas através do computador para o controle das mensagens enviadas e recebidas. É possível gerenciar a comunicação de forma prática e profissional.

Também é possível o envio de mensagens automáticas enquanto estiver ausente. Uma ótima maneira de manter o contato com os clientes ou interessados, mesmo quando o atendimento não estiver ativo naquele momento.

Utilizar tags para organizar conversas

O WhatsApp Business inclui a possibilidade de utilizar tags (etiquetas) para identificar suas conversas, aumentando ainda mais a organização do atendimento ao cliente. 

Com essas tags, você pode marcar as conversas em categorias, como “novo cliente”, “pago” e “pagamento pendente”, e ainda criar etiquetas para “promoção” e “agendado”, por exemplo. 

Você pode definir categorização de todos os contatos e conversas. 

Familiaridade para os clientes

Como já citado, o WhatsApp é um meio de comunicação usado por todas as idades, níveis sociais e gêneros.

Então fazer a sua empresa estar presente através do Marketing no WhatsApp é muito importante e te ajuda a estar mais próximo dos seus possíveis clientes. 

9 dicas de ouro para o seu Marketing no WhatsApp Business

Agora que você já entende algumas funcionalidades e vantagens de utilizar o aplicativo Business, vamos listar 9 dicas para aplicar boas estratégias de vendas e relacionamento dentro do WhatsApp Business.

  1. Seja pessoal

Evite o uso de mensagens personalizadas para todos. O aplicativo é voltado para pessoas conversarem com pessoas, e a sensação de estar falando com um “robô” pode acabar te prejudicando. 

Invista em um contato mais intimista, chamando o cliente pelo nome (sem perder a cordialidade) e respeitando o espaço do usuário. 

  1. Não exagere seus contatos de propagando

Comunicar-se é o oposto de ser invasivo. Como falamos anteriormente, o WhatsApp é um meio de comunicação intimista e manter um fluxo normal de mensagens é importante.

Evite distribuir para a sua lista de contatos uma grande quantidade de fotos e vídeos, por exemplo. 

  1. Tenha uma estratégia omnichannel/multicanal

O WhatsApp é uma ótima ferramenta para manter um bom relacionamento, dar suporte e promover seus produtos, mas ela não pode ser a única ferramenta de comunicação com os seus clientes.

Ele deve ser uma complementação dos seus canais de divulgação. 

Invista também nas suas redes sociais, e-mails marketing e blogs

  1. Faça um planejamento estratégico

Ter um bom planejamento estratégico é primordial em qualquer negócio. 

Por isso, tenha estabelecido:

  • Os tipos de conteúdos que serão enviados (fotos, vídeos, textos, etc.);
  • Horários de envios dessas mensagens;
  • Motivos pelos quais as mensagens serão enviadas (divulgação de um novo produto, queima de estoque, entre outros motivos);

Ter esse tipo de estratégia vai te ajudar a respeitar o espaço do cliente, além de aumentar as suas chances de obter resultados com o WhatsApp Business

  1. Conecte-se com quem já é cliente

Receber mensagens de números que não conhecemos é muito desagradável, não é mesmo?

Então utilize o aplicativo para se conectar com usuários que já são seus clientes ou até mesmo, já entraram em contato por algum motivo.

Essas pessoas deverão ter preenchido algum tipo de “permissão” para que as mensagens da sua loja cheguem até elas, como por exemplo: cadastro na loja, formulário online, etc. 

  1.  Forneça o serviço de atendimento pelo WhatsApp

Em vez de exigir que o cliente ligue para um SAC e enfrente um tempo de espera, você pode prestar um serviço mais ágil, simples e agradável, justamente pelo WhatsApp

Garanta que existirá um responsável para responder as mensagens e atender o cliente o mais rápido possível.

Essa rapidez no atendimento é fundamental para que haja um diferencial e uma boa experiência por parte do cliente.

  1. Faça vendas diretamente pelo aplicativo

Existe a possibilidade de disponibilizar um catálogo online para os seus clientes terem acesso aos produtos disponíveis na sua loja (pode ser em PDF, landing pages ou até mesmo no próprio site do seu e-commerce).

Dê a oportunidade dos seus clientes conferirem os produtos e tirar dúvidas diretamente com você. Proporcionando um atendimento exclusivo e aumentando as chances da venda ser fechada por meio de mensagens. 

  1. Mande mensagens personalizadas

Evite o uso das "Listas de transmissão”, que disparam uma mesma mensagem para um grande número de pessoas. 

Para obter resultados mais eficazes, o melhor é atingir as pessoas com textos personalizados. Uma maior proximidade com o público intensifica as suas vendas e aumenta a satisfação dos clientes. 

  1. Invista no pós-venda

Depois que a compra for efetuada,  faça um trabalho de pós-venda perguntando se ele foi bem atendido, se teve uma boa experiência para adquirir o produto ou até mesmo se a compra chegou em boas condições de uso. 

Atitudes como essa contribuem para estreitar o relacionamento entre o público e a empresa e aumentar as suas chances de fidelizar mais clientes.

O que podemos concluir com as funcionalidades do WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma estratégia viável para os mais variados tipos de negócios e atende uma grande diversificação de possíveis clientes.

Ter uma grande proximidade com o dia a dia do público fica mais fácil ter um aumento nas vendas quando as estratégias são usadas corretamente.

Então não deixe de trabalhar esses pontos para que os resultados sejam garantidos. 

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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