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E-commerce é a solução de muitos neste momento de crise

1 de julho de 2020

5 min

Neste artigo

2020 é o ano do crescimento do e-commerce! O mundo se vê diante de um dos maiores cenários de crise de todos os tempos e, com ela, um novo comportamento é estabelecido para todos: o distanciamento social e a permanência em casa.

É importante adaptar-se às mudanças.

Queremos te mostrar como um modelo de negócio online através de um e-commerce já era e, torna-se cada vez mais, uma excelente solução para as empresas. 

E é sobre isso que iremos falar neste artigo.

Afinal, o que é uma plataforma de e-commerce?

Ecommerce ou E-commerce – cada um escreve de um jeito – é um termo em inglês para comércio eletrônico, ou seja, vendas pela internet.

No E-Commerce, o empreendedor constrói um negócio digital. Independentemente do produto, o comerciante pode vender qualquer coisa, até mesmo serviço. A transação deve ser realizada inteiramente pela internet, não precisa de vendedor e nem espaço físico.

O processo de pagamento deve ser online. Isso quer dizer que o consumidor entra no site, escolhe o produto e realiza o pagamento pelo site.

Como um e-commerce pode me ajudar agora?

Se seu cliente não vai até você...

Você precisa ir até seu cliente.

Independente da situação atual, de alguns anos pra cá, a forma de comprar está mudando.

Cada vez mais, as pessoas têm buscado por conforto, comodidade e praticidade na hora de fazer suas compras.

A tecnologia dos smartphones, fortaleceu ainda mais essa mudança de comportamento de compra. De acordo com o levantamento, 85% dos consumidores com smartphone já realizaram compras por ele. Nos últimos 4 anos, o crescimento de usuários que já realizaram alguma compra pelo celular aumentou exponencialmente. Em 2015, somente 41% da população já tinha comprado.

Possivelmente, em 2020 esses números terão aumento significativo, tendo em vista as circunstâncias de isolamento e ócio. 

Então, fique atento! Se o seu negócio depende totalmente da presença física do seu cliente, é hora de mudar!

Sua presença na internet é questão de sobrevivência para seu negócio.

Faça o cliente encontrar você.

E-commerce é a solução de muitos neste momento de crise

As pessoas estão praticamente em tempo integral dentro de suas casas conectadas à internet, seja trabalhando home office, ou de licença de seus empregos.

Isso significa que elas estão mais tempo online pesquisando e comprando, seja por necessidade, ou por ociosidade. Essa é uma ótima oportunidade para estar visível na internet. Aproveite este período para estruturar seu negócio na internet em uma boa plataforma de vendas.

O Google oferece uma ferramenta chamada Google Trends, que mostra o que as pessoas geralmente procuram sobre determinado assunto. Pare um tempo para buscar entender o que seus possíveis clientes estão pesquisando sobre assuntos relacionados ao seu produto e esteja preparado para oferecer soluções. 

Reduza seus custos

O momento atual é o pico de uma mudança que já vêm acontecendo gradativamente há algum tempo.

Segundo pesquisa realizada pela PwC com 22 mil pessoas em 27 países, 59% dos entrevistados realizam compras na Amazon. Desses, 27% afirmam consumir menos em lojas físicas por causa do e-commerce. Nos Estados Unidos, grandes varejistas fecharam quase 7 mil pontos de venda em 2017, de acordo com a consultoria americana Coresight Research.

No Brasil, as lojas vêm aos poucos seguindo o mesmo caminho. As vendas virtuais representam 4% do total de vendas, mas o setor avança com velocidade, alta de 8% em 2017. Enquanto isso, o varejo físico teve uma expansão de apenas 2% no País, segundo dados da pesquisa de mercado Ebit.

Independente do momento, manter um negócio físico funcionando, requer investimentos fixos altíssimos que dependem do setor escolhido, local e tamanho do negócio. Um exercício simples para chegar ao tamanho desses custos, é colocar na ponta do lápis tudo o que você precisa para manter uma empresa no Brasil, somando todos os gastos referentes ao espaço físico em si, como compra ou aluguel de um bom ponto comercial, vitrines, estoque, impostos e vendedores. Toda essa estrutura tem um preço alto. Já para uma loja virtual, existem estratégias que diminuem consideravelmente seus custos fixos para manter uma loja online.

Suba na onda de crescimento.

As compras online atraem cada vez mais usuários, adaptando-se perfeitamente às suas rotinas diárias. 

Para o segmento de e-commerce, quando se analisa o cenário para 2020, há uma certeza: o potencial de crescimento da atividade é enorme.

Os números do setor estão em ascensão nos últimos anos e a expectativa é de que a evolução continue. 

Estima-se que 92 bilhões de pessoas (cerca de 25% da população mundial) sejam compradores online em 2019. Até 2021, estima-se que o número de compradores digitais atinja 2,14 bilhões de pessoas.

De acordo com dados recentes, o comércio eletrônico brasileiro teve um crescimento de 12% em vendas online no primeiro semestre de 2019. 

Dentro de um cenário normal, as previsões para 2020 já eram excelentes! Pela primeira vez o faturamento do e-commerce brasileiro, poderá ultrapassar a casa dos 100 bilhões de reais, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). A estimativa é que as vendas online irão gerar um volume financeiro de R$ 106 bilhões. A cifra representa um crescimento de 18% sobre o ano anterior.

Com a curva acentuada de necessidade deste tipo de compra e adequação dos comércios, esses números podem ser facilmente superados. 

Sem dúvida, o mercado de vendas online vai ser a grande solução para milhares de empresas.

É urgente a necessidade de adequação das empresas aos impactos da transformação digital. O emprego da tecnologia não é mais opcional. 

Você pode contar com a Webstore e com toda nossa estrutura de e-commerce para construir seu espaço no mercado de vendas online.

Para saber mais informações, acesse nosso site https://www.webstore.com.br/

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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