Gustavo Perina

9 de dezembro de 2021

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Dicas e estratégias de vendas para o Natal nos Marketplaces

5 min de leitura

Os últimos meses do ano são o período de ouro para o comércio eletrônico. Embalado pelo espírito natalino, o setor não só amplia o volume de vendas como também registra um incremento no ticket médio dos pedidos.

Ao todo, as vendas de dezembro de 2020 somaram 3,46 bilhões, segundo a Ebit | Nielsen. A pesquisa também apontou que os brasileiros fizeram 8,1 milhões de pedidos pela internet cerca de 14 dias antes do Natal. O ticket médio das compras realizadas online neste período aumentou de 13,4% para R$ 462, o que ajudou a impulsionar o valor vendido.

Assim, vender mais no Natal não é apenas uma oportunidade, como também uma obrigação para qualquer lojista.

Apesar disso, nem sempre é fácil identificar o caminho para assegurar esse crescimento, mesmo nos marketplaces, a plataforma que garante maior visibilidade do produto, porém com condições competitivas de preço e frete, deixando o lojista encarar o desafio de garantir as entregas dentro do prazo, evitando o risco de cancelamentos ou reclamações por atraso.

Para tornar essa jornada mais fácil, reunimos no post abaixo algumas dicas e que podem otimizar seu desempenho nas vendas de Natal nos marketplaces

Ative gatilhos mentais com promoções

Para motivar os consumidores nas vendas para o Natal, implemente promoções relâmpago, descontos cumulativos em produtos, vantagens no frete, sorteios em redes sociais e todo o tipo de estratégia que ajude a promover mais vendas.

Com isso, amplie a interatividade com os clientes e elabore ações que não estejam, propriamente ditas, relacionados à ampla compra. Isso auxilia no reconhecimento do seu negócio e atrai o gosto dos consumidores.

Otimize a logística 

Outra estratégia para o Natal nos Marketplaces crucial para estimular a finalização de uma compra, é acertar no prazo de entrega oferecido aos clientes. Não é tão relevante oferecer um valor de frete atrativo, quando a entrega do produto não está à altura, ou seja, demora demais para ser entregue. 

Se você quer obter sucesso nas vendas para o Natal, certifique-se que as estimativas de entrega possam ser cumpridas. Para isso, considere utilizar serviços conhecidos e confiáveis, como os Correios, por exemplo.

Tenha um suporte rápido

Quando se tem uma boa estrutura de suporte no e-commerce, principalmente em datas importantes como o Natal, é possível efetivar as compras de seus clientes, garantindo o funcionamento de sua loja virtual que consegue se destacar no meio online. 

Vale considerar que a dúvida do cliente sobre alguma questão no site, pode provocar o abandono de carrinho. Além de que, você evita complexidades que, futuramente, podem se transformar em reclamações sobre a sua loja, fazendo que você perca mais clientes e, consequentemente, vendas. 

Tenha em mente que o suporte do e-commerce possui três etapas: pré-venda, venda e pós-venda. Então, a forma ideal de possuir um suporte rápido é:

  • Ser objetivo e preciso nas respostas ao cliente;
  • Atender também através das redes sociais;
  • Utilizar ferramentas de interação;
  • Oferecer um e-mail apenas de suporte no e-commerce;
  • Otimizar o seu site para que não haja lentidão ou falha no carregamento.

Considerando isso, investindo em um bom suporte de sua loja virtual, você terá em mãos formas para aumentar as vendas, atrair mais clientes e fidelizar aqueles que já fazem parte da base!

Anuncie neste Natal. Venda seus produtos em mais de um marketplace.

Anuncie em mais de um Marketplace

Ok, você já faz parte de um Marketplace, isso é ótimo! Mas, ainda não é o suficiente para continuar conquistando o cliente sem precisar investir pesado em divulgação. 

Grande parte dos consumidores, estão propícios a começar a busca por presentes de Natal em sites de grandes redes varejistas. Dessa forma, quanto mais marketplaces você integrar, maior será seu reconhecimento. É necessário apenas contar com o estoque reforçado e preços atrativos para venda.

Contudo, você deve ter o conhecimento que a entrada em marketplaces não é imediata, principalmente quando se trata de mais de um. É preciso todo um processo, envolvendo várias etapas, que percorrem desde a negociação comercial até a publicação dos primeiros anúncios. No entanto, usando ferramentas adequadas, é possível deixar esse processo mais prático em todas as etapas.

Garanta um grande número de vendas no Natal

Como vimos, as datas sazonais como o Natal, são períodos oportunos para o aumento de vendas e impulsionamento de receitas em uma loja virtual. Entretanto, tudo isso requer a reavaliação e alteração do planejamento e algumas estratégias, que podem ser incluídas de maneira eficaz, como essas dicas que foram citadas ao longo do texto. 

Elimine todo o receio de investimento no estoque e na divulgação para concretizar mais vendas. Aposte nos produtos que trazem retornos, ou seja, aqueles que possuem maior procura e representam uma grande parcela de vendas. Afinal, essas e outras datas sazonais são excelentes para as vendas online e, certamente, os resultados vão aparecer. Portanto, vale a pena planejar e usufruir das oportunidades geradas nessa época. Aproveite!

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