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Como comparar as plataformas de e-commerce?

17 de dezembro de 2021

7 min

Neste artigo

O mercado e-commerce tem crescido cada vez mais, principalmente nos últimos meses, que foi registrado um crescimento de 24,21% relacionado ao mesmo período de 2020.

Já as vendas seguem em alta de 15,81%, conforme dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com comitê de métricas da Câmara Brasileira de Economia Digital (camara-e-net).

Esse crescimento é o resultado do grande esforço lojista para alcançar novos clientes, principalmente quando o assunto é pequenos e médios empreendedores, é o que revela a 7° Edição da pesquisa "Perfil do E-commerce Brasileiro", parceria da PayPal Brasil e da BigDataCorp. Além disso, muitas dessas lojas virtuais são criadas através das plataformas de e-commerce. 

O que é uma plataforma e-commerce?

A plataforma de e-commerce é uma solução completa projetada para facilitar todo o crescimento de desenvolvimento de um site. Em outras palavras, é uma maneira de criar uma loja virtual, onde você pode se cadastrar, seus produtos e vender da forma que achar mais adequada.

Para isso, você deve contratar uma plataforma, ter um domínio e criar um site. Também é necessário contratar um serviço de segurança de dados dos clientes. Ou seja, todo o processo restante será por conta da plataforma.

No entanto, para seu site ter mais visibilidade é preciso realizar campanhas para sua promoção, já que a concorrência é grande e o número de lojas cresce diariamente. Vale ressaltar que nas plataformas de e-commerce podem existir taxas cobradas em relação à comissão de vendas.

Como escolher uma plataforma e-commerce?

Agora que você já sabe o que é uma plataforma de e-commerce, chegou o momento de entender algumas características específicas para saber como escolher e fazer o seu investimento inicial para começar a vender. Então, confira os seguintes fatores para realizar uma escolha satisfatória. 

Plataforma de e-commerce personalizável 

Uma recomendação é que você sempre atente-se a variedade de templates de páginas, principalmente se estiver escolhendo um plano para criar sua loja virtual gratuitamente.

É necessário personalizar o seu e-commerce de uma forma competente para construir sua marca em um ambiente digitalizado, especialmente, no que se refere ao uso de recursos como branding, criação de banners, entre outros fatores visuais para atrair e reter clientes.

Integrações

Nos dias atuais, são poucos os negócios digitais que atuam sozinhos, o mesmo se aplica para plataformas de e-commerce. 

É necessário entender que além de ter autonomia de cadastramento de produtos, registro de forma de pagamento, criação de páginas de check-out, você precisa a capacidade de trabalhar com seus leads, otimizar logística de entrega, cativar clientes, elaborar campanha de e-mail marketing e oferecer atendimento qualitativo.

E aí, você acha que dá conta disso tudo? Com as integrações todo esse processo é facilitado, já que toda a plataforma de e-commerce permite que você realize integração de ferramentas que podem te ajudar a manter sua loja virtual em alta.

Recursos da plataforma de e-commerce

Quando você escolhe uma plataforma de e-commerce bem equipada, consegue obter um bom desempenho na sua loja virtual. Além disso, consegue assegurar a modernização do seu negócio e reduzir os custos.

Escolhendo a plataforma certa, você pode usufruir de diferentes recursos que eu que vão te ajudar na divulgação dos seus produtos e também proporcionar uma boa experiência aos clientes.

Usabilidade e navegabilidade

Uma boa plataforma de e commerce precisa ser hábil na criação de páginas de vendas altamente intuitiva e planejada para otimizar suas conversões. 

Uma boa alternativa de análise nesse quesito, é fazer uma pesquisa das lojas virtuais existentes na plataforma do seu interesse e avaliar a facilidade de navegação através das categorias de produtos, página de produto, check-out, carrinho de compras, cadastro, entre outras opções.

Como comparar as plataformas de e-commerce quando se trata do mobile.
Pessoa comprando pelo celular e segurando cartão
Ao comparar uma plataforma de e-commerce com outra, é preciso que você fique de olho nas diferentes versões mobile. Dessa forma, sua loja segue as regras de SEO dos buscadores, e seus clientes continuam tendo a melhor experiência de compra.

Plataforma de e-commerce otimizada para mobile

Após muitas pesquisas serem feitas, foi constatado que mais da metade do tráfego online ocorre através de smartphones e tablets. Por conta disso, temos uma ampla criação de sites responsivos no meio digital, não apenas os e-commerces.

Dessa forma, uma boa plataforma de e-commerce, deve ser capacitada para se ajustar às pequenas telas de dispositivos móveis. Use a mesma estratégia citada no tópico anterior e visite lojas da plataforma desejada através do seu celular para avaliar se as lojas possuem uma otimização para mobile.

Suporte da plataforma de e-commerce

Outro requisito de bastante importância para o sucesso de uma loja virtual, é a disposição de uma equipe de profissionais capacitados e especializados no assunto. 

Portanto, não deixe de escolher uma plataforma de e-commerce onde o atendimento e suporte de qualidade é primordial. Isso porque o seu negócio pode depender da eficácia desse atendimento para solucionar questões críticas.

Redirecionamento 301

Essa é uma questão um pouco complexa para grande parte dos empreendedores. Mas, apesar do redirect 301 ser um pouco complicado, é possível. Ele consiste em um código de status que indica ao Google que uma URL se encontra em um novo local. 

Assim, você evita que erros técnicos indesejados ocorram, bem como auxilia a conservação do seu site e o número de visitas orgânicas. Certifique-se que a plataforma de e-commerce que você deseja migrar possui um redirecionamento 301 adequado.

Migração simplificada

Normalmente, a procura pela migração de plataformas de e-commerce são evidenciadas pela necessidade de simplificação e automatização de processos, além da quantidade de recursos muito maior e um suporte especializado.

Para isso, procure saber se sua plataforma desejada será integrada com seus sistemas de logísticas, ERP e Gateway de pagamento. Assim, você terá uma solução mais robusta e que oferece experiência diferenciada aos clientes.

Estar em uma Plataforma de E-commerce vale a pena? 

Como você acabou de conferir quais são as melhores formas de escolher sua plataforma de e-commerce, existem vários motivos pelos quais você pode optar por criar sua loja virtual dessa forma. 

No entanto, vale destacar que os principais benefícios de utilizar uma plataforma de e-commerce, estão ligados ao motivo de você ter todas as soluções prontas e oferecidas por equipes profissionais, especializadas na área para proporcionar todo o apoio que você precisa.

Uma característica dos planos gratuitos é que são mais limitados, então utilize-os para experimentar as ferramentas e recursos oferecidos, antes de optar por investir em determinada plataforma de e-commerce e aumentar as suas vendas cada vez mais.

Agora que você já sabe tudo sobre plataformas e-commerces, escolha a mais adequada para o seu modelo de negócio e simplifique as suas vendas online. 

Contudo, lembre-se de colocar sua loja no ar, cadastrar seus produtos e preparar sua infraestrutura de vendas para que você consiga conquistar e fidelizar clientes. Avalie se a sua solução de atendimento apresenta a mesma qualidade da plataforma de e-commerce escolhida e boas vendas.

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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