Novo artigo na Webstore, confira!

Blog geral Empreendedorismo

B2W e McDonald's anunciam venda de lanches! O que esperar desta tendência?

1 de agosto de 2020

3 min

Neste artigo

A B2W, dona da Lojas Americanas, do Submarino e da Shoptime, vinha sendo criticada nos últimos anos, principalmente por oferecer descontos sem levar em conta a sua sustentabilidade financeira. Porém, parece que algo vem mudando, já que a empresa teve no primeiro semestre deste ano crescimento de 32,3% de sua receita líquida e de 27,3% de volume bruto de mercadoria se comparado com o mesmo período de 2019.

         Seu crescimento, sem dúvidas, tem a ver com as novas iniciativas da companhia, como o chamado “Ship from store”. Nessa opção, o cliente compra seu produto através da internet na loja Americanas mais próxima e a entrega acontece em até 2 horas. No dia 15 de junho, o grupo também lançou mais uma iniciativa que chamou bastante atenção: uma parceria com a “Arcos Dourados Comércio de Alimentos Ltda” (McDonald's Brasil).

Do que se trata a parceria entre a B2W com o McDonald´s

         A parceria firmada entre a B2W e o McDonald´s tem a proposta justamente de integrar as lojas da gigante de fast food no B2W Marketplace. Vale dizer que essa é a primeira parceria da rede de fast food mais valiosa do mundo com uma plataforma de e-commerce.

         Através dessa parceria, que já está com piloto disponível no Estado de São Paulo, o cliente pode acessar a plataforma de Marketplace Local dentro do aplicativo da Americanas e da Ame, escolher a loja do McDonald´s mais próxima e receber o seu lanche em apenas alguns minutos.

Parceria deve entregar maior rapidez nas entregas e facilidades de logística

b2w e mcdonalds

         Nos últimos anos, o McDonald's teve que se adaptar as entregas através de aplicativos e registrou que a expansão de vendas da rede por delivery cresce 10% a cada mês. Diante da pandemia do novo coronavírus, é provável que esse crescimento aumente ainda mais e, que novas soluções venham sendo buscadas, como a parceria com a B2W.  

         Na parceria do McDonald's com a B2W, se usa o conceito de vizinhança, em que deve ser entregue ao cliente mais conveniência e rapidez na hora da compra, além de uma melhor conexão entre lojistas físicos e o mundo digital. O foco da parceria, sem dúvidas, é o melhor atendimento ao cliente combinada a uma possibilidade de receita ainda maior do que a já existente para as empresas.

Será que parceria entre plataformas e-commerce e redes de fast food podem virar uma tendência?

         Não sabemos, ainda, se novas parcerias serão firmadas entre marketplaces e redes de fast food, como a que vimos entre a B2W e o McDonald´s. Porém, é necessário destacar que os marketplaces oferecem dinamicidade, confiabilidade, facilidade de comunicação com lojas físicas, ganho de autoridade para negócios pequenos e médios, e que, segundo pesquisa da UPS Pulse of the Online Shopper 2019, 95% dos brasileiros que compram online utilizam esses shoppings virtuais.  

Ao que parece, portanto, existe não só a tendência de que novas parcerias entre marketplaces e redes de fast food sejam concretizadas, como também entre essas plataformas e os mais diversos, e até inusitados, tipos de empresas e negócios.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

Conheça nossos materiais

  • Artigos

  • Ebooks

  • Artigos