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A arte da notoriedade: guia prático para atrair mais visitantes para sua loja virtual

2 de setembro de 2022

11 min

Neste artigo

Com o aumento da concorrência nos dias de hoje, muitas empresas estão tendo dificuldade para atrair mais visitantes para sua loja virtual

Apesar da internet ser um importante canal de divulgação e vendas para muitos empreendedores, nem todos conseguem obter resultados satisfatórios apenas com o marketing digital. 

Isso se dá porque não existe uma receita de bolo para atrair visitantes e, principalmente, gerar conversões em vendas — afinal, as pessoas tendem a navegar na web com bases instintivas e não racionais.

No entanto, ao estabelecer metas claras e se basear nas boas práticas de marketing digital, você pode ter melhorias significativas nos índices de visitação da sua loja virtual.

Se interessou pelo assunto? Então, continue lendo este guia prático para saber como atrair mais visitantes para sua loja virtual.

Como atrair mais visitantes para sua loja virtual?

Algumas ações precisam ser colocadas em prática para atrair mais visitantes para sua loja virtual. Vamos explicar cada um delas, veja só!

Planejamento

Toda ação, por mais simples que seja, precisa ser muito bem planejada. Caso contrário, você não consegue bons resultados. Portanto, pense nos seus objetivos de curto, médio e longo prazo, e o que pretende conquistar quando os tirar do papel.

Esse é o momento de utilizar a ferramenta 5W2H, um conjunto de questões utilizado para compor planos táticos com mais praticidade, eficiência e rapidez.

Embora tenha um nome um tanto quanto confuso, essa metodologia é bem simples de entender. A combinação de letras e números, emprestadas da língua inglesa, refere-se às letras iniciais das palavras: What, Why, Who, Where, When (5W); How e How Much (2H).

Seu objetivo é definir tarefas e acompanhá-las de maneira mais ágil e visual. Basicamente, ao desenvolver uma estratégia, você precisa entender:

  • What: o que deve ser feito
  • Why: por que precisa ser feito
  • Who: quem deve executar a tarefa
  • Where: onde deve ser implementado
  • When: quando deve ser feito
  • How: como deve ser feito
  • How much: quanto dinheiro precisa investir

Depois de responder essas questões, você conseguirá enxergar, com clareza, do que realmente precisa e, assim, traçar uma estratégia para concretizar esse objetivo.

Conteúdo de qualidade

A produção de conteúdo é fundamental para os seus negócios, pois os seus clientes precisam ter certeza de que você possui o conhecimento necessário para atender às necessidades deles.

De nada adianta criar uma super loja virtual, se não produzir conteúdos capazes de atrair visitantes para dentro dela. Portanto, estude o seu negócio e use as suas experiências a seu favor para elaborar bons conteúdos e, consequentemente, conquistar visitantes, gerar leads e convertê-los em clientes fiéis à sua marca.

Dicas para criar conteúdo de qualidade

  • Fique de olho nas tendências: Esteja aberto para o novo. Acompanhe as tendências de consumo, moda, design, métodos de pagamento, no que a concorrência posta, formato de reels, entre outros, para se manter relevante e sempre abordar conteúdos novos, que engajam;
  • Utilize imagens de qualidade: Conhece o ditado popular que diz que uma imagem vale mais do que mil palavras? É justamente isso! As imagens, desde que bem aplicadas, são uma ótima maneira de reforçar a ideia que você está tentando transmitir de forma direta e objetiva. Por isso, utilize imagens de qualidade e que condizem com o conteúdo sobre o qual você falará.

Investimento em SEO

SEO — sigla para Search Engine Optimization, que, em português, significa Otimização para Mecanismos de Busca — é um conjunto de táticas para destacar sua loja virtual na primeira página de resultados do Google de forma gratuita.

Devido a quantidade de conteúdos postados diariamente, com os mais variados assuntos, os mecanismos de busca utilizam algoritmos para classificar as páginas do Google por palavras-chave ou assunto e, assim, determinar a relevância delas dentro de uma busca.

Como a concorrência para conseguir um bom posicionamento está aumentando cada vez mais, é muito importante levar em consideração os seguintes fatores:

  • escolha correta das palavras-chave;
  • foco no SEO da página inicial da sua loja virtual;
  • simplificação da arquitetura do seu site;
  • otimização das páginas dos produtos;
  • ter um design responsivo;
  • redução do tempo de carregamento das páginas;
  • criação de backlinks.

Estar por dentro das atualizações do Google

O Google atualiza com frequência os fatores de posicionamento SEO. Então, para garantir que as informações que você compartilha com seus clientes sejam precisas e relevantes, procure estar sempre em dia com essas atualizações.

Por exemplo, o Google anunciou recentemente que agora será possível filtrar as empresas por local. Então, se um usuário pesquisar “as melhores lojas virtuais de São Paulo”, os resultados exibirão um painel de informações em destaque com detalhes sobre as empresas que correspondem à consulta dele.

Colocando os dados corretos, como horário de funcionamento e avaliações, sua loja virtual ganhará destaque e atrairá mais visitantes.

Investimento em tráfego pago

O tráfego pago, comparado ao orgânico (gratuito), é uma forma mais rápida de atrair mais visitantes para sua loja virtual.

Fazendo uso de estratégias de marketing digital, você paga uma quantia para disparar anúncios nas mídias sociais que desejar e chamar a atenção das pessoas.

Além da sua loja virtual ter mais alcance, visibilidade e oportunidades de vendas, o tráfego pago atrai majoritariamente usuários que realmente têm interesse nos seus produtos, clientes em potencial, graças ao recurso de segmentação que as plataformas oferecem.

Dicas para ter um bom resultado na estratégia de tráfego pago

  • Escolha a plataforma certa. Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, YouTube Ads e Pinterest Ads são as mais populares para anúncios pagos. No entanto, todas elas têm prós e contras, portanto, escolha a que for mais vantajosa para você em termos atender às suas metas e ao seu orçamento;
  • Teste mais de uma estratégia. Os anúncios pagos podem usados para direcionar tráfego e gerar leads, mas também podem ser usados para executar testes A/B a fim de melhorar as taxas de conversão no futuro;
  • Analise os resultados com muito cuidado. Depois de escolher uma plataforma e criar campanhas, acompanhe todas as métricas de desempenho para saber exatamente o que está funcionando — e o que não está — em tempo real. Lembre-se de que a diferença entre gasto e investimento é que, em um investimento, um valor aplicado precisa gerar retorno. Então, se a sua estratégia não estiver dando certo, mude-a para não perder dinheiro.

Presença nas redes sociais

Na pandemia da Covid-19, as redes sociais se tornaram a principal aliada dos varejistas e hoje são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.

Ainda que ter contas ativas e movimentadas não seja a única maneira de atrair mais visitantes para sua loja virtual, é uma ótima forma de aumentar as vendas e melhorar o atendimento ao cliente.

Assim, se a sua empresa não está nas redes sociais, chegou a hora de fazer isso! 

Dicas para conseguir ótimos resultados nas redes sociais

  • escolha os canais certos para o seu negócio. Se você vende peças automotivas, o Instagram pode não ser para você. Em vez disso, considere outras opções. Além disso, não negligencie plataformas de nicho, como Pinterest, caso elas se encaixem no tipo de produto ou serviço que você oferece;
  • desenvolva uma estratégia para cada canal;
  • use imagens e conteúdo interessantes que atraiam atenção e incentive os usuários que visitam suas redes sociais regularmente (ou seja, clientes em potencial) a descobrir mais sobre o que torna sua empresa única;
  • publique conteúdos com frequência e não esqueça das chamadas para ação (CTAs) e de links que direcionam o público-alvo para a sua loja virtual
  • fale diretamente com os clientes quando eles compartilharem feedback ou fizerem perguntas; 
  • responda rapidamente quando alguém entrar em contato por mensagem privada, seja para tirar dúvidas com relação ao produto, seja para fazer alguma reclamação. Você pode ganhar muitos pontos por fazer isso, incluindo gerar mais conversão em vendas e fidelizar clientes.

Oferta de descontos e promoções

Promoções e descontos não são apenas uma excelente maneira de atrair mais visitantes para sua loja virtual e incentivá-los a comprar, mas também de manter seus atuais clientes mais satisfeitos e engajados.

Além disso, é um jeito de proporcionar momentos de apreciação e valor para com a sua marca, o que faz com que eles se tornem fiéis a sua marca.

Entretanto, é importante ter certeza de que você criou uma campanha promocional atrativa na hora certa, já que isso influenciará diretamente na taxa de conversão das vendas da sua loja virtual.

Formação de parcerias

Uma boa parceria pode aumentar a autoridade da sua marca, fortalecer a credibilidade da sua loja virtual, melhorar a experiência dos seus clientes e potencializar as vendas. Por isso, amplie os seus contatos e forme parcerias que façam sentido para o seu negócio.

Uma ótima maneira de encontrar potenciais parceiros é por meio das redes sociais, como LinkedIn, Facebook e Twitter, e de indicações de seus próprios funcionários ou clientes.

Mas antes de formalizar qualquer parceria, certifique-se de que as empresas com as quais pretende trabalhar tenham interesses e objetivos semelhantes aos seus e que elas tenham um forte senso de comprometimento para que você não tenha problemas posteriores.

Parcerias com influenciadores digitais

Influenciadores digitais são pessoas com um público grande e engajado em um ou mais canais de comunicação. Por serem apaixonados pelo produto ou serviço que você oferece, eles têm conhecimento e capacidade suficientes para persuadir seus seguidores a comprar na sua loja virtual.

Como existem influenciadores em praticamente todos os nichos. Antes de considerar contratar um deles, considere os seguintes critérios:

  • ter um público que corresponda ao seu;
  • ter uma quantidade de seguidores adequada ao tamanho do seu negócio;
  • ser capaz de fornecer conteúdo de alta qualidade;
  • estar disposto a divulgar sua marca;
  • estar disponível a um preço que faça sentido para ambas as partes.

Criação de campanhas que fiquem na boca do povo

As empresas têm investido no famoso buzz marketing para impulsionar seus conteúdos, gerando rebuliço, discussões e compartilhamentos.

O buzz marketing é um conjunto de ações e técnicas para promover determinados assuntos e aumentar o engajamento de marcas e produtos. Os consumidores interagem entre si sobre o assunto que a empresa quer, fazendo com que mais pessoas se interessem por ele.

Esse tipo de estratégia requer muito planejamento e análise prévia do comportamento e dos efeitos que ela terá sobre o público-alvo, para entender de que forma ele será impactado e receberá a notícia.

Segundo o publicitário Mark Hughes, existem 6 tipos de gatilhos eficazes para gerar o bom e velho burburinho. Confira qual deles é mais interessante para você aplicar a sua estratégia e conseguir atingir seus objetivos:

  • O tabu: Assuntos polêmicos que possibilitem discussões e posicionamentos saudáveis, mas que não ofendam pessoas ou infrinjam leis e normas; 
  • O incomum: Situações inusitadas, que foge dos padrões que conhecemos;
  • O extraordinário: Comprovação de um aspecto positivo de um produto ou serviço com o qual os clientes sempre estão satisfeitos;
  • O chocante: Assuntos chocantes, mas de um aspecto positivo;
  • O hilário: Conteúdos divertidos, capazes de mudar o dia de alguém;
  • O segredo: Campanha que desperte o interesse e a curiosidade das pessoas, fazendo com que elas não queiram perder o que está por vir.

Se você chegou até aqui, já deve ter entendido, que mesmo tendo vários recursos disponíveis, como plataformas de anúncios pagos e outras formas de divulgação, o segredo para atrair mais visitantes para sua loja virtual é investir no conteúdo. 

Produzir continuamente material de qualidade, que seja relevante para os seus clientes, fará com que a sua marca ganhe autoridade e que sua loja virtual venda muito e se torne referência no mercado.

Por isso, planeje-se muito bem para colocar tudo o que aprendeu aqui em prática e desenvolva o melhor conteúdo que conseguir.

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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