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6 Formas de gerar credibilidade e confiança para um e-commerce

2 de novembro de 2021

6 min

Neste artigo

O crescimento do e-commerce em 2020, mesmo com a pandemia do COVID 19, já era iminente e, mesmo assim, segue em grande expansão no Brasil. Atualmente são mais de 1,59 milhões de lojas online no país e uma alta de 22% na comparação de 2020, segundo o “Perfil do E-commerce Brasileiro”, feito pela Paypal Brasil. Em comparação com 2020, tivemos R$35 bilhões em vendas entre janeiro e março de 2021, totalizando um aumento de 72%.

Nessa perspectiva, o e-commerce é um dos principais canais de contato das marcas com os usuários. Por essa razão, a experiência dos consumidores deve ser prioridade para a sua marca. Uma das opções para criar essa jornada de compra com o seu cliente, é encontrar soluções que vão de encontro com alguns pilares importantes para o mercado, como: reputação e confiança, pois ganharam ainda mais espaço na hora de escolher uma marca, pois a pandemia apenas acelerou esse processo. 

Dessa maneira, diversas empresas têm investido cada vez mais em recursos que são capazes de melhorar a experiência do cliente, gerando mais credibilidade, confiança e usabilidade para o momento de fechamento da compra.

Então, agora acompanhe com a gente as dicas que separamos exclusivamente para você gerar essa experiência ao seu consumidor dentro do seu e-commerce.

Seu e-commerce precisa ser visto! Marque presença onde seu cliente está

É muito importante que seu e-commerce atue exatamente onde o consumidor está, entendendo cada etapa da sua jornada. Entendendo isso, você pode começar a apostar na produção de conteúdo online, como posts em redes sociais, vídeos e muito mais. Uma dica muito importante para o crescimento da sua marca, não foque apenas em conteúdos que mostre o seu produto, mas conte histórias, mostre aos seus clientes como você chegou até aqui, e inclusive os bastidores, isso gera uma grande gatilho mental de reciprocidade, que pode ser muito bom estrategicamente.

Não esqueça dos depoimentos de outros consumidores, isso além de ajudar no engajamento é uma ferramenta muito importante para aumentar confiança e credibilidade da sua marca.

Resolver problemas também é uma maneira de conquistar confiança

Antes de mais nada, você já deve ter escutado que “um bom atendimento vale mais do que investir milhões em propaganda”, certo? Isso significa que atender bem é uma das melhores estratégias para criar confiança e transmitir a credibilidade que sua marca procura. Isso porque o consumidor atual escolhe dentre várias opções de marcas a que ele sente mais confiança e sabe que se tiver um problema será resolvido. Nesse processo, ele pesquisa sobre a marca e sobre a experiência de outros consumidores.

No Reclame AQUI, por exemplo, há cerca de 30 milhões de acessos mensais, que em sua grande maioria são de consumidores pesquisando antes de comprar. Esses consumidores acessam a reputação das marcas na plataforma, as reclamações de outros clientes e, principalmente, a resposta das empresas.

Por isso, a dica aqui é: trate a reclamações com muita atenção, deixe a sua resposta pública no Reclame AQUI e aproveite a oportunidade de conquistar novos consumidores mostrando que sua marca resolve.

Invista em um bom posicionamento de marca

Posicionamento é o cartão de visita de uma empresa para o mundo, e fazer a gestão disso é essencial para fortalecer a imagem e reputação da marca diante do mercado.

Essa gestão define o DNA da marca e o que ela quer ser na vida das pessoas. A gestão de marca se baseia em torná-la mais conhecida, atraente, lembrada de forma positiva e diferenciada na visão das pessoas. Por isso, é importante ter um desenvolvimento de branding, que se baseia em diversas ações e processos para resultados a médio ou longo prazo, até firmar a ideia que a empresa quer passar para o público na mente de todos.

Tenha estratégias e canais de comunicação muito bem definidas

A partir do momento que a empresa entende seus valores, público e como quer interferir na vida do consumidor, chega o momento de entrar em ação com peças e estratégias que façam com que as pessoas vejam e entendam o que a marca quer passar. Os canais a serem utilizados são definidos de acordo com o perfil da empresa e do consumidor que ela quer alcançar.

Após a definição de ações para a marca se tornar conhecida pelo público-alvo, chega o momento de fortalecer a imagem que a empresa quer passar e também manter uma reputação boa pelos que consumiram o produto ou serviço que é oferecido.

Para isso, a empresa deve investir em canais de atendimento que diminuam o índice de esforço da pessoa para tirar dúvidas ou reclamar de algo, tornando o reclamante em oportunidade de futuras vendas. O atendimento digital e humanizado é essencial para a era em que vivemos, que consiste em grande participação das pessoas na rotina da empresa e grandes trocas de valores e experiências.

Use a opinião do seus consumidores ao seu favor

Você já ficou inseguro ou teve medo de se arrepender na hora de comprar um produto online? Sem sombra de dúvidas o seu cliente também. Por essa razão, ele pesquisa bem antes de comprar, inclusive ele procura por relatos de quem já teve experiência com sua marca para tomar a decisão de compra.

Então, isso significa que a opinião verdadeira dos seus consumidores tem o poder de influenciar quem pesquisa por você, afinal, quem melhor do que o seu próprio consumidor para falar da sua marca? Sendo assim, a dica aqui é usar a opinião verdadeira de quem já fez negócio com você para mostrar que sua marca tem credibilidade, e merece a confiança do consumidor.

Você pode fazer isso com a RA Trustvox, uma solução do Reclame AQUI que coleta reviews, audita e disponibiliza no site da sua marca. Além disso, sua indexação nos sites de busca melhora, sua marca cria mais possibilidades de negócio e credibilidade no mercado.

Saiba mais sobre a RA Trustvox e veja todas as oportunidades para seu e-commerce decolar! 

Invista em reviews no seu site e no Reclame AQUI

Com a aquisição da RA Trustvox pelo Reclame AQUI, as empresas podem agora exibir os reviews verdadeiros coletados direto em suas páginas na plataforma de pesquisa de reputação de empresas.

Quando se trata de pesquisa antes da compra, a exibição de reviews dentro do Reclame AQUI é, portanto, muito interessante principalmente para empresas que vendem seus produtos na internet.

Para calcular a reputação das empresas, ter credibilidade, visibilidade e audiência, apresentar reviews no Reclame AQUI é muito vantajoso para quem quer, além de gerenciar melhor o atendimento da empresa e a reputação, dar voz para quem mais importa: os consumidores.

Em resumo, é extremamente importante criar essa jornada de reputação para que os seus potenciais clientes passem a confiar na sua loja, comprem e indiquem futuramente. Lembre-se, as pessoas acreditam positivamente na experiência de outras pessoas no momento de compra, então faça com que esse momento para o seu cliente seja sempre a melhor.

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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