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O guia completo dos tamanhos de imagens para Redes Sociais em 2021

9 de abril de 2021

6 min

Neste artigo

Conhecer as medidas, tamanhos e formatos para postagens nas redes sociais é o primeiro passo para garantir uma estratégia bem sucedida, que ao longo do tempo se torne um padrão para se inspirar. 

Para ajudar os e-commerces nessa tarefa, a Webstore criou um guia completo com todos os padrões utilizados nas plataformas mais acessadas pelos consumidores brasileiros: Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e WhatsApp.

Inclusive, além de você ler o conteúdo neste momento, pode guardá-lo para consulta sempre que precisar. Portanto, aproveite a chance e tenha redes sociais atrativas e que promovam alto engajamento!

Facebook

O Facebook é a rede social mais acessada pelos brasileiros. Segundo um estudo do Cuponation, o Brasil está em quarto lugar na lista dos países que mais acessaram a rede durante a quarentena do coronavírus. 

Para deixar a página de uma loja virtual visualmente agradável e otimizada, é importante salvar as imagens em formato PNG e com tamanho menor que 1 MB, para que a ferramenta não converta o arquivo para JPEG e perca a qualidade original.

Tamanho de imagens para Postagens no Feed do Facebook

1) Post com imagem: 1200 x 1200 px

2) Post com link e imagem: 1200 x 628 px

3) Facebook Stories: 1080 x 1920 px

Anúncios de imagem no Facebook

1) Anúncio com imagem única: 400 x 500 px (mínimo);

2) Anúncio com link e imagem: 1080 x 1080 px (recomendado);

3) Anúncio com carrossel: 1080 x 1080 px (recomendado).

Instagram 

O Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, o que o torna uma das redes sociais mais populares em todo o mundo. A plataforma  segue as mesmas especificações de imagens do Facebook, mas apresenta o formato diferenciado de Stories, Reels, vídeos normais e o IGTV.

Perfil no Instagram

1) Imagem de perfil: 720 x 720 px 

Posts no Instagram

1) Imagem quadrada do feed: 1080 x 1080 px

2) Imagem vertical do feed: 1080 x 1350 px (altura máxima)

3) Imagem horizontal do feed: 1080 x 566 px (altura mínima) 

Instagram Stories

1) Instagram Stories: 1080 x 1920 px 

IGTV

1) Vídeo no IGTV: proporção 9:16;

Tempo Máximo: 15 minutos ao ser carregado de um dispositivo móvel e 60 minutos ao ser carregado pela web;

Resolução mínima: 720 pixels;

Tamanho máximo: 3,6 GB.

Linkedln

Ao contrário das redes sociais citadas, as quais são voltadas às relações pessoais, o Linkedln foi desenvolvido para promover a interação entre organizações e profissionais. O destaque fica por conta da qualidade do público, o que na prática significa potenciais clientes, colaboradores e parceiros. 

Nesta rede social, é possível compartilhar artigos e conteúdos educacionais que gerem autoridade e novos negócios. 

Capa e perfil no LinkedIn

1) Imagem de capa: 1536 x 768 px

2) Imagem de perfil: 300 x 300 px 

Postagem no LinkedIn

1) Post com imagem: 1200 x 1200 px

2) Post com link e imagem: 1200 x 627 px

Twitter

O Twitter pode ser definido como um canal de comunicação fluido e direto com o público, já que é possível responder mensagens de forma rápida e sem delongas. Para essa rede social, é recomendado subir fotos em formato JPEG, pois as que sobem em PNG perdem qualidade. 

Os vídeos têm limite menor de tempo e tamanho quando comparados ao Facebook, já os GIFs podem ser publicados nativamente no Twitter, com tamanho de upload de até 5mb via dispositivos móveis e 15mb via desktop.

Perfil e capa no Twitter

1) Imagem de capa: 1500 x 500 px

2) Imagem de perfil: 400 x 400 px 

Postagem no Twitter

1) Post com imagem: 600 x 335 px (16:9) ou 1200 x 1200 px (1:1)

YouTube

O YouTube se consolidou como uma das plataformas preferidas pelos usuários da internet. Já são mais de 2 bilhões de pessoas logadas mensalmente, tornando a plataforma o segundo maior acesso, ficando atrás apenas do Google. Isso significa que muito provavelmente seu público também está lá. Consequentemente, é uma estratégia capaz de trazer ótimos resultados, desde que bem estruturada. 

A capa de um canal no Youtube é visualizada de acordo com o dispositivo usado para assistir, tendo um tamanho máximo para TVs Ultra HD e cortes mínimos para acessos via smartphone. Use a área de segurança para incluir as informações principais da capa, como o nome ou slogan do canal.

Vale ressaltar que é importante dar uma atenção especial ao tamanho da imagem durante a criação da thumbnail do seu vídeo. Para quem tem dúvidas, trata-se de uma foto em miniatura e comprimida, usada na internet para prever a imagem original. 

Ou seja, ela é capaz de fazer uma previsão sobre o que será tratado no vídeo, aparecendo no resultado de pesquisa e na lista de vídeos relacionados. Seu objetivo é atrair o clique dos usuários para assistirem ao vídeo completo. 

Perfil e capa no Youtube

1) Imagem de capa do canal (Informações principais): 1546 x 423 px

  • TV: 2560 x 1440 px
  • Desktop: 2560 x 423 px
  • Tablet: 1855 x 423 px
  • Smartphones: 1546 x 423 px
  • Imagem de perfil do canal: 800 x 800 px 

2) Thumbnail dos vídeos: 1280 x 720 px

WhatsApp

Segundo uma pesquisa do Opinion Box, o WhatsApp está instalado no smartphone de 99% dos brasileiros. No mensageiro, não há limite nas dimensões para envio de fotos, mas ele “corta” as imagens com resolução maior que 1:1 e as que aparecem no formato quadrado no bate-papo. 

Com o WhatsApp Business, as empresas passaram a usar o app para se comunicarem com seu público. Por isso, é imprescindível cuidar das proporções das fotos enviadas, já que isso auxilia diretamente na percepção positiva da marca. Apesar de pouco explorado, também é possível fazer publicações no WhatsApp Status, similar ao Stories do Instagram. 

Perfil no WhatsApp

1) Imagem de perfil: 192 x 192 px 

2) Thumbnail da imagem na conversa: 600x600 px

3) WhatsApp Status: 1080 x 1920 px.

Com esse guia sempre em mãos, você pode criar as fotos mais adequadas para cada rede social onde seu e-commerce investe, mantendo um relacionamento positivo com a audiência, o qual se converte em vendas e lucratividade.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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