Marketing e vendas
O guia completo dos tamanhos de imagens para Redes Sociais em 2021
9 de abril de 2021
Conhecer as medidas, tamanhos e formatos para postagens nas redes sociais é o primeiro passo para garantir uma estratégia bem sucedida, que ao longo do tempo se torne um padrão para se inspirar.
Para ajudar os e-commerces nessa tarefa, a Webstore criou um guia completo com todos os padrões utilizados nas plataformas mais acessadas pelos consumidores brasileiros: Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e WhatsApp.
Inclusive, além de você ler o conteúdo neste momento, pode guardá-lo para consulta sempre que precisar. Portanto, aproveite a chance e tenha redes sociais atrativas e que promovam alto engajamento!
O Facebook é a rede social mais acessada pelos brasileiros. Segundo um estudo do Cuponation, o Brasil está em quarto lugar na lista dos países que mais acessaram a rede durante a quarentena do coronavírus.
Para deixar a página de uma loja virtual visualmente agradável e otimizada, é importante salvar as imagens em formato PNG e com tamanho menor que 1 MB, para que a ferramenta não converta o arquivo para JPEG e perca a qualidade original.
Tamanho de imagens para Postagens no Feed do Facebook
1) Post com imagem: 1200 x 1200 px
2) Post com link e imagem: 1200 x 628 px
3) Facebook Stories: 1080 x 1920 px
Anúncios de imagem no Facebook
1) Anúncio com imagem única: 400 x 500 px (mínimo);
2) Anúncio com link e imagem: 1080 x 1080 px (recomendado);
3) Anúncio com carrossel: 1080 x 1080 px (recomendado).
O Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, o que o torna uma das redes sociais mais populares em todo o mundo. A plataforma segue as mesmas especificações de imagens do Facebook, mas apresenta o formato diferenciado de Stories, Reels, vídeos normais e o IGTV.
Perfil no Instagram
1) Imagem de perfil: 720 x 720 px
Posts no Instagram
1) Imagem quadrada do feed: 1080 x 1080 px
2) Imagem vertical do feed: 1080 x 1350 px (altura máxima)
3) Imagem horizontal do feed: 1080 x 566 px (altura mínima)
Instagram Stories
1) Instagram Stories: 1080 x 1920 px
IGTV
1) Vídeo no IGTV: proporção 9:16;
Tempo Máximo: 15 minutos ao ser carregado de um dispositivo móvel e 60 minutos ao ser carregado pela web;
Resolução mínima: 720 pixels;
Tamanho máximo: 3,6 GB.
Linkedln
Ao contrário das redes sociais citadas, as quais são voltadas às relações pessoais, o Linkedln foi desenvolvido para promover a interação entre organizações e profissionais. O destaque fica por conta da qualidade do público, o que na prática significa potenciais clientes, colaboradores e parceiros.
Nesta rede social, é possível compartilhar artigos e conteúdos educacionais que gerem autoridade e novos negócios.
Capa e perfil no LinkedIn
1) Imagem de capa: 1536 x 768 px
2) Imagem de perfil: 300 x 300 px
Postagem no LinkedIn
1) Post com imagem: 1200 x 1200 px
2) Post com link e imagem: 1200 x 627 px
O Twitter pode ser definido como um canal de comunicação fluido e direto com o público, já que é possível responder mensagens de forma rápida e sem delongas. Para essa rede social, é recomendado subir fotos em formato JPEG, pois as que sobem em PNG perdem qualidade.
Os vídeos têm limite menor de tempo e tamanho quando comparados ao Facebook, já os GIFs podem ser publicados nativamente no Twitter, com tamanho de upload de até 5mb via dispositivos móveis e 15mb via desktop.
Perfil e capa no Twitter
1) Imagem de capa: 1500 x 500 px
2) Imagem de perfil: 400 x 400 px
Postagem no Twitter
1) Post com imagem: 600 x 335 px (16:9) ou 1200 x 1200 px (1:1)
YouTube
O YouTube se consolidou como uma das plataformas preferidas pelos usuários da internet. Já são mais de 2 bilhões de pessoas logadas mensalmente, tornando a plataforma o segundo maior acesso, ficando atrás apenas do Google. Isso significa que muito provavelmente seu público também está lá. Consequentemente, é uma estratégia capaz de trazer ótimos resultados, desde que bem estruturada.
A capa de um canal no Youtube é visualizada de acordo com o dispositivo usado para assistir, tendo um tamanho máximo para TVs Ultra HD e cortes mínimos para acessos via smartphone. Use a área de segurança para incluir as informações principais da capa, como o nome ou slogan do canal.
Vale ressaltar que é importante dar uma atenção especial ao tamanho da imagem durante a criação da thumbnail do seu vídeo. Para quem tem dúvidas, trata-se de uma foto em miniatura e comprimida, usada na internet para prever a imagem original.
Ou seja, ela é capaz de fazer uma previsão sobre o que será tratado no vídeo, aparecendo no resultado de pesquisa e na lista de vídeos relacionados. Seu objetivo é atrair o clique dos usuários para assistirem ao vídeo completo.
Perfil e capa no Youtube
1) Imagem de capa do canal (Informações principais): 1546 x 423 px
- TV: 2560 x 1440 px
- Desktop: 2560 x 423 px
- Tablet: 1855 x 423 px
- Smartphones: 1546 x 423 px
- Imagem de perfil do canal: 800 x 800 px
2) Thumbnail dos vídeos: 1280 x 720 px
Segundo uma pesquisa do Opinion Box, o WhatsApp está instalado no smartphone de 99% dos brasileiros. No mensageiro, não há limite nas dimensões para envio de fotos, mas ele “corta” as imagens com resolução maior que 1:1 e as que aparecem no formato quadrado no bate-papo.
Com o WhatsApp Business, as empresas passaram a usar o app para se comunicarem com seu público. Por isso, é imprescindível cuidar das proporções das fotos enviadas, já que isso auxilia diretamente na percepção positiva da marca. Apesar de pouco explorado, também é possível fazer publicações no WhatsApp Status, similar ao Stories do Instagram.
Perfil no WhatsApp
1) Imagem de perfil: 192 x 192 px
2) Thumbnail da imagem na conversa: 600x600 px
3) WhatsApp Status: 1080 x 1920 px.
Com esse guia sempre em mãos, você pode criar as fotos mais adequadas para cada rede social onde seu e-commerce investe, mantendo um relacionamento positivo com a audiência, o qual se converte em vendas e lucratividade.