Novo artigo na Webstore, confira!

Blog geral Administração e financeiro

Tudo que você precisa saber para migrar sua loja virtual sem perder acessos

15 de janeiro de 2021

4 min

Neste artigo

Seja por uma escolha equivocada, falta de suporte ou atualizações, bem como necessidade de expansão, o fato é que chega um momento onde as empresas que possuem um e-commerce se deparam com a necessidade de fazerem a migração da loja virtual. Na prática, vão percebendo pontos como falhas nos processos de gestão, incapacidade de implementar funcionalidades importantes ou começam a perder acessos, o que se torna ainda mais preocupante.

Portanto, mesmo que a princípio migrar de sistema pareça um custo financeiro e de esforços, é fundamental que, ao se apresentar a demanda, os gestores não deixem de fazer as mudanças necessárias, já que assim o negócio pode crescer de forma escalável e bem estruturada, ao mesmo tempo em que oferece boas experiências de compra aos seus clientes.

Nesse contexto, é comum que surjam dúvidas sobre o funcionamento desse processo e como realizá-lo de forma eficiente. Se esse é o seu caso, chegou ao lugar certo. Confira o nosso artigo, pois é justamente sobre isso que vamos falar!

Como fazer a migração de loja virtual sem prejuízos?

A migração de loja virtual consiste na transferência de todos os arquivos, dados e documentos para outra plataforma digital. Por isso, se trata de um processo complexo e de alto risco, que exige planejamento e uma análise detalhada das opções oferecidas no mercado.

Como as alternativas são bastante variadas, no momento de escolher o sistema mais adequado às novas demandas, é preciso se atentar para alguns fatores indispensáveis. São eles:

● Personalização do layout:

Assim, a loja virtual fica no formato e estilo que mais agradam a identidade da marca e o seu público;

● Recursos e integrações:

Os quais tornam o sistema flexível e adequado para a realidade das empresas atuais, que precisam gerir seus processos com o máximo de inteligência, agilidade e assertividade;

● Diferentes pacotes de pageviews:

Onde garantem melhor desempenho do site, impedindo lentidão no carregamento das páginas da loja virtual, além da geração de relatórios;

● Redirect 301:

Funcionalidade que redireciona os visitantes que acessam a loja virtual antiga para a nova sem problemas na hora de analisar os acessos;

Outras funcionalidades interessantes são o checkout transparente, o layout responsivo (que se adapta a qualquer tipo de dispositivo e tela), a otimização para os mecanismos de busca (SEO) e a API aberta.

9 passos para a migração sem perder os acessos

Agora que você já conhece os aspectos indispensáveis para uma migração de loja virtual de sucesso, confira os 9 passos para que o processo ocorra sem perder os acessos:

1. Faça um bom planejamento

Essa é a base de tudo, pois é o planejamento estratégico que administra todas as expectativas do projeto;

2. Tenha atenção ao domínio

Esse é um fator de grande influência no rankeamento do Google, que se utiliza de palavras-chave, tempo de registro e extensão do endereço para considerar a relevância das páginas;

3. Migre os dados

Transfira as informações dos seus produtos e os dados de cadastro dos seus clientes por meio de planilhas, por exemplo; 

4. Ajuste e melhore o SEO

Ao fazer a migração de loja virtual aproveite para otimizar os recursos do SEO que irão posicionar o novo site;

5. Analise a configuração de e-mails

Verificar a configuração de envio e recebimento de e-mails certamente auxilia o e-commerce a não perder acessos;

6. Realize treinamentos

Treinar a equipe que irá lidar no dia a dia com a nova plataforma de e-commerce é tão importante quanto a escolha de uma boa ferramenta;

7. Teste antes de migrar

Para que a migração da loja virtual ocorra de forma satisfatória, é fundamental testar recursos, aplicativos e outros elementos antes de finalizar o processo completamente;

8. Informe o seu público

A partir do momento em que um e-commerce visa melhorar a experiência dos clientes por meio de novas ações, como mudar de plataforma de e-commerce, é importante que os informe para criar valor a marca;

9. Se atente às ferramentas analíticas

A mensuração dos resultados que a nova plataforma trará é fundamental para avaliar em quais pontos a mesma está atendendo as expectativas e quais os aspectos podem ser melhorados, de forma com que os resultados evoluam continuamente. 

Agora que você já sabe como funciona a migração, sua importância e como implementar a estratégia sem perder os acessos, é o momento de fazer uma análise interna para verificar quais as principais demandas e expectativas. 

Para saber mais sobre as soluções da Webstore, entre em contato com um de nossos consultores, teremos muita satisfação em te atender!

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

Conheça nossos materiais

  • Artigos

  • Ebooks

  • Artigos