Seja por uma escolha equivocada, falta de suporte ou atualizações, bem como necessidade de expansão, o fato é que chega […]
Seja por uma escolha equivocada, falta de suporte ou atualizações, bem como necessidade de expansão, o fato é que chega um momento onde as empresas que possuem um e-commerce se deparam com a necessidade de fazerem a migração da loja virtual. Na prática, vão percebendo pontos como falhas nos processos de gestão, incapacidade de implementar funcionalidades importantes ou começam a perder acessos, o que se torna ainda mais preocupante.
Portanto, mesmo que a princípio migrar de sistema pareça um custo financeiro e de esforços, é fundamental que, ao se apresentar a demanda, os gestores não deixem de fazer as mudanças necessárias, já que assim o negócio pode crescer de forma escalável e bem estruturada, ao mesmo tempo em que oferece boas experiências de compra aos seus clientes.
Nesse contexto, é comum que surjam dúvidas sobre o funcionamento desse processo e como realizá-lo de forma eficiente. Se esse é o seu caso, chegou ao lugar certo. Confira o nosso artigo, pois é justamente sobre isso que vamos falar!
A migração de loja virtual consiste na transferência de todos os arquivos, dados e documentos para outra plataforma digital. Por isso, se trata de um processo complexo e de alto risco, que exige planejamento e uma análise detalhada das opções oferecidas no mercado.
Como as alternativas são bastante variadas, no momento de escolher o sistema mais adequado às novas demandas, é preciso se atentar para alguns fatores indispensáveis. São eles:
Assim, a loja virtual fica no formato e estilo que mais agradam a identidade da marca e o seu público;
Os quais tornam o sistema flexível e adequado para a realidade das empresas atuais, que precisam gerir seus processos com o máximo de inteligência, agilidade e assertividade;
Onde garantem melhor desempenho do site, impedindo lentidão no carregamento das páginas da loja virtual, além da geração de relatórios;
Funcionalidade que redireciona os visitantes que acessam a loja virtual antiga para a nova sem problemas na hora de analisar os acessos;
Outras funcionalidades interessantes são o checkout transparente, o layout responsivo (que se adapta a qualquer tipo de dispositivo e tela), a otimização para os mecanismos de busca (SEO) e a API aberta.
Agora que você já conhece os aspectos indispensáveis para uma migração de loja virtual de sucesso, confira os 9 passos para que o processo ocorra sem perder os acessos:
Essa é a base de tudo, pois é o planejamento estratégico que administra todas as expectativas do projeto;
Esse é um fator de grande influência no rankeamento do Google, que se utiliza de palavras-chave, tempo de registro e extensão do endereço para considerar a relevância das páginas;
Transfira as informações dos seus produtos e os dados de cadastro dos seus clientes por meio de planilhas, por exemplo;
Ao fazer a migração de loja virtual aproveite para otimizar os recursos do SEO que irão posicionar o novo site;
Verificar a configuração de envio e recebimento de e-mails certamente auxilia o e-commerce a não perder acessos;
Treinar a equipe que irá lidar no dia a dia com a nova plataforma de e-commerce é tão importante quanto a escolha de uma boa ferramenta;
Para que a migração da loja virtual ocorra de forma satisfatória, é fundamental testar recursos, aplicativos e outros elementos antes de finalizar o processo completamente;
A partir do momento em que um e-commerce visa melhorar a experiência dos clientes por meio de novas ações, como mudar de plataforma de e-commerce, é importante que os informe para criar valor a marca;
A mensuração dos resultados que a nova plataforma trará é fundamental para avaliar em quais pontos a mesma está atendendo as expectativas e quais os aspectos podem ser melhorados, de forma com que os resultados evoluam continuamente.
Agora que você já sabe como funciona a migração, sua importância e como implementar a estratégia sem perder os acessos, é o momento de fazer uma análise interna para verificar quais as principais demandas e expectativas.
Para saber mais sobre as soluções da Webstore, entre em contato com um de nossos consultores, teremos muita satisfação em te atender!
Tags:vendas, loja virtual, marketing, ferramentas, gestão, migração
0 Comentários