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Mercado Ads: tudo o que precisa saber para criar anúncios patrocinados no Mercado Livre

1 de novembro de 2022

6 min

Neste artigo

Os marketplaces trazem resultados excelentes, tanto para empreendedores iniciantes quanto para aqueles que já tem sua marca consolidada no mercado. Isso acontece porque eles facilitam a divulgação e venda de produtos.

No entanto, por ser uma plataforma a qual muitos lojistas recorrem atualmente, a concorrência pela preferência de determinados produtos é extremamente acirrada.

Pensando nisso, os idealizadores das plataformas criaram recursos de anúncios pagos, como o Mercado Ads, para que seus parceiros tenham mais chances de se destacar dentro do marketplace.

Neste artigo, você entenderá o que é Mercado Ads e como criar campanhas para aumentar as vendas do seu negócio no Mercado Livre.

O que é Mercado Ads?

O Mercado Ads é uma ferramenta de anúncios do Mercado Livre, criada especificamente para promover os produtos da sua loja e aumentar as suas vendas na plataforma.

Em linhas gerais, ele se parece um pouco com o Google Ads, uma vez que considera as palavras-chave pesquisadas como um parâmetro para avaliar o comportamento dos clientes e em que momento seus anúncios devem aparecer.

No entanto, existe uma grande diferença entre eles. O Mercado Livre incentiva os usuários a fornecer alguns dados para que eles consigam comprar na plataforma. Com isso, a sua loja tem mais informações sobre os clientes e, portanto, mais chances de tomar decisões assertivas na hora de criar os anúncios.

Além de atrair o público-alvo certo para o seu negócio, você pode atingir clientes em diferentes fases da jornada de compra, como clientes de primeira viagem ou clientes antigos que têm o hábito de comprar os seus produtos em outro canal de vendas.

Por que investir no Mercado Ads?

Além de ter a possibilidade de aproveitar as inúmeras soluções disponibilizadas pelo ecossistema do Mercado Livre, um dos principais marketplaces do mercado, que recebe mensalmente um volume alto de clientes todos os dias, o Mercado Ads ajuda a sua empresa a:

  • se destacar da concorrência, aumentando a visibilidade dos produtos. Como muitas lojas do mesmo segmento vendem produtos itens no marketplace, é muito importante recorrer aos anúncios patrocinados para evidenciá-los;
  • aumentar o número de visitantes na sua página de vendas;
  • potencializar as vendas e, consequentemente, os lucros;
  • destacar os seus produtos nas páginas de busca;
  • alcançar um público bem segmentado (first party), isto é, os clientes mais propensos a adquirirem os seus produtos;
  • entender a jornada de compra dos consumidores (descoberta > consideração > compra);
  • acompanhar o desempenho das campanhas por meio de relatórios em tempo real.

Quanto custa?

O preço do Mercado Ads é definido de acordo com o orçamento da campanha e do produto anunciado. Assim, se você quiser que seu anúncio seja cobrado por clique (CPC), o Mercado Livre cobrará um valor a cada conversão gerada.

Embora exista uma taxa de comissão sobre vendas, você pode estipular uma quantia para investir de tempos em tempos. Isso ajuda muito na hora de criar ou modificar os anúncios.

Como criar anúncios no Mercado Ads?

Basicamente, existem dois tipos de anúncios: o Product Ads e o Display

O primeiro é indicado para empresas de pequeno ou médio porte que possuem um orçamento limitado, enquanto o segundo é indicado para empresas de grande porte que têm condições de realizar grandes investimentos.

Logo, o modo de criação é diferente para cada tipo de anúncio. Veja a seguir:

Product Ads

Para criar uma campanha, você precisa contratar o Product Ads. Em seguida:

  • Faça login na sua conta do Mercado Livre;
  • No menu principal, selecione a opção “Minha Conta”;
  • Clique em “Resumo” e depois em “Publicidade”;
  • Por fim, acesse o “Administrador de Campanhas” e clique em “Criar campanha”.

Quando estiver na página, você pode nomear a campanha, definir um orçamento diário e administrá-la de acordo com os seus critérios. É muito importante selecionar um produto e estipular um valor para investir na campanha para que saiba exatamente quanto gastará nos 30 dias em que ficará ativa.

Como adicionar anúncios patrocinados à campanha

Depois de criada a campanha, escolha quais anúncios você quer que façam parte dela. Para isso:

  1. Defina quais anúncios deseja agrupar
  2. Clique em “Adicionar anúncios patrocinados
  3. Clique em “Criar campanha

Display

A criação do anúncio tipo Display é um pouco mais simples. Depois de fazer o processo de login, você precisa segmentar o seu público-alvo a partir de dados primários, como faixa etária, classe social, região, etc.

Em seguida, o Mercado Livre criará o anúncio com base na estratégia que você adotar e publicará o banner, dentro e fora da plataforma.

Métricas que você precisa analisar depois de lançar a campanha

Toda campanha precisa ser analisada, especialmente quando você investe dinheiro nela! Assim, sempre confira as métricas a seguir para entender se a sua estratégia está funcionando ou, se for o caso, o que precisa mudar para que a campanha traga bons resultados.

Cliques
Quantidade de cliques que os anúncios tiveram.

Impressões
O número de vezes que o anúncio apareceu na página de busca e quantas vezes ele foi mostrado para os consumidores do Mercado Livre.

Vendas
O volume de vendas realizadas por conta dos anúncios.

Vendas diretas
Quando o usuário faz a compra diretamente do anúncio.

Vendas assistidas
Quando um usuário clica no anúncio, mas adquire outro produto do catálogo.

Receita
Valor total das vendas realizadas por meio do Mercado Ads dentro de 30 dias.

Investimento
Valor investido no anúncio.

Investimento/receita
Percentual de investimento sobre o valor obtido nas vendas.

Agora que aprendeu um pouco sobre o Mercado Ads e os incontáveis benefícios que ele pode trazer para o seu negócio, o que acha de estudar a possibilidade de implementá-lo à sua estratégia de vendas?

Caso resolva aderi-lo, lembre-se sempre de analisar as métricas para entender o que está acontecendo e rever algumas ações. Se a sua campanha não estiver funcionando, por exemplo, você precisa entender o motivo para não gastar uma quantia em dinheiro que não retornará.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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