Eduarda Guedes

9 de agosto de 2021

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Live de Vendas para Black Friday 2021: 6 motivos para fazer para seu e-commerce

6 min de leitura

A live de vendas vem se popularizando como um novo método de vendas online. Com a chegada da pandemia e da restrição de circulação pelo comércio físico,varejistas de todo o país tiveram como solução adotar esse novo formato, visando dar continuidade às vendas para amenizar os efeitos da crise econômica. É uma estratégia que une transmissão de vídeo em tempo real, interatividade e e-commerce em apenas um lugar

Nesse artigo, trazemos para você os efeitos da live de vendas no e-commerce e apresentamos 6 motivos para fazer uma live de vendas na Black Friday 2021. Continue a leitura e confira! 

Por que a live de vendas é uma tendência que veio pra ficar?

A tendência da live de vendas teve início na China, onde influenciadores digitais foram contratados por grandes empresas para realizar lives, divulgando produtos específicos. Durante as lives, esses influenciadores devem mostrar a funcionalidade dos produtos escolhidos, lançando promoções ao vivo, fazendo testes e descrevendo todos os detalhes do produto anunciado. 

É algo semelhante às divulgações feitas em canais de TV, como a Shoptime. O que diferencia é o uso do poder de influência de figuras com bastante seguidores nas redes sociais, alcançando um público que passa a maior parte do tempo na internet. 

Uma live de vendas com bastante sucesso na China, foi com a presença da personalidade Kim Kardashian e da influenciadora chinesa Vivja que foi realizada no ano de 2018, conseguindo vender 15 mil frascos de perfume em pouquíssimo minutos. Certamente, foi algo de muito impacto na China, porém comum, afinal, é uma população que já está familiarizada com esse tipo de tecnologia. 

No entanto, aqui no Brasil, durante a pandemia de Covid-19 em 2020, essa tendência se consolidou e ganhou bilhões de usuários nas lives de vendas. Como a Americanas que produziu lives com a Camila Coutinho, convidando 2,5 milhões de seguidores de suas redes sociais.

A live de vendas garante o sucesso do seu e-commerce, por conta do imediatismo da transmissão ao vivo que a gravação de um vídeo comum não tem. Dessa forma, as pessoas se envolvem muito mais com conteúdo. Inclusive é uma boa estratégia para a Black Friday 2021, veja porquê, a seguir.

Live de vendas para divulgação na Black Friday 2021

Se você trabalha com e-commerce, deve saber o poder de uma Black Friday para o sucesso de vendas. Não é por acaso que as vendas da Black Friday de 2020, acumularam R$ 4,02 bilhões no mercado digital brasileiro, representando 25,1 % a mais que em 2019.

O resultado desse sucesso se refere a um bom planejamento, tendo a capacidade de vender em apenas um final de semana o que equivale a um mês de faturamento. Por isso, a live de vendas está entre uma das principais ações de marketing para a Black Friday 2021

Considerando o sucesso das lives de vendas anteriores, por que não unir o útil ao agradável? Conforme sua alta taxa de engajamento e conversão, a live de vendas é uma estratégia promissora para Black Friday 2021.

Para entender melhor essa tendência, veja os 6 motivos pelo qual você não deve abrir mão da live de vendas na Black Friday 2021.

Maior envolvimento com cliente  

A live de vendas, normalmente, já oferece a característica imprevisível das transmissões, chamando a atenção dos consumidores e os incentivando a interagir com o conteúdo. Imagine o impacto que essa estratégia pode ter durante a Black Friday! 

Geralmente, no e-commerce não existe muito tempo para o cliente se envolver com a marca. Isso pode ser mudado com a demonstração do produto na live por um influencer, garantindo que o cliente construa um relacionamento base com sua empresa, e, tudo isso em apenas um breve período com a Black Friday. 

Aumento da taxa de conversão 

Qual seria o momento mais oportuno de convencer o cliente a efetuar uma compra, senão na Black Friday? Quando há maior envolvimento do cliente com o conteúdo oferecido, mais tempo eles permanecem na live de vendas. 

Em um período normal, é comum os apresentadores (hosts) oferecerem cupons válidos somente enquanto estão no ar, despertando o senso de urgência. Na Black Friday, você pode realizar uma live de vendas, usando recurso de conversão, porém como o foco nas promoções do período.

Impacto na retenção de clientes   

Uma das maiores relevâncias de uma live de vendas é o envolvimento com o cliente. Por conta do engajamento, as pessoas se familiarizam com seus produtos e também com sua marca.

À medida que os consumidores passam a gostar da empresa, a retenção aumenta. Com a baixa de preços dos produtos, durante a Black Friday, seu e-commerce conquistará novos consumidores que podem se fidelizar à sua marca muito mais rápido que o habitual.

Maiores conhecimentos de marca

Já pensou em tornar sua empresa bastante reconhecida no e-commerce durante um breve período de Black Friday? Com a live de vendas você pode! Desse modo, você consegue mostrar o propósito da sua empresa ao personificar sua marca, trazendo alguém popular para a frente do vídeo. 

Isso desperta a simpatia e a confiabilidade da sua empresa não só como um negócio, mas com o grupo de pessoas que elas podem conversar.

Alcance de novos consumidores

O buzz em volta das lives de vendas, impulsiona a audiência a compartilhar os links nas redes sociais e enviá-los para seus grupos de pessoas no WhatsApp, por exemplo, e assim você alcança mais usuários para seu conteúdo.

Com as ofertas da Black Friday, limitando os preços dos produtos a um período, você consegue converter novos clientes e permite que novas pessoas alcancem os seus produtos.

Construção de confiança 

A natureza espontânea das lives favorece uma construção de confiança com o público. Para que sua live de vendas obtenha sucesso, é importante que ela não pareça um script. Isso porque é mais comum que pessoas se envolvam com vídeos que parecem reais, e não ensaiados.

A Black Friday oferece essa imprevisão do que irá acontecer no ao vivo. Somente pelo fato de ser um evento anual, deixando os usuários com um frio na barriga e ansiosos para saber das promoções. 

Durante esse artigo, trouxemos aspectos cruciais e motivos para utilizar a estratégia da live de vendas no seu e-commerce na Black Friday 2021. Entretanto, antes de qualquer coisa, não se esqueça de fazer um planejamento e antecipar a demanda que você terá na Black Friday, assim, não haverá surpresa pelo caminho.

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