Eduarda Guedes

10 de novembro de 2021

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7 dicas para destacar sua loja no Instagram na Black Friday

9 min de leitura

O Instagram deixou de ser apenas uma rede social de fotos - e exibicionismo - para se tornar um poderoso aliado de marketing e vendas para e-commerce.

Atualmente, o aplicativo conta com um bilhão de usuários ativos e, em 2018, o número de seguidores nos perfis das marcas brasileiras cresceu 33,83%, segundo dados de pesquisa do Núcleo de Inovação em Mídias Digitais (NiMD) da Fundação Armando Alvares Penteado (FAA), em aliança com a plataforma de monitoramento Socialbakers.

Com isso, muitas empresas de e-commerce marcaram presença na plataforma para atrair público para seus negócios virtuais. 

Isso é feito por meio do forte apelo visual da rede social que as marcas utilizam para postar fotos e vídeos em seus perfis e direcionar o fluxo do Instagram para o site. 

Para transformar o Instagram em uma vitrine de super vendas, os varejistas precisam entender completamente essa rede social e seguir algumas estratégias que irão divulgar sua marca e alavancar seus negócios.

Mas o que muita gente ainda tem dúvidas é como preparar o perfil da sua loja no Instagram para a campanha da Black Friday. Para te ajudar, preparamos 7 dicas com tudo o que você precisa saber para deixar seu Instagram perfeito para vender mais. Leia abaixo!

1) Pense em uma identidade para a campanha de Black Friday

A Black Friday é um encontro muito popular entre as empresas, então a identidade visual faz parte do seu plano de ação de marketing, afinal, você quer se diferenciar da concorrência. 

Prepare seu Instagram para a Black Friday e pense em algo consistente com a identidade da campanha. 

Usar cores, colocar suas melhores ofertas na página inicial, criar uma página específica para a Black Friday e criar etiquetas exclusivas são algumas das ações que você pode preparar.

Por exemplo: o preto é um deles. Isso porque a campanha da Black Friday tem uma identidade muito forte na cor preta, que é adotada por grandes empresas. 

Isso não significa que sua loja deva adotar a cor preta ou uma cor específica. Mas sim, você precisa criar uma identidade que mostre ao seu cliente que sua loja está em uma campanha diferente. 

Por exemplo: quando fizemos o especial Esquenta Black Friday, mudamos nossa comunicação no Instagram, destacando o preto, cinza, laranja e vermelho. 

Você pode alterar as cores dos ícones de primeiro plano, a cor do seu logotipo, o formato das histórias e o modelo das suas postagens no feed. 

O ideal é que as pessoas vão ao seu Instagram e pensem: “algo diferente está acontecendo aqui”.

2) Deixe claro os termos e políticas da sua loja

Ao pensar em uma ação da Black Friday no Instagram ou uma ação de vendas específica, é importante definir os termos e condições da promoção. E o mais importante, você precisa que esses termos sejam claros e acessíveis para seus clientes. 

 Em seguida, poste e crie destaques respondendo a perguntas principais: 

  •  O que temos para oferecer? 
  •  Como funciona a entrega? 
  •  Quais são os métodos de pagamento? 
  •  Qual é a validade da promoção? 
  •  Qual é a política de devolução e troca?

3) Use a Sacolinha do Instagram

Uma boa campanha da Black Friday tem bons negócios. E nada melhor para divulgar do que fazer compras no Instagram, também conhecido como "Sacolinha".

As etiquetas de preço que levam à página de compra do produto em seu site são uma ótima ferramenta para aumentar suas vendas. Não apenas na Black Friday, mas durante todo o ano!

Qualquer loja pode ter a sacolinha do Instagram? 

Lamentavelmente não. Para ter acesso ao Instagram Shopping, sua loja deve atender a determinados requisitos para ser aprovada pelo Instagram. O principal requisito é que somente produtos físicos podem ser vendidos na loja virtual

Siga todas as diretrizes da plataforma. Alguns produtos como: medicamentos, armas, drogas, produtos eróticos não são permitidos na plataforma. Além disso, é preciso ter uma conta comercial no Instagram. Outros pontos importantes são:

  •  Vincule esta conta do Instagram à página da sua loja no Facebook; 
  •  Tenha pelo menos 9 contribuições para ativar a loja;
  •  Tenha e-commerce com domínio próprio com no mínimo 8 produtos cadastrados; 
  •  Inclua o link do seu site na biografia do seu perfil do Instagram; 
  •  Tenha um perfil profissional, ou seja, sem fotos pessoais ao lado das fotos de seus produtos; 
  •  A foto do perfil deve ser o logotipo da sua marca; 

É muito importante que você verifique se sua loja atende aos requisitos obrigatórios do Instagram. 

4) Tenha boas fotos para divulgar os seus produtos

O sucesso de uma marca está totalmente ligado ao branding, onde a imagem é um dos elementos-chave para criar uma identidade visual que a represente verdadeiramente. 

Por isso, antes de começar a postar fotos, tente entender e definir o conceito da sua loja e o sentimento que você deseja criar nos seus clientes. 

Em vez de usar o Instagram para promover seus produtos, as fotos devem representar um estilo de vida consistente com sua marca

Após esta etapa, você pode começar a produzir suas fotos. Para isso, lembre-se sempre que a humanização é extremamente importante para que você aproxime sua marca das pessoas. 

Para fazer isso, você pode postar fotos do processo de fabricação do produto e até mesmo dos bastidores de sua loja com as interações dos funcionários. 

Boa iluminação, técnicas fotográficas básicas e um filtro podem tornar a imagem mais atraente. 

Na hora de escolher o que fotografar, tenha sempre em mente o estilo de vida que sua marca deseja promover por meio de seus produtos. 

O objetivo é causar uma sensação agradável em quem vai ver as fotografias, para que possa associar o conceito de imagem à loja virtual.

5) Invista em anúncios pagos

O Instagram não entrega seu conteúdo a todos os seguidores de sua loja. E isso faz com que o alcance de sua marca seja menor do que poderia ser. 

Portanto, nos momentos em que você deseja aproveitar as vantagens de suas vendas, como a Black Friday, é altamente recomendável veicular anúncios pagos. 

Para que esse investimento funcione, excelentes recursos visuais, chamadas para a ação e informações claras como valor e duração do desconto (limitado a esta época do ano) são essenciais.

6) Contrate influenciadores digitais

Construir parcerias com influenciadores digitais relacionados aos valores de sua marca pode ser uma ótima estratégia de marketing. 

Você pode acompanhar esses influenciadores e interagir com eles através do Instagram para propor uma parceria com eles posteriormente para poderem escolher presentes e kits de sua loja. Essas promoções geralmente geram postagens de marcas gratuitas. 

Portanto, quanto mais específico o tópico, melhor você pode anunciar com um influenciador. Isso garante um público mais segmentado e, consequentemente, uma maior disposição para curtir os produtos e descontos que seu e-commerce promove. 

No entanto, antes de começar a trabalhar com um influenciador, é importante que você responda às seguintes perguntas: 

  •  Esse influenciador está relacionado ao meu público-alvo? 
  •  Seus seguidores comprariam produtos da minha loja? 
  •  Desejo ver minha empresa associada? 
  •  Qual seria o modelo de parceria ideal? 
  •  Quais são minhas metas de vendas ao contratar este profissional? 
  •  Desejo anunciar minha loja online ou um produto questionável? 

Quando todas essas perguntas forem respondidas, você poderá formar uma sociedade com maior probabilidade de produzir os resultados que você esperava.

7) Use diversos CTAs em suas publicações

Não importa o formato dos conteúdos publicados durante a Black Friday no Instagram. O objetivo sempre será o mesmo: chamar os usuários para a ação. E isso só é possível por meio de CTAs. 

Um call to action, ou CTA, é qualquer chamada que incentive um usuário de uma página a fazer alguma coisa, pode ser comprar um produto, baixar um ebook, se cadastrar para receber ofertas, etc. 

Geralmente uma CTA vem inserida dentro de um player ou um banner, mas pode estar também no formato de texto. 

 Podem ser algo como: 

  • Utilize o cupom BLACKFRIDAY em nosso site para adquirir este produto até amanhã; 
  • Confira mais promoções da Black Friday em nosso site; 
  • Clique na sacolinha para comprar o item no preço especial da Black Friday; 
  • Acesse o nosso link na bio para conferir todos os descontos;
  • Utilize essas chamadas em seus posts e stories. Elas com certeza darão um empurrãozinho para que o seu cliente que está conferindo seu conteúdo no Instagram, tome uma atitude e compre o seu produto.

Conclusão

A Black Friday é um momento muito esperado pelo comércio, seja online ou físico, muitas lojas iniciam a preparação meses antes, seja com treinamento de equipe, reabastecimento de estoque e até mesmo um lançamento de produto. 

A Black Friday no Instagram é uma ótima época do ano para quem quer aproveitar as vantagens das vendas de comércio eletrônico. Mas nunca se esqueça que esta não é apenas uma estratégia para o seu negócio ganhar mais dinheiro em novembro, mas também para atrair e fidelizar clientes.

Foque no atendimento e na experiência do usuário, que esses podem ser os diferenciais da sua loja e também do retorno do cliente pós Black Friday. 

Por fim, é necessário que você saiba deixar claro os produtos disponíveis, portanto invista em uma contagem regressiva ou uma atualização constante de números de unidade.

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