Vendas / Gestão

Dicas para fazer sua primeira venda

Conseguir fazer a primeira venda é uma grande vitória na trajetória de todo empreendimento. Nem sempre o empreendedor começa tendo […]

Dicas para fazer sua primeira venda

Conseguir fazer a primeira venda é uma grande vitória na trajetória de todo empreendimento. Nem sempre o empreendedor começa tendo experiência em vendas. Geralmente, a ideia do negócio surge de um sonho e/ou da oportunidade de realizá-lo. Ver aquele sonho sendo adquirido por outras pessoas, dá um gás para continuar.

Dicas para garantir a sua primeira venda e comemorar!

A primeira venda não está ligada ao lucro em que você vai conseguir. É uma conquista pessoal que envolve o emocional. Dificilmente, uma venda isolada fará uma diferença econômica na sua vida. Mas traz um valor sentimental, que mexe com o psicológico do novo empreendedor. É uma validação que aquele negócio pode funcionar.

Todas as marcas e lojas, seja o nicho que for, passaram por esse desafio da primeira venda. Para que também realize essa conquista, e continue com o seu empreendimento crescendo cada vez mais, tem algumas dicas que você pode seguir.

Planejamento

Primeiramente, você tem que ter um planejamento de todo o negócio, e um planejamento financeiro pessoal e profissional. Muitos empreendedores confundem o pessoal com o empreendimento e isso pode afetar outras áreas da vida. Não pense que você não pode investir o seu dinheiro no próprio negócio, mas tenha consciência do que é a sua receita. É um passo importante para entender onde e como está cada centavo investido. Assim como onde precisa mudar a quantidade.

O planejamento do negócio envolve todos os ricos que podem acontecer, todas as metas que quer alcançar e quando você acredita que poderá fazer isso. É um documento que vai te auxiliar na tomada de decisões, e pode vir a ajudar na apresentação a investidores. 

Entenda o seu mercado de atuação, seu público-alvo, a logística e gestão dos produtos que quer vender. Busque onde estão todas as suas oportunidades e trace estratégias a partir disso.

Anúncio

Com o seu negócio definido e estruturado – seja em e-commerce próprio, seja apenas em Marketplace – chegou a hora de pensar no anúncio do seu produto. Um bom anúncio precisa ser único, não adianta copiar do fornecedor ou do concorrente. Tratando-se de e-commerce, outros fatores também contam muito na exposição do produto.

Anunciar é importante para garantir suas vendas

Imagem de qualidade:

O cliente precisa ver o que ele vai comprar. Imagens com uma boa resolução são feitas até pelo o celular, não precisa contratar alguém profissional. Mas vale a dica de se aprofundar em conhecimentos de fotografia e tratamento de imagens. Além disso, tire várias fotos dos mais diferentes ângulos possíveis. Dê todos os detalhes que o cliente precisa. Se for possível, grave um vídeo rápido mostrando o produto. Outra dica sobre esse tema é colocar um selo ou marca d’água em fotos próprias. 

Descrição:

Não descreva apenas as especificações físicas do seu produto, valorize-o.  Inclua todos os diferenciais existentes e até os possíveis benefícios que a pessoa terá adquirindo aquilo. Pense em como você venderia para alguém pessoalmente, o que diria para convencer o cliente de que o produto vale a pena?

Audiência

Vá atrás de uma boa audiência, compatível com o seu nicho de mercado. Nem sempre isso significa postar em seu perfil nas redes sociais. O anúncio do seu produto precisa ser feito em locais que o seu público-alvo está. Algumas opções são:

Ter audiências nas redes sociais para suas primeiras vendas
  • Procure em redes sociais comunidades que falam sobre assuntos que o seu produto está relacionados. Tem um negócio de roupas, procure por grupos  de moda no Facebook, por exemplo. Mas não fique anunciando desenfreadamente, faça de forma adequada e pontual. Busque oportunidades de abordar as pessoas, possíveis clientes, oferecendo seu produto.

  • Anuncie em Marketplaces. Para um momento inicial, mesmo que você tenha uma loja própria, os Marketplaces são ótimos espaços para ganhar visibilidade. Seu público já está lá, buscando produtos semelhantes ao que você vende. Ainda tem a confiança que essas grandes plataformas transmitem ao cliente, opções de pagamento e logística. Neste momento, o diferencial do seu anúncio conta muito para se destacar entre os concorrentes. Nos e-commerces criados na Webstore é possível integrar a sua loja diretamente com os maiores Marketplaces do país.

Paciência

Talvez seja a maior dica para seguir com um e-commerce. Principalmente no começo, a paciência é muito necessária. Sabemos que existe um medo envolvido, medo de não dar certo, de não vender, mas basta paciência e muito trabalho.

Ser paciente é primordial para a loja virtual.

Após lançar a sua loja, as coisas nao vao começar a deslanchar de uma hora para outra. Requer um tempo para isso. Por isso, a melhor dica que podemos dar é: seja paciente. Com os esforços necessários, seu empreendimento irá ter sucesso. 

Agora, é só pôr em prática e esperar pela primeira venda. É um desafio, que se torna uma grande vitória. Ver que todo o seu empenho e trabalho valem a pena. Estamos aqui torcendo por você!

E aí, gostou do conteúdo? Deixa aqui nos comentários como foi a sua primeira venda ou como deseja fazê-la.

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2 Comentários

  1. Yasmin Cruz disse:

    Adorei o conteúdo!

    • Eduarda Guedes disse:

      Olá Yasmin! Tudo bem?
      Ficamos felizes com esse feedback! Continue nos acompanhando, sempre trazemos novidades, e esperamos que tenhamos ajudado com suas dúvidas! =)

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