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Como vender mais no Natal: 7 dicas para melhorar os resultados da sua loja virtual

30 de novembro de 2022

5 min

Neste artigo

Não vendeu tanto quanto gostaria na Black Friday? Não tem problema, está chegando uma outra data muito importante para você vender mais: o Natal.

O mês de dezembro é uma época em que as pessoas estão fervorosas para descansar e aproveitar as festas de final ano, principalmente o Natal, data marcada pelas comemorações fartas e pela troca de presentes.

Naturalmente, o tráfego das lojas virtuais aumenta neste período, porque os consumidores procuram produtos e comparam preços para adquirir itens para si mesmos e para amigos e familiares.

Por isso, é importante realizar algumas ações para se destacar dos concorrentes, acelerar a tomada de decisão nos clientes e aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual.

Neste artigo, você verá 7 dicas para vender mais no Natal.

Como vender mais no Natal?

Confira 7 dicas para vender mais no Natal:

  • Ofertas e descontos
  • Jornada de compra facilitada
  • Experiência de compra personalizada
  • Layout temático
  • Comunicação interativa
  • Meios de pagamento variados
  • Técnicas para evitar o abandono de carrinho

1 - Ofertas e descontos

Ofertas e descontos são uma ótima estratégia para se destacar dos concorrentes e para estimular os clientes a finalizarem a compra na sua loja virtual.

Além disso, também podem ser muito úteis para fazer uma queima de estoque dos produtos que sobraram da Black Friday.

Portanto, escolha as opções mais viáveis para o seu negócio, divulgue as promoções em anúncios patrocinados e na mídia convencional, como redes sociais e e-mail marketing, e não se esqueça de deixar as condições especiais visíveis na sua página inicial.

Sugestões de descontos para bombar as suas vendas online no Natal

  • Desconto progressivo
  • Desconto no frete
  • Frete grátis
  • Cupons de desconto
  • Kits de produtos
  • Brindes

Leia mais > Promoções imperdíveis

2 - Jornada de compra facilitada

Por mais que a jornada de compra precise ser simples em todos os momentos, o período que antecede o Natal é bastante movimentado. O lojista que não prepara a sua loja virtual pode ter sérios problemas de performance, que impactam diretamente as vendas.

Assim, é muito importante que você tome alguns cuidados com a arquitetura do site, como layout atrativo, categorias bem definidas, usabilidade, experiência do usuário, entre outros.

3 - Experiência de compra personalizada

Já foi comprovado que os clientes preferem pagar mais só para ter uma experiência de compra personalizada. Afinal, quem não gosta de receber um atendimento exclusivo?

Portanto, se você quiser vender mais no Natal, invista nessa estratégia em toda a jornada de compra dos seus leads e clientes.

Como fazer isso?

A partir do momento que um cliente é impactado por um anúncio patrocinado, se inscreve em um newsletters ou compra um produto na sua loja virtual, você já tem informações importantes sobre seu comportamento, gostos e preferências.

Logo, fica muito mais fácil fazer recomendações de produtos relevantes ou, até mesmo, remarketing.

Leia mais > Experiência do cliente

4 - Layout temático

Na época do Natal, as pessoas incorporam o espírito natalino em suas casas, no trabalho, nas ruas; enfim, onde quer que estejam. Inclusive, as decorações são um trunfo para as lojas físicas, uma vez que elas chamam a atenção de quem está olhando as vitrines.

Por isso, para que a sua loja virtual se destaque e ganhe a atenção dos clientes, personalize o layout com banners e fotos exclusivos.

Entretanto, todos os recursos de marketing que você utilizar na sua campanha também precisam ser personalizados, como landing pages, e-mails marketing, posts para redes sociais, cupons de desconto, entre outros.

Leia mais > Layout temático

5 - Comunicação interativa

Comunicar-se de forma interativa com os clientes também é uma estratégia muito eficaz para acelerar a decisão de compras dos clientes e, assim, vender mais no Natal.

Existem algumas maneiras de fazer isso, como ficar ativo no chat para tirar quaisquer dúvidas que eles possam ter sobre um produto e utilizar banners promocionais e pop-ups para encorajá-los a visitar outras páginas da sua loja virtual.

6 - Meios de pagamento variados

No Natal, os clientes tendem a comprar vários produtos para presentear amigos e familiares, mas nem sempre eles têm a quantia necessária disponível. Isso faz com que eles precisem recorrer a outros meios de pagamento.

Enquanto uns utilizam Pix, outros utilizam cartão de crédito. Logo, você precisa oferecer opções de pagamento que atenda a necessidades diferentes.

Leia mais > Principais meios de pagamento do e-commerce

7 - Técnicas para evitar o abandono de carrinho

Abandono de carrinho é sinônimo de perda de vendas. Para que isso não aconteça em uma data tão importante como o Natal, você precisa fazer o possível para convencer os clientes a ficarem na sua loja e concluírem a compra.

Um dos métodos mais utilizados é a ativação do gatilho mental de urgência por meio de ofertas relâmpago e frete grátis. Na prática, ele funciona mais ou menos assim: quando um cliente está prestes a sair do carrinho, um pop-up aparece com o produto que ele estava deixando para trás. Nele, pode haver uma promoção ou um cupom de desconto com um prazo curto de validade.

Desse modo, o cliente precisa tomar uma decisão rápida se compra ou não aquele produto. Caso não seja possível recuperar o carrinho, você também pode enviar e-mails ou SMS com produtos similares em um momento posterior.

Leia mais > Abandono de carrinho

Tudo certo para vender mais no Natal?

Ao longo deste artigo, demos algumas dicas de como vender mais no Natal. Lembre-se de que para que elas funcionem, você precisa colocar sempre seus clientes no centro das suas estratégias e fazer o possível para que eles tenham uma ótima experiência de compra na sua loja virtual.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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