Marketing e vendas
Como liquidar o estoque de roupas na troca de coleção
5 de janeiro de 2024
Trocas de coleção podem ser oportunidades interessantes para renovar a vitrine da sua loja e garantir vendas com as próximas tendências de moda. Mas, para o novo chegar, o antigo precisa sair, e isso significa liquidar seu estoque antigo.
Por isso, separamos algumas recomendações para liquidar o estoque de roupas na troca de coleção para garantir que nem seu caixa, nem seu estoque sofram com a mudança das estações.
Planeje sua liquidação de estoque
Antes de limpar seu estoque para a próxima coleção de roupas, faça um inventário do que ainda tem disponível. Essa é a maneira mais prática de saber o que você pode colocar para liquidação.
Analisar o que você não vendeu gera ideias de como trabalhar os descontos e a comunicação da liquidação. Considere tudo: preço, cores, tecidos e até as próximas tendências.
Calcule os descontos e as promoções perfeitos
Assim como em outros eventos de promoções, você precisa saber o desconto que pode oferecer - como já faz com os descontos da Black Friday, por exemplo. Não adianta nada reduzir drasticamente o preço e depois sair no prejuízo. Coloque na ponta do lápis os custos, considere se vale a pena oferecer descontos progressivos e todas as demais possibilidades de promoção.
Criar pacotes e combos dos itens em liquidação. Essa estratégia é ótima para vender os itens mais numerosos, e também passa a sensação, para o cliente, de que essa é uma ótima oferta.
Combinando as duas técnicas, você consegue liquidar seu estoque sem deixar seu faturamento no vermelho.
Aproveite o calendário para liquidar seu estoque de roupas
Agendar uma liquidação próxima de ocasiões especiais do calendário anual pode ajudar a impulsionar suas vendas e acelerar a limpeza no estoque. Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Semana do Consumidor, Halloween… são muitas possibilidades para combinar com a liquidação da sua loja.
>>Leia mais: Dicas para gestão de estoque eficiente
Estabeleça prazos para a sua liquidação
Colocar um dia para sua liquidação começar e terminar é necessário tanto para que você possa organizar a gestão da sua loja, seus clientes saibam quando comprar e também se programem para isso. Não vale divulgar como “últimos dias” se a liquidação nunca acaba, certo?
Saber que o prazo está terminando chama a atenção dos usuários e dá um senso de urgência, gerando vendas motivadas pelo impulso de aproveitar a promoção, por exemplo.
Além disso, quando sua liquidação tem uma duração, você consegue analisar se precisa ajustar a divulgação ou os descontos para garantir que a estratégia está permitindo alcançar o objetivo de limpar seu estoque de roupas.
É aí que entra o planejamento da sua liquidação: você consegue estabelecer métricas e acompanhar se a execução está indo na direção certa.
>> Leia mais: KPIs do e-commerce: entenda o que eles podem fazer pelo seu negócio
Invista na divulgação da sua liquidação
Aproveite todos os canais que sua loja já possui para divulgar a liquidação, ofertas especiais e produtos em destaque. Use a base de clientes que você já construiu para enviar campanhas de e-mail direcionada, com conteúdo persuasivo e envolvente para apresentar as vantagens da sua liquidação.
Lembre-se de sempre incluir links diretos para a área da promoção, não importa o canal — do e-mail marketing às redes sociais da sua marca. Também capriche nas palavras-chave relevantes, para melhorar a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca.
Dedique-se à estratégia de marketing digital para garantir que sua loja virtual tenha muitos visitantes!
>> Leia mais: Glossário do Marketing: veja 63 termos mais usados entre os profissionais
Mais que uma plataforma, uma parceira da sua loja
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