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09 ações de marketing para você fazer no Dia das Mães no seu e-commerce

29 de abril de 2021

6 min

Neste artigo

Todo o comércio brasileiro aguarda com ansiedade o segundo domingo de maio, dia 09 do mês neste ano. Não por acaso. O apelo emocional geralmente fala mais alto. Mães, avós, tias ou país. Todo mundo tem uma figura materna na sua vida. Para o e-commerce, o Dia das Mães é o terceiro melhor feriado do ano, atrás apenas do Natal e da Black Friday. Você já montou as estratégias de marketing para vender mais na próxima do calendário?

Em 2020, com o isolamento social e a mudança de comportamento das famílias, o mercado online superou todas as expectativas e movimentou R $2,78 bilhões, ultrapassando 2019 em 117%, segundo dados da Social Miner. E os novos hábitos vão continuar, já que o e-commerce ganhou seu lugar definitivo nas compras do consumidor.

Desde meados de abril, o brasileiro já movimenta as lojas virtuais para garantir a chegada do presente da mãe no dia certo. Por isso, é importante preparar o estoque e a campanha de marketing da sua empresa com antecedência. Para te ajudar, trouxemos 9 ações de marketing para os Dia das Mães que você deve usar no seu negócio.

SELECIONE PRESENTES POR FAIXA DE PREÇO

Muitos filhos separam o valor a ser gasto com o presente antes mesmo de escolhê-lo. Sugerir opções dentro do orçamento do cliente facilita o processo de decisão dele e aumenta sua satisfação. Algumas faixas de preço mais acessíveis são inclusive campeãs em aumento da conversão.

Para vender mais, prepare banners e links para filtros no seu site, identifique cada público e direcione posts e anúncios nas redes sociais.

CAPTAÇÃO DE LEADS

Sabe aquele usuário que visita a sua loja virtual, observa produtos e ofertas, pensa e deixa para depois a decisão de compra? Dentro ou fora de datas comemorativas, você não precisa depender da boa vontade do cliente para voltar ao seu site. 

Diversas ferramentas de marketing executam pop-ups automáticos que surgem quando o usuário clica para sair sem realizar compras. Com esses programas, você pode alimentar um banco de e-mails para enviar ofertas ou conteúdos de valor, inclusive personalizados para a necessidade do cliente. 

BRINDES A PARTIR DE UM VALOR PRÉ DEFINIDO

Primeiro, escolha um presente que desperte o interesse do seu público. Segundo, estipule um valor mínimo para o cliente obtê-lo, acima do ticket médio do carrinho de compras. Assim, ele será motivado a escolher mais produtos para receber o brinde.

Os brindes podem se relacionar com sua loja especificamente ou ser algo especial para a data comemorativa. Até cartões e embalagens personalizadas podem cativar o consumidor que quer presentear com carinho no Dia das Mães.

GUIA DE PRESENTES

Essa é outra ação estratégica que pode aumentar o seu ticket médio. Os guias de presente ajudam filhos indecisos a encontrar o presente ideal para a mãe, enquanto direcionam esse público para os produtos que você deseja chamar a atenção. 

Incentive a conversão da loja com listas separando produtos por preços (como mencionamos antes), por estilo da mãe, por hobbies, profissão ou gosto pessoal. Outra dica é oferecer kits com mais de um produto para alguns perfis especiais de mães. 

QUIZ NAS REDES SOCIAIS SOBRE O PRESENTE IDEAL

Nem sempre somos capazes de prever tudo o que vai chamar a atenção do consumidor. Fazer quizzes nas redes sociais pode alinhar melhor as nossas estratégias. Além disso, eles podem ajudar a vender mais, pois criam um elo com os seguidores que interagem com a sua marca, guiando-os de forma mais efetiva até a sua loja.

Faça postagens pensadas em casa tipo de persona. Desde a identidade visual até o tipo de pergunta. Assim, poderá direcionar cada uma aos produtos adequados.

CUPONS DE DESCONTO

Os cupons de descontos são bons aliados no momento de direcionar a atenção do consumidor para uma seção da loja virtual, para produtos de lançamentos ou o uso de um canal de comunicação específico, como aplicativos mobile. 

Você pode criar cupons específicos para o Dia das Mães voltados ao e-mail marketing, às redes sociais ou anúncios no Google, por exemplo.

CONTEÚDO PARA BLOG E REDES SOCIAIS

Algumas das ações já mencionadas podem ser objeto de conteúdo para o blog e as redes sociais da sua marca, como as listas de presentes. Configure suas plataformas com a temática do Dia das Mães, mas sempre de forma estratégica. 

Empresas que produzem conteúdo de valor são as que ficam na memória. Você pode intercalar produções informativas e educativas com entretenimento e promoções. 

REPOST DE CONTEÚDOS DE USUÁRIOS

Valorize o conteúdo de quem acompanha a sua marca. O Dia das Mães pode gerar ações de marketing que incentivam os seguidores a compartilharem conteúdo marcando a loja ou levantando uma hashtag especial. Com isso, é possível elevar o engajamento nas mídias e a relevância da empresa. 

CAMPANHAS DE E-MAIL MARKETING

Os e-mails marketing continuam em alta e dão resultados quando o conteúdo de valor atinge a persona certa. Antes de tudo, estude os interesses e as necessidades do seu público, para planejar campanhas especiais para a data comemorativa. Guias de presentes, ofertas especiais e quizzes também são uma possibilidade de conteúdo nesta ação.

DICA BÔNUS: UNBOXING EXPERIENCE

O momento em que o consumidor recebe seu pedido é muitas vezes seu primeiro encontro com o produto. Naturalmente gera ansiedade e expectativas, mas sua marca pode transformá-lo em algo ainda mais especial, evocando prazer desde o início com o cuidado com a embalagem.

A ação do unboxing experience é, de fato, fazer da experiência de receber e abrir a encomenda algo marcante e positivo. A embalagem pode ser a primeira a trazer alegria e fazer o cliente pensar que valeu a pena esperar pela entrega. 

Alguns negócios também fazem mensagens personalizadas, outros mandam amostras grátis ou até máscaras e álcool gel – nesses tempos de pandemia –, que podem trazer um sentimento de cuidado e atenção com o cliente. 
Agora que chegou até aqui, qual dessas ações combinam com a sua marca? Escolha as mais interessantes para a sua loja e impulsione as vendas no Dia das Mães!

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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