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Você conhece a Metodologia Flywheel?

19 de dezembro de 2022

5 min

Neste artigo

Nos últimos tempos, tem-se falado muito sobre o Marketing Flywheel. Alguns especialistas, inclusive, afirmam que ele chegou para desbancar o funil de vendas. Será?

Segundo dados da agência novaiorquina Momentum Worldwide, cerca de 76% dos consumidores valorizam mais as experiências do que os produtos em si. Isso explica o porquê essa metodologia vem ganhando mais espaço no mercado, já que ela enfatiza a fidelização, não apenas a conversão.

Como é importante ficar por dentro das tendências de marketing para conseguir bons resultados no mundo digital, você precisa conhecer a Metodologia Flywheel mais a fundo.

Sendo assim, neste artigo, você aprenderá o que é Marketing Flywheel e como aplicá-lo ao seu negócio para atrair e fidelizar clientes.

O que é Marketing Flywheel?

O Marketing Flywheel é um novo conceito de marketing e vendas, que propõe o encantamento de clientes para fins de fidelização.

Não é à toa que ele é representado na forma de um volante de rotação. Sua forma circular reforça a ideia de que a relação de uma empresa com os clientes é um ciclo sem fim.

Assim como a engrenagem de uma máquina precisa de um impulso para continuar girando, os clientes precisam receber um certo estímulo para se tornarem promotores da marca e, consequentemente, atrairem novos leads.

Logo, ao privilegiar a experiência do usuário antes, durante e depois da jornada de compra, o seu negócio tem mais chances de crescer.

Como funciona?

A Metodologia Flywheel ressalta a importância dos clientes deixarem de ser um mero resultado de funil e passarem a ser o centro de todas as ações.

Portanto, você precisa acompanhá-los desde o primeiro contato que eles tiverem com a sua marca e coletar dados importantes ao longo do processo de interação, para que possa oferecer uma boa experiência e, enfim, conquistá-los.

Flywheel x Inbound Marketing

O Flywheel e o Inbound Marketing têm um objetivo em comum: a conquista dos clientes. É por isso que essas duas estratégias são complementares. E desde que essa metodologia chegou, a forma de se relacionar com os clientes mudou um pouco.

Como vimos até aqui, antes as estratégias eram voltadas para a conversão, não necessariamente para a fidelização. Mas agora os estágios pós-compra ganharam mais destaque.

As iniciativas de retenção devem ser dinâmicas e consistentes. A sua marca deve interagir contínua e efetivamente com os clientes para fidelizá-los e motivá-los a adquirir novamente os seus produtos.

Além disso, tudo o que gera insatisfação no cliente durante uma jornada de compra acaba enfraquecendo a rotação desse volante. Ou seja, encurtando o ciclo de vida dele.

Atendimentos falhos, experiências padronizadas ou até mesmo a imposição de produtos ou serviços são ações que geralmente frustram um consumidor. Sendo assim, você precisa automatizar os processos de atendimento, coletar dados precisos para melhorar a interação e proporcionar uma experiência personalizada, e, por fim, dar a chance dos clientes escolherem seu produto ou serviço com base nas suas necessidades atuais.

Ao praticar essas ações, o nível de insatisfação reduz consideravelmente.

Como implementar esta metodologia no seu negócio?

De acordo com a Metodologia Flywheel, quanto mais clara e prática for a jornada de compra, mais clientes se tornarão promotores da sua marca.

Desse modo, você precisa concentrar seus esforços de marketing e vendas em três fases específicas: Atração, Engajamento e Encantamento. Sem se esquecer de, obviamente, garantir uma ótima experiência em cada uma delas.

Atração

Nesta fase, você vai atrair visitantes para a sua loja virtual e conquistar a atenção deles por meio de conteúdos relevantes, que os ajudem a conhecer melhor os seus produtos e serviços e a sua oferta de valor.

Demonstrar domínio na sua área de atuação é fundamental para que eles se disponham a ouvir o que você tem a dizer. Por isso, além de criar materiais atrativos para divulgar nas mídias pagas e sociais, procure explorar assuntos que solucionem as principais dúvidas e dores desse público.

Engajamento

É importante ter em mente que os clientes querem criar um vínculo com as empresas. Foi-se o tempo em que anúncios agressivos eram o suficiente para conseguir boas vendas. O mercado mudou e a forma de se relacionar também.

Portanto, na etapa de engajamento, você precisa nutrir o conhecimento desses contatos qualificados até eles estarem prontos para a compra.

Vale ressaltar que esse processo vai além da conversão. Por isso, para construir um relacionamento significativo e duradouro, é necessário oferecer maneiras de resolver as necessidades e os objetivos desses leads, eliminando qualquer obstáculo que prejudique a experiência deles.

Logo, esta é a ocasião perfeita para criar conteúdos mais elaborados e explicativos. Além disso, aproveite para analisar os processos da sua empresa em relação à jornada de compra dos seus potenciais clientes e entender o que pode ser melhorado.

Encantamento

Por fim, a fase de encantamento. O momento de ganhar o coração dos clientes garantindo a satisfação deles.

Uma vez que já passou a etapa de gerar tráfego, atrair leads, nutrir e qualificar esses leads, e convertê-los em clientes, agora, é a hora de fidelizá-los. Você pode fazer isso oferecendo suporte e investindo em customer success.

Atualmente, existem alguns recursos que podem contribuir positivamente para esse processo, como disponibilidade omnichannel, pesquisas de feedback, programas de fidelidade e onboarding (treinamento para que o cliente aproveite ao máximo seus produtos e serviços).

Como pode ver, a fase de encantamento é importante para fortalecer o relacionamento com os clientes e manter o seu Flywheel a todo vapor. Isso é, potencializando o crescimento do seu negócio.

A aquisição e a fidelização de clientes pode ser um processo descomplicado, econômico e altamente lucrativo, desde que você utilize a estratégia certa!

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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