Eduarda Guedes

23 de novembro de 2021

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Vale a pena alinhar as campanhas de Black Friday e Natal?

4 min de leitura

Conforme dados do Neotrust / Compre&Confie, juntando a Black Friday e o Natal, tivemos R$ 21,8 bilhões de faturamento no e-commerce em 2020. Foi uma alta de 55% em relação ao mesmo período de 2019. No que se refere à quantidade de pedidos, também não foi diferente, ainda conforme os dados da pesquisa, foram realizadas 47 milhões de compras no varejo online, alta de 52%.

Considerando esses dados, sim, vale a pena alinhar suas campanhas, já que faltam menos de 30 dias entre a Black Friday e o Natal. Além disso, de acordo com um levantamento feito pela Conversion, nove entre dez clientes pretendem aproveitar a Black Friday para comprar presentes de Natal. Ou seja, 85% dos consumidores, onde 72% dão preferência aos meios digitais para realizar as compras. 

Portanto, se você deseja alinhar a sua campanha de Black Friday a campanha de Natal, fique de olho nas nossas dicas! 

4 dicas para fidelizar clientes na Black Friday para o Natal

4 dicas para fidelizar clientes na Black Friday para o Natal
Alinhando as campanhas de Black Friday e Natal, você consegue fidelizar diferentes perfis de público, além de garantir um ticket médio no carrinho maior do que normalmente seria. Acompanhe essas dicas!

Tenha um pós-venda estratégico

Sabemos que um negócio cresce de acordo com o número de pessoas que compram nele. No entanto, não é apenas a conquista de novos clientes que importa para um e-commerce.

Quando você estabelece um relacionamento duradouro com os clientes que você já tem, além do investimento ser menor, é possível consolidar a sua loja virtual como uma empresa confiável, e, consequentemente, convencer seus clientes a comprarem ainda mais no Natal. 

Sendo assim, reforce o seu atendimento aos consumidores que procuram solucionar dúvidas nos canais de comunicação. Isso serve para qualquer feedback sobre a compra, até mesmo sobre a disponibilidade de troca e oportunidades exclusivas, como cupons de descontos e afins.

Mantenha contato com cliente

Como vimos anteriormente, existe uma boa porcentagem de clientes que pretendem aproveitar as compras de Natal na Black Friday. Se você quer que esse cliente opte por sua loja, a melhor maneira de fazer isso é mantendo o contato.

É possível utilizar as redes sociais e o e-mail marketing para concretizar sua estratégia, além do feedback que você precisa pedir pelo e-mail, vale a pena também fazer enquetes no Instagram, divulgar benefícios através dos stories na função "amigos próximos", como um vale cupom de descontos. Apenas deixe sua criatividade fluir!

Segmente a base de clientes conquistada

Fazer uma segmentação a partir dos dados demográficos do cliente, como a região do país que ele comprou e categoria do produto pelo qual ele navegou, é uma excelente oportunidade para selecionar os produtos e ofertas assertivas para sua lista de clientes, conforme as preferências de cada um.

Certamente, ninguém tem tempo para passar horas e horas em busca de produtos e encontrar itens irrelevantes. Por isso, a segmentação torna a experiência do cliente mais favorável, agilizando o procedimento de compra e impulsionando as oportunidades de venda em longo prazo.

Estenda os descontos e promoções

É comum, sempre após a campanha de Black Friday, sobrar alguns produtos do estoque que você investiu. Mas, isso não é necessariamente um problema. Uma ótima opção é oferecer novos descontos e aplicar mais promoções.

Assim, você ajuda seus clientes a comprarem aquele presente de Natal desejado e se livra de todo o estoque, abrindo espaço para novas demandas. Faça isso divulgando em seus canais de vendas, criando senso de urgência e lembrando sempre do prazo curto ou até comunicando a escassez do produto, como "últimos produtos".

Seguindo essas dicas, você consegue se beneficiar e melhorar a experiência do cliente para que ele realize mais compras no seu site. Lembrando que a Black Friday e Natal são as datas mais aquecidas do e-commerce. Aproveite para fechar o ano faturando!

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