Eduarda Guedes

12 de novembro de 2021

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Motivos para pedir feedbacks para seus clientes

5 min de leitura

O feedback consiste na avaliação do cliente sobre os serviços ou produtos da sua empresa. Essa ferramenta tem uma grande importância e promove o crescimento da sua loja online. 

Além disso, é através dele que as grandes e pequenas mudanças no seu negócio serão direcionadas. Ele também permite um desenvolvimento de relacionamento com o público, o que aumenta a confiança dos clientes com a sua empresa. 

Com base nisso, confira neste artigo as melhores formas e ocasiões para pedir os feedbacks ao cliente para que seu timing seja cada vez mais eficiente. 

Como pedir feedbacks ao cliente?             

O canal de venda mais prático e eficaz para uma loja virtual pedir o feedback ao cliente é através do e-mail. Com ele você consegue emitir uma mensagem clara e detalhada, além de que não é necessário um retorno imediato, o que aumenta as chances de ser respondido com atenção.

Ademais, existem algumas práticas que podem te auxiliar a obter essas informações de maneira mais eficaz.

  1. Permita o anonimato: essa ação possibilita que o cliente se sinta confortável para expor a sua opinião, já que muitas pessoas são tímidas e não conseguem interagir facilmente. Assim, quando você permite que as pessoas respondam o formulário sem se identificar as chances de participação são maiores;
  1. Foque em pontos específicos: não basta perguntar genericamente o posicionamento do consumidor em relação ao serviço. É necessário ir mais além e pontuar cada parte da análise para obter uma visão mais completa sobre o nível de contentamento. Você pode abordar um tema em cada pergunta do formulário, considerando a ordem de contexto como a satisfação pelo produto, a opinião sobre a entrega, entre outras questões;
  1. Faça perguntas claras e abertas: evite fazer perguntas, cujo a resposta possa ser "sim" ou "não". Isso é importante porque, além de você ter o conhecimento da satisfação do cliente, também terá um direcionamento assertivo quando for estabelecer as mudanças. Portanto, aposte em questões como "você está satisfeito com nosso atendimento?", "o que lhe agrada em nosso atendimento e que devemos fazer para melhorá-lo?";
  1. Crie formulário: organize todas as questões citadas em formulários para que a interação dos clientes seja facilitada. Assim,você consegue obter respostas mais claras e assertivas. Existem algumas ferramentas que podem te ajudar com isso, como o Google Forms e o Typeforms, que, inclusive, são gratuitos.

Em que momento pedir feedbacks do cliente?

O momento mais propício para pedir feedbacks ao cliente é logo após que ele consome o serviço. Com a experiência de compra recente, ele estará mais entusiasmado para avaliar o serviço, seja negativamente ou positivamente.

Outro fator que você deve considerar é a psicologia dos aspectos positivos. Quando você está satisfeito com algo, tende a querer comentar sobre, certo? O mesmo acontece com o cliente, que irá oferecer um posicionamento completo.

No entanto, você também pode pedir o feedback em ocasiões diferentes. Por exemplo, se você realizar alguma alteração na sua loja virtual, seja na política de pagamento ou entrega, questionar a opinião do cliente sobre isso é indispensável.   

Vale ressaltar que os pedidos de feedbacks devem ser realizados periodicamente. Isso porque é necessário que você compreenda as compras dos clientes fidelizados e a chegada de novos, através de um limite de tempo médio. Assim, você consegue obter a ciência sobre a frequência em que o cliente costuma utilizar os seus serviços.

Como incentivar o envio de feedbacks?

Uma maneira de aumentar o entusiasmo dos clientes na participação é criando um sistema de recompensas, oferecendo benefícios exclusivos para quem responder o formulário. Lembra que no tópico anterior falamos que você precisa descobrir a frequência que seus clientes utilizam seus serviços? Então, com base nestes dados e na logística da sua empresa, você pode escolher algo útil para o participante e viável para seu negócio.

Com isso, você estimula a fidelidade e ainda promove novas vendas. E você não pode esquecer de fazer o cliente se sentir importante. Deixe claro como cada opinião é valiosa para sua loja virtual e, sempre que realizar uma melhoria, explique que isso foi possível por conta dos feedbacks, que sua loja reconheceu as boas ideias que surgiram.

E sempre implemente as transformações rumo ao sucesso!

Resumo

Agora que você já sabe todo o poder do feedback, não deixe de utilizar essas informações valiosas a seu favor, levando o seu negócio para muito mais além! Quanto mais alinhado a expectativa de consumidor estiver, maior sucesso você terá.

Vamos repassar o conteúdo: 

Para pedir feedbacks ao cliente você precisa: 

  1. Permitir o anonimato;
  2. Focar em pontos específicos;
  3. Fazer perguntas clara e abertas;
  4. Criar formulários. 

Lembrando que o ponto ideal para pedir o feedback é logo após que o cliente consumiu o produto, visto que a experiência de compra será recente e estará mais presente na memória dele. E não esqueça de além de incentivar, agradecer a partição dos clientes, isso é muito importante para que sua empresa ofereça melhorias frequentes ao seu público.

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