Eduarda Guedes

3 de novembro de 2021

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Saiba como criar em 10 passos uma loja virtual no Facebook

9 min de leitura

Você já pensou que o Facebook pode ser uma excelente ferramenta de vendas, inclusive pode ser usada como uma vitrine virtual para você poder expor seus produtos como uma loja? 

O Facebook possui cerca de 3 bilhões de usuários ativos atualmente e desde o começo da pandemia esse número vem crescendo significativamente, principalmente quando o assunto são contas comerciais ativas ou pessoas que anunciam seus serviços por meio do marketplace do Facebook. 

Se você ainda não usa o Facebook desta maneira, leia esse passo a passo e comece a investir nos anúncios via Facebook e na ampliação dos seus negócios. 

Benefícios de ter uma loja virtual no Facebook?

Ter uma loja dentro do Facebook pode reunir muitos benefícios como: 

  • A loja no Facebook é gratuita;
  • Ter o maior poder de divulgação e reconhecimento da marca;
  • Informação e compra no mesmo lugar;
  • Atendimento ao cliente direto na sua página;
  • Relatórios dos desempenhos da sua loja virtual no Facebook.

Todas essas ferramentas de insights são completamente gratuitas e já veem quando você opta por fazer uma página de vendas. 

Estar no Facebook, assim como qualquer outra rede social, é uma forma de ter um público nacional, assim deixar claro como é a forma de pagamento e até mesmo o método de entrega é fundamental para que o cliente saiba o que está comprando, o prazo de entrega e se pode ou não parcelar o valor. 

Todas essas possibilidades já estão disponíveis no marketplace ou na aba da página para loja virtual. Então assim que você cadastrar o produto já pode deixar todos esses detalhes disponíveis para o cliente e ainda tem possibilidade de comunicação imediata para tirar dúvidas. 

Passo a passo de como criar uma loja virtual no Facebook

Para criar uma loja virtual é bem simples, basta seguir o passo a passo abaixo:

Passo 1: Entre na página de criação de lojas no Gerenciador de Negócios. 

Neste local você dará início a sua loja virtual e a criar a página onde seus clientes irão entrar para ver seus produtos ou serviços. 

Passo 2: Escolha uma forma de vender, clique sobre Criar uma loja e depois em Começar. 

Neste passo você escolherá como realizar uma loja virtual e iniciar os cadastros de produtos e logomarca. Todos esses detalhes são fundamentais para que o cliente saiba qual a loja, os serviços e os produtos. 

Passo 3: Em Ativos, clique em + Criar uma loja.

Aqui se inicia o processo de criação efetivo do seu e-commerce, adicionando os detalhes para o cliente conhecer a sua loja e os produtos que você oferece. 

Passo 4: Agora, na seção Comece a Configurar sua Loja, escolha seu site e clique em começar.

Nesta fase você pode cadastrar o link do seu site para que o cliente tenha acesso a ele e aos seus produtos. 

Passo 5: Selecione sua empresa.

Você terá que escolher qual página deseja adicionar à sua loja. Apenas as páginas que você gerencia aparecem na lista, por isso adicione apenas links de e-commerces próprios ou produtos que sejam seus.

Passo 6: Feito isso, clique em Avançar. 

Finalizando a parte de cadastro da sua loja, podemos seguir para as próximas etapas. 

Passo 7: Vá em Detalhes da conta. 

Nesta parte você deve inserir o Nome da conta e selecionar Conta comercial, pois estamos falando de uma loja virtual, depois clique em Avançar. 

Passo 8: Na seção Onde as pessoas podem ver sua loja.

Escolha onde deseja criar sua loja. Aqui você pode configurar sua loja para aparecer no Instagram também, aumentando suas possibilidades de vendas online e aumento de público para o reconhecimento da marca. 

Passo 9: Crie um Catálogo.

Agora cadastre todos os produtos que gostaria de deixar disponíveis para venda no Facebook, assim, seus clientes poderão conhecer os produtos e valores comercializados. 

Passo 10: Leia as normas de segurança e aceite assim que finalizar.

Agora verifique todos os detalhes da loja e concorde com as políticas de desempenho e responsabilidade do vendedor. Se você concordar, clique em Criar sua loja.

Dica bônus: você só pode criar uma categoria para usar em sua loja.

Saiba que você não poderá modificar esta seleção posteriormente. Se você já criou um catálogo, pode usá-lo no processo de criação de sua loja online no Facebook, com as categorias criadas dentro dele. 

Pronto, após criar sua loja e catálogo o Facebook analisará seu pedido e assim que for autorizado ela estará online. 

Como personalizar a minha loja virtual no Facebook?

No processo de criação de uma loja virtual no Facebook, você pode personalizar sua loja e deixá-la com a cara do seu negócio. Então segue o passo a passo abaixo para deixar tudo do jeito que você quer. 

No Gerenciador de Negócios do Facebook, ao adicionar novos produtos ou coleções à sua loja, você pode personalizar a forma como deseja que eles apareçam. Para isso, basta usar o configurador de loja:

  • Adicione, remova e organize coleções, produtos e grades de produtos em destaque arrastando-os;
  • As coleções selecionadas serão destacadas no topo da loja;
  • Altere o tamanho do texto e a cor dos botões e detalhes;
  • Visualize o layout da sua loja no Facebook e Instagram, no modo claro ou escuro dessas redes sociais.

Quais são os recursos disponíveis para os lojistas brasileiros?

No Brasil, ainda temos algumas restrições à loja do Facebook. É por isso que listamos TODAS as coisas que você pode fazer em sua loja online: 

  • Adicionar produtos: você pode adicionar produtos e informações sobre eles à sua loja. Você não precisa carregar seu catálogo de produtos para outro site e não há limite de quantos produtos você pode baixar. 
  • Organização: Você pode personalizar a forma como apresenta sua loja. Um truque é dividir seus produtos em coleções para que seus clientes encontrem o que desejam com mais rapidez. 
  • Em destaque: você pode escolher destacar vários produtos. 
  • Relacionamento com o cliente: as pessoas interessadas no seu produto deverão poder entrar em contato com você rapidamente. Diretamente nas notificações do seu site, eles poderão tirar dúvidas e fechar a compra. 
  • Dados e métricas: você pode ter dados sobre a quantidade de visualizações de cada produto e também sobre a quantidade de mensagens que você recebeu.

Como é feito o pagamento?

Você está se perguntando? “Como recebo as compras feitas na minha loja? No Brasil, o pagamento não era feito diretamente no site. 

Uma venda pode ser feita através do Facebook Messenger, com você e seu cliente discutindo e escolhendo a melhor forma de pagamento. Ou você pode direcionar as pessoas para sua loja de comércio eletrônico, onde os clientes podem fechar o negócio. 

Nessas duas formas de venda, o Facebook não recebe nenhum percentual do valor da compra. O dinheiro das vendas é 100% do seu negócio! 

Mas atenção: as redes sociais podem cobrar comissões no futuro, como é o caso dos grandes marketplaces.

Regras de imagem e vídeo para lojas virtuais no Facebook

Existem algumas regras para quem quer aprender a montar uma loja virtual no Facebook. Estes são os requisitos básicos do Facebook e recomendações para imagens e descrições de produtos.

Regras para imagens

O Facebook geralmente especifica que cada produto deve ter pelo menos uma imagem. Deve ser uma foto real do produto. Não é permitido o uso de logotipos ou ilustrações de produtos. 

O objetivo é fazer com que as pessoas entendam o que é o seu produto e que realmente se interessem. Como recomendação, é interessante que você:

  • Usando imagens fáceis de entender, mostre todo o produto com FUNDO BRANCO. As imagens devem estar no formato QUADRADO com resolução de 1024 x 1024 pixels ou mais;
  • Não use imagens com texto, como slogans ou códigos, e conteúdo ofensivo (nudez, linguagem obscena ou violenta);
  • Não use nenhum material promocional ou promocional. Evite imagens borradas e informações com limite de tempo.

Regras para descrição de produto

Na descrição, o único requisito é rich text. Em outras palavras, feito em um dos programas do pacote Office, como o Word. Descrições de texto em HTML não serão aceitas pelo Facebook. 

Como recomendação, a descrição deve conter apenas informações do produto. Torne o texto fácil de entender e destaque os recursos exclusivos do produto. 

Evite inserir um número de telefone ou endereço de e-mail na descrição das etapas para criar uma loja online no Facebook. Além disso, evite títulos longos, muita pontuação e use apenas letras maiúsculas ou minúsculas.

Regras para variações de produtos

As variações são informações específicas do produto, como cor ou tamanho. 

A regra do Facebook é que cada produto deve ter no máximo quatro variações. Para evitar que as telas de seus clientes fiquem cheias de informações desnecessárias, certifique-se de incluir as informações necessárias no processo de criação da loja virtual do Facebook. 

Como recomendação, o Facebook exige que nenhuma sigla seja usada. Por exemplo, use expressões como "TAMANHO pequeno" em vez de "TAMANHO P". 

Ideias são todas as variações listadas em um único produto e não abrangem vários produtos. Por exemplo, se você tiver a mesma camiseta no P, M e G, basta cadastrar essa camiseta na loja virtual do Facebook e disponibilizar essas opções nas variações.

Conclusão

Criar uma loja virtual no Facebook abre portas para novos negócios, isso irá exigir de você um detalhamento maior do produto e mais atenção principalmente as formas de entrega e de pagamento. 

Ser detalhista na criação de um catálogo, em usar fotos que cumpram com as regras do Facebook podem ajudar muito no engajamento da sua página de divulgação e de vendas. Isso inclusive pode somar muito para a colocação da sua loja virtual nas pesquisas dentro do Facebook. 

Então, você já sabe, criar uma loja virtual no Facebook não é um bicho de sete cabeças, mas se atentar aos detalhes durante a criação pode ajudar muito na sua colocação e reconhecimento da marca. 

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