Marketing e vendas
Facebook: Como trabalhar com essa ferramenta e alavancar vendas?
15 de maio de 2019
Redes sociais podem ser canais relevantes para a divulgação da sua loja virtual
Como já mencionamos aqui, a cada dia mais e mais pessoas estão usando as redes sociais. Por isso, essas plataformas assumiram um papel de destaque nas relações interpessoais, sociais e principalmente comerciais.
Deste modo, hoje vamos deixar algumas dicas que podem te ajudar a usar o Facebook para alavancar as suas vendas e interagir com o seu público.
O Facebook é uma rede social criada lá em 2004 (quando era tudo mato rs) e, sempre se mantém atualizada. Ela também é dona de outras redes sociais como Instagram e Whatsapp.
Dentro do Facebook, você pode criar sua página (fanpage), divulgar seus produtos e serviços, fazer campanhas patrocinadas, criar grupos de discussão, responder o seu cliente através de um SAC, realizar pesquisas, vender através do shopping… muita coisa mesmo! Diante deste cenário separamos alguns pontos importantes:
- Faça um planejamento de publicações com temas, artes, descrições e se será patrocinado ou não.
Exemplo:
2ª feira - Frase motivacional - 10h
3ª feira - Produto em promoção - 12h (patrocinado)
4ª feira - Depoimento do cliente - 21h (patrocinadi)
5ª feira - Dia-a-dia da empresa - 16h
6ª feira- Post interativo - 17h
Neste planejamento, verifique se o público se interessa por esses assuntos, se faz sentido publicar todos os dias e, se não há outros temas a serem trabalhados como promoção, datas sazonais e etc…
2. Crie uma persona
A persona é a linguagem que você usará para falar com o seu público. Algumas perguntas para ajudar você a criar são:
- O que ela é?
- O que ela não é?
Dentro dessas perguntas podemos obter respostas como:
O que ela é?
- Ela é mulher;
- Possui 25 anos;
- Adora cozinhar;
- É antenada;
- Gosta de ler notícias pela internet;
- Acompanha blogueiras;
- Mora na cidade grande;
- Está terminando a faculdade;
- Gosta de cores e dialeto descontraído.
O que ela não é?
- Ela não gosta de coisas complicadas;
- Ela não cozinha para muitas pessoas;
- Ela não é baladeira
Depois de responder essas perguntas, você já pode conduzir as escritas e jeito dos seus posts de forma que atraia o público.
Exemplo de descrição de post: Gente, andei pesquisando na internet, vi indicações de algumas influenciadoras e separei uma receita imperdível para vocês. Elas testaram, e eu também. Vem, só falta você!
Aqui, usamos um linguajar mais jovem, antenado e que falará sobre o que ama: cozinhar. Se sua marca é de alimentos congelados por exemplo, você consegue inclusive atestar as delícias do seu produto.
Essa persona precisa estar presente nos posts, as pessoas precisam conversar com ela de forma direta, como se fosse de fato uma pessoa, uma marca humana.
3. Crie posts que conversem com a sua identidade visual
Na persona que criamos acima, está registrado que ela goste de cores, certo? Então precisamos criar posts coloridos, onde a marca repasse as caracterizações da comida em elementos alegres, assim como os pratos. Venda o apetite nas artes também.
Dica: Existe um site chamado Canva, através dele você consegue criar layouts incríveis para as suas redes sociais. Basta ter criatividade!
4. Use as ferramentas do Facebook Business
O próprio Facebook oferece muitas dicas legais para o seu negócio como por exemplo, posts em formatos diferentes. Aqui neste link você consegue conferir. Abuse e use (persona legal essa, né?)
5. Acompanhe os comentários e interaja com o público
Existe algo que nós, enquanto consumidores, não gostamos: sermos deixados de lado. Agora imagine seu cliente, isso também se aplica a ele. Deste modo, acompanhe sempre as menções, os comentários e assim que possível responda!
6. Conte sua história de forma atraente
Não é para sair por aí publicando post por post, hein? Sempre conte a melhor versão da sua empresa. Crie um roteiro, faça um planejamento sempre vinculado à sua persona e seja fiel. A sua marca é um ser conversando com o público.
7. Acompanhe as métricas
Através do Facebook você também consegue acompanhar os seus investimentos, seu alcance e fazer novas metas para próximos posts. Uma dica legal é ver horas e datas em que as pessoas mais foram engajadas.
Está com dúvida entre como dividir entre postagens comerciais e postagens de conteúdo relevante? Invista no 80/20 - 80% conteúdo e 20% propaganda.
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